O que foi a expansão maritima?

Perguntado por: Gustavo Matheus Silva  |  Última atualização: 17. Dezember 2021
Pontuação: 4.3/5 (57 avaliações)

Os descobrimentos portugueses foram o conjunto de conquistas realizadas pelos portugueses em viagens e explorações marítimas entre 1415 e 1543 que começaram com a conquista de Ceuta em África.

Como foi a expansão marítima?

Entre os séculos XV e XVIII os europeus iniciaram um grande empreendimento marítimo que ficou conhecido como expansão marítima europeia. Isso só foi possível quando no final da Idade Média o feudalismo sofreu profundas transformações e abriu espaço para uma nova estrutura econômica baseada no lucro.

Qual era o objetivo da expansão marítima portuguesa?

O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano.

Qual é a expansão marítima europeia?

A expansão marítima europeia foi o período compreendido entre os séculos XV e XVIII quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava.

O que foi a expansão marítima e as grandes navegações?

As Grandes Navegações, também conhecidas como Expansão Marítima, foram o processo de exploração e navegação do Oceano Atlântico que se iniciou no século XV e estendeu-se até o século XVI. Nesse período, os europeus descobriram novos caminhos marítimos para alcançar a Ásia.

EXPANSÃO MARÍTIMA | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

32 questões relacionadas encontradas

O que foram as grandes navegações resposta?

As Grandes Navegações são definidas como um conjunto de expedições marítimas, praticadas por países europeus (com destaque para Portugal e Espanha), que tinham como objetivo chegar ao oriente – território conhecido naquele momento como “Índias” e famoso por suas especiarias.

O que foi a expansão marítima espanhola?

A expansão marítima espanhola favoreceu a conquista de colônias e o fortalecimento da Coroa Espanhola. ... Na época, os reis espanhóis investem no projeto de criação de uma rota que dava acesso às Índias através da navegação do Atlântico rumo a Oeste.

O que foi a expansão marítima europeia resposta?

Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente.

Quais os fatores que contribuíram para a expansão marítima europeia?

Veja quais foram os fatores que contribuíram para o crescimento do alcance marítimo europeu.
  • Centralização política e Formação do Estado Nacional. ...
  • Aliança entre o rei e a burguesia. ...
  • Desenvolvimento técnico. ...
  • Motivações econômicas. ...
  • Motivações religiosas. ...
  • Expansão marítima de Portugal. ...
  • Expansão marítima da Espanha.

O que foi o alargamento das fronteiras comerciais?

Este termo se refere a um processo histórico de longa duração, ocorrido entre os séculos XV e XVII, que levou a uma expansão técnica-comercial na Europa. Tal expansão, por sua vez, conduziria a uma grande acumulação de capital neste continente, juntamente com o alargamento das fronteiras geopolíticas.

Qual é o principal objetivo das grandes navegações?

Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias. Por fim, não podemos esquecer os motivos religiosos, algo importantíssimo naquela época.

Qual foi o marco na expansão marítima portuguesa?

O marco inicial foi a conquista de Ceuta, em 1415, localizada na costa do Marrocos. Em seguida, empreendeu esforços para chegar às Índias pelo mar, contornando a África.

O que marcou o início da expansão marítima portuguesa?

A conquista de Ceuta, cidade do norte da África, em 1415, foi o marco inaugural da expansão marítima europeia, haja vista que, a partir daí, o processo de expansão evoluiu grandemente, culminando na criação de feitorias ao longo da costa oeste africana, na chegada à Índia e na descoberta do Brasil.

O que ocorreu com a expansão marítima *?

A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.

O que foi a expansão marítima e comercial?

A expansão marítimo-comercial foi um processo histórico que ocorreu entre os séculos XV e XVII e que ajudou a Europa a superar a crise dos séculos XIV e XV. ... A tomada de Constantinopla, entreposto comercial entre o Oriente e a Europa, pelos turcos otomanos em 1453, acelerou o processo expansionista.

Como a expansão marítima e comercial também ficou conhecida?

Expansão marítima e comercial da Europa

1) Como a expansão marítima e comercial também ficou conhecida? R. Grandes navegações.

Quais foram os motivos para a expansão marítima?

Causas da expansão marítima

Na época medieval, o comércio da Europa com o Extremo Oriente teve um desenvolvimento considerável. Pela Rota da Seda eram trazidos da Ásia artigos de luxo, como especiarias, perfumes, sedas, pedras preciosas e marfim.

Por que as especiarias valiam tanto?

À época, os europeus buscavam especiarias originárias das regiões tropicais do sul e sudeste asiático, que eram utilizadas para conservar e melhorar o sabor dos alimentos. ... Também eram usadas em perfume, afrodisíaco, incenso e outras aplicações.

Quais foram os fatores que contribuíram para o pioneirismo português?

O pioneirismo português no período das grandes navegações que ocorreu na Era dos Descobrimentos, tem relação com alguns fatores, tais como a formação do Estado Moderno Português a partir de 1385, a influência da presença islâmica na Península Ibérica e a conquista de Ceuta em 1415, o primeiro território português fora ...

Qual era o objetivo dos europeus no novo mundo?

Este fato também ficou conhecido como as Grandes Navegações e tinha como principais objetivos: a obtenção de riquezas (atividades comerciais) tanto pela exploração da terra (minerais e vegetais) quanto pela submissão de outros seres humanos ao trabalho escravo (indígenas e africanos), pela pretensão de expansão ...

Quais eram os perigos imaginários da expansão marítima europeia?

Os perigos imaginários eram muitos, como a crença de que a Terra era achatada e que quem se afastasse muito do litoral cairia num abismo; ou de que na altura da linha do Equador as águas ferviam, incendiando os navios; ou ainda de que o mar era habitado por monstros terríveis etc.

Qual foi a primeira nação a realizar a expansão marítima?

Portugal foi a primeira nação a realizar a expansão marítima. Além da posição geográfica, de uma situação de paz interna e da presença de uma forte burguesia mercantil; o pioneirismo português é explicado pela sua centralização política que era condição primordial para as Grandes Navegações.

Como aconteceu a expansão marítima portuguesa e espanhola?

Enquanto Portugal buscou contornar a costa da África para chegar às Índias, a Espanha tinham planejado navegar a oeste no Atlântico. Os espanhóis financiaram a expedição de Cristóvão Colombo que, em 12 de outubro de 1492, chegou à ilha de Guanaani, acreditando ter encontrado as Índias.

Como começou a expansão marítima espanhola?

A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois de os portugueses invadirem Ceuta, no Reino de Fez (atual Marrocos), em 1415.

Quais foram as principais conquistas da expansão marítima espanhola?

- Em 12 de outubro de 1492, a expedição marítima comandada por Cristóvão Colombo chega à América, na região da atual Bahamas. - Em 1500, o conquistador espanhol Diogo Velasquez conquista a ilha de Cuba. - 1511: o conquistador e navegador espanhol Diego Velázquez de Cuéllar conquista a ilha de Cuba.

Artigo anterior
O que é validação?
Artigo seguinte
O que significa hastag?