O que foi a Revolução Francesa resumo pequeno?

Perguntado por: Lourenço Nascimento Lourenço  |  Última atualização: 1. August 2024
Pontuação: 4.5/5 (62 avaliações)

A Revolução Francesa foi resultado da crise política, econômica e social que a França enfrentou no final do século XVIII. Essa crise marcou o fim da monarquia absolutista que existia na França há séculos e da antiga ordem de privilégios que constituía o Antigo Regime francês.

O que foi a Revolução Francesa em poucas palavras?

A Revolução Francesa foi o evento histórico que findou o absolutismo e instaurou o modelo republicano de governo. Aconteceu na França, entre 1789 e 1799, mas seu impacto extrapolou as fronteiras do país e mesmo da Europa, influenciando mudanças em todo mundo, como as independências de países sul-americanos.

Qual é o principal objetivo da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa aconteceu entre os anos de 1789 e 1799, marcando o fim da monarquia e a criação de uma república baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. Antes dessa transformação, a sociedade da França era estruturada nos moldes do feudalismo.

Quais são os principais motivos que levaram a Revolução Francesa?

Podemos mencionar 4 como sendo as causas principais da revolução:
  • O pensamento iluminista;
  • A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França;
  • A desigualdade entre diferentes grupos sociais;
  • Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.

Qual foi o fato marcante da Revolução Francesa?

A Queda da Bastilha, nome pelo qual ficou conhecida a tomada da prisão pela população parisiense, marcou o início da Revolução Francesa e espalhou o fervor revolucionário pelo país.

REVOLUÇÃO FRANCESA: RESUMO | HISTÓRIA | QUER QUE DESENHE?

19 questões relacionadas encontradas

Quais as 4 fases da Revolução Francesa?

Fases da Revolução Francesa (1789-1799)
  • Antecedentes da Revolução Francesa.
  • Fase da Monarquia Constitucional (1789-1792)
  • Convenção Republicana e o Período do Terror (1792-1794)
  • Diretório (1794-1799)
  • ––––––––––––––––
  • Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por que a Revolução Francesa influenciou o mundo até hoje?

A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante, superando a aristocracia proprietária de terras, bem como a criação de novas instituições e novas formas de organizar a vida econômica, política e social que iriam se expandir para todo o planeta. Não pare agora...

Quem foi o grande líder da Revolução Francesa?

Nascido em 6 de maio de 1758, Maximilien de Robespierre foi um dos mais emblemáticos personagens da Revolução Francesa, que mudou a Europa e o mundo com seus ideais de igualdade, liberdade e fraternidade.

Qual foi a importância da Revolução Francesa para os direitos Humanos?

Entre os principais reflexos da Revolução Francesa nos Direitos Humanos, os maiores foram os princípios da liberdade e da igualdade – mencionados no “caput” do art. 5º – os quais sem eles, não existiriam os outros direitos.

Por que o rei Luís 16 foi condenado à morte?

Foi julgado pela Convenção Nacional (auto-instituída como um tribunal para a ocasião), considerado culpado de alta traição e executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793 como um cidadão francês dessacralizado conhecido como "Cidadão Luís Capeto", um apelido em referência a Hugo Capeto, o fundador da dinastia ...

Quantos anos durou a Revolução Francesa?

Fases da Revolução Francesa

A revolução só foi encerrada na França quando Napoleão Bonaparte tomou o poder do país por meio do Golpe do 18 de Brumário. Esses dez anos de extensão da Revolução Francesa são divididos em três fases: Assembleia Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792)

O que foi o grande medo da Revolução Francesa?

Grande Medo é uma expressão que designa o período no qual o campesinato francês tomou conhecimento da Tomada da Bastilha. Saques, motins, ataques, incêndios eclodiram cidades como: Marselha, Lyon, Grenoble, Estrasburgo, Rennes, Saint-Malo, Le Havre e Dijon.

Qual era o lema da Revolução Francesa de 1789?

Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.

Quem governou a França após a queda de Napoleão?

Em 1815, Napoleão tentou recuperar o poder, mas foi definitivamente derrotado em Waterloo e confinado na ilha de Santa Helena, no Atlântico sul. Luís XVIII voltou a ocupar o trono e as fronteiras da França se fixaram onde estavam antes da revolução.

Por que a Revolução Francesa era contra a Igreja?

A Revolução Francesa começou inicialmente com ataques à corrupção da Igreja e à riqueza do alto clero, uma ação com a qual até mesmo muitos cristãos podiam se identificar, já que a Igreja detinha um papel dominante no contexto da França pré-revolucionária.

Qual foi a influência da Revolução Francesa para o Brasil?

Influências históricas:

Eventualmente, no campo das ideias, a França influenciou muitos brasileiros também. A Inconfidência Mineira, evento histórico no Brasil, foi um movimento inspirado pelo Iluminismo, bem como a a Revolta dos Alfaiates, na Bahia, guarda grandes traços da Revolução Francesa.

Quem era considerado cidadão na Revolução Francesa?

Durante a Revolução Francesa passou-se a usar a palavra cidadão como demonstração da igualdade de todos: não havia mais nobres e plebeus, livres e escravos; havia apenas cidadãos. Mas a cidadania implicava a vinculação jurídica com um Estado determinado e, assim, os cidadãos eram franceses, ou ingleses, ou suíços, etc.

Quais os direitos conquistados na Revolução Francesa?

São, dentre outras, a liberdade individual, a de expressão, de consciência, de culto, de reunião, a inviolabilidade de domicílio, o sigilo de correspondência, a proteção contra prisão arbitrária.

Quais eram os três estados da Revolução Francesa?

A sociedade francesa era dividida em classes sociais, ou Estados Nacionais: * 1° estado – clero; cerca de 2% da população. * 2° estado – nobreza; também 2% da população. * 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).

Como foi a chegada de Napoleão ao poder?

Em 9 de novembro de 1799, no que ficou conhecido como Golpe do 18 Brumário, Napoleão ascendeu ao poder como cônsul. “As vitórias no campo militar e econômico – e o consequente apoio dos grupos mais abastados – deram a ele a legitimidade para alcançar a condição de imperador”, segundo Carvalho.

Artigo anterior
Como fazer para aparecer as notificações na tela?
Artigo seguinte
Quais são as funções da família como instituição social?