O que foi a fase do Terror jacobino?

Perguntado por: Sara Melo Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)

Durante a Revolução Francesa, o Período do Terror, ou O Terror, ou Reinado de Terror, ou Reino de Terror ou Período dos Jacobinos, foi um momento da história da França compreendido entre 5 de setembro de 1793 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos Jacobinos que ...

O que foi a fase do Terror do período jacobino?

O período do Terror foi a fase mais radical de toda a Revolução Francesa, estando presente entre os anos de 1793 e 1794. Durante esse período, os jacobinos, considerados o grupo mais radical da Revolução, assumiram o poder francês. É justamente por isso que essa fase é também denominada de “Terror Jacobino”.

O que foi o terror jacobino O que o motivou?

Terror religioso

O terror jacobino não poupou os religiosos que se recusaram a jurar a Constituição Civil do Clero. Para eles, foram sancionadas várias leis que previam prisão e multas. Por fim, foi aprovada a Lei do Exílio, em 14 de agosto de 1792 e cerca de 400 padres tiveram que deixar a França.

O que foi a fase do Terror E o que foi o Terror branco?

No século XX, em diversos países o termo Terror Branco foi aplicado a atos de violência contra socialistas e comunistas reais ou suspeitos: Terror Branco (Rússia), violência em massa realizada por opositores do governo soviético durante a Revolução Russa de 1917 e a Guerra Civil Russa (1918-1920)

Quais as características da fase conhecida como fase do Terror?

Uma de suas fases mais radicais e violentas é, hoje, conhecida como a Fase do Terror. Marcada por execuções de inimigos da Revolução, constou da perseguição de monarquistas, além dos girondinos pelos jacobinos, as duas principais correntes do movimento revolucionário.

Convenção Montanhesa e o Regime do Terror| Revolução Francesa

16 questões relacionadas encontradas

Quais medidas foram tomadas na fase do Terror?

Esse período foi caracterizado, também, pela tentativa de impor uma ampla agenda reformista no país, dentre as medidas tomadas pelo regime do Terror, destacam-se, a abolição dos privilégios feudais que existiam no país, o estabelecimento do fim da escravidão nas colônias francesas, a divisão das grandes propriedades ...

Por que a segunda fase da revolução ficou conhecida como fase do Terror?

Apesar de buscar soluções, as medidas tomadas por esse novo regime não conseguiam suportar a crise que atingia a República por quase todos os lados. Dessa forma, entre 1793 e 1794, a perseguição sistemática dos traidores do ideal revolucionário marcou a fase do Terror dentro da revolução.

O que foi o grande medo e quais suas consequências?

Esse foi o período do Grande Medo, que ocorreu entre julho e agosto de 1789, e durante o qual camponeses começaram a atacar aristocratas e suas propriedades. Assim, residências da nobreza foram invadidas, saqueadas e destruídas, cartórios foram atacados para que os títulos de propriedade fossem destruídos etc.

Qual foi o período do Terror na Revolução Francesa?

5 de set. de 1793 - 28 de jul. de 1794

Durante a Revolução Francesa, o Período do Terror, ou O Terror, ou Reinado de Terror, ou Reino de Terror ou Período dos Jacobinos, foi um momento da história da França compreendido entre 5 de setembro de 1793 e 27 de julho de 1794.

Qual foi o argumento utilizado pelos jacobinos para a implantação da política do terror?

Para que o “terror” fosse aplicado e “garantisse os interesses da Revolução”, era necessário convencer os membros da Convenção a apoiarem um Estado forte, capaz de reprimir qualquer tentativa de impedimento do processo revolucionário, fazendo-se entender que aqueles que estivessem contra a revolução estariam contra o ...

O que eram os jacobinos na Revolução Francesa?

Os jacobinos foram um grupo de revolucionários radicais, formado por pequenos burgueses, que participaram da Revolução Francesa.

Quais foram os motivos que levaram a Revolução Francesa?

Causas da Revolução Francesa

A Revolução Francesa foi resultado da crise econômica, política e social que a França viveu no final do século XVIII. Essa crise na França foi consequência direta de uma sociedade marcada pela desigualdade típica do Antigo Regime, nome pelo qual ficou conhecido o absolutismo na França.

Quem foi o líder da fase do Terror?

Uma fase de “terror” se estabeleceu na França e Robespierre, líder do partido jacobino, foi o protagonista de ações antidemocráticas, perseguindo e matando pessoas. Seu radicalismo o levou à guilhotina por seus inimigos.

O que foi o Terror que grupo social detinha o poder nesse período?

Convenção Nacional Jacobina (Terror) (1792-1794);

Neste período, os jacobinos, grupo liderado por Robespierre, ganharam força entre a sociedade francesa.

O que foi o período diretório?

Com a queda do governo jacobino e a execução da maioria de seus líderes na guilhotina, o caminho ficou aberto para que a alta burguesia francesa voltasse a deter o poder político. Esse período ficou conhecido como o do Diretório e ocorreu entre 1794 e 1799.

Porque Luís 16 foi condenado à morte?

Morte. Luís XVI é julgado por traição e condenado à morte na guilhotina na “Place de la Révolution” (depois Praça da Concórdia), em Paris, no dia 21 de janeiro de 1793. No mesmo ano, no dia 16 de outubro, Maria Antonieta também é guilhotinada.

O que significa o grande medo?

A expressão "Grande Medo" se refere a um período ainda no início da Revolução Francesa, quando os camponeses se voltaram contra a alta nobreza, chegando a invadir Versalhes – ameaçando a segurança da corte, do rei Luís XVI (1754-1793) e, principalmente, da impopular rainha de origem austríaca Maria Antonieta (1755-1793 ...

Como os girondinos tomaram o poder?

No entanto, em 1794, os girondinos conseguiram derrotar Robespierre e assumiram o poder no ano seguinte. Assim, em 1795, iniciou-se o Diretório, restaurando muitos dos privilégios que haviam sido derrubados pela Convenção.

Quais medidas foram tomadas por Robespierre em seu governo?

- Reforma Agrária, Construção de Asilos e Hospitais. - Abolição da escravidão nas colônias da França. - Ensino público gratuito + Lei do preço máximo (congelamento).

Quais eram as principais medidas presentes na Constituição francesa de 1791?

Inspirada em ideias iluministas, a Declaração prometia o direito individual à liberdade, à igualdade perante a lei, à inviolabilidade do patrimônio, da propriedade e o direito de resistir à opressão. Estes princípios estariam presentes na Carta Magna de 1791, mas o rei recusou-se a aprovar a Declaração.

Quais são as três políticas sociais implementadas pelos jacobinos?

Foram medidas adotadas pelos jacobinos no contexto da radicalização do processo revolucionário: a política do “terror”; a abolição dos escravos nas colônias; a “Lei do Máximo”. Para importantes pensadores iluministas, a organização política da sociedade só é legítima quando defende os direitos do homem.

O que foi a Revolução Francesa resumo pequeno?

A Revolução Francesa, ciclo revolucionário que aconteceu entre 1789 e 1799, foi responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia e pelo término do Antigo Regime. A Queda da Bastilha aconteceu em 14 de julho de 1789 e foi o marco que espalhou a revolução pela França.

Artigo anterior
Como funciona o fluxo de documentos e sua organização?
Artigo seguinte
Como postar produtos no Shopee?