O que feudo?

Perguntado por: Ivo Bruno Lima de Loureiro  |  Última atualização: 13. Januar 2025
Pontuação: 4.5/5 (7 avaliações)

Feudo é a terra ou uma fonte de renda concedida por um suserano ao vassalo, em troca de fidelidade e ajuda militar. Essa prática desenvolveu-se na Alta Idade Média, no governo de Carlos Magno após o fim do Império Romano; e foi a base para o estabelecimento de uma aristocracia fundiária.

Que era um feudo?

O feudalismo foi a forma de organização social e econômica instituída na Europa Ocidental entre os séculos V a XV, durante a Idade Média. Baseava-se em grandes propriedades de terra, chamadas de feudos, que pertenciam aos senhores feudais, e a mão de obra era servil.

Quem fazia parte do feudo?

Divisão da sociedade feudal. A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.

Como é formado um feudo?

Um feudo medieval (território), geralmente era constituído pelas seguintes instalações: castelo fortificado (residência do nobre e sua família), vila camponesa (residência dos servos), área de plantio, igreja ou capela, moinho, estábulo, celeiro, etc.

Quais as três partes do feudo?

A divisão das terras feudais eram feitas em três categorias: manso senhorial, manso servil e manso comunal.

O QUE É FEUDO- Marcos Ensina

19 questões relacionadas encontradas

Quem comandava o feudo?

Era uma aliança entre aristocratas: um aristocrata transferia a outro o poder sobre o principal bem (ou feudo), que era a terra. Aquele que doava o feudo passava a ser o suserano (senhor) de quem o recebia, chamado vassalo.

Quem dominava o feudo?

Um senhor feudal dominava uma propriedade de terra (feudo), que compreendia uma ou mais aldeias, as terras que seus vassalos (camponeses) cultivavam, a floresta e as pastagens comuns, a terra que pertencia à Igreja paroquial e a casa senhorial – que ficava na melhor parte cultivável.

Onde era o feudo?

O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que existiu na Europa Ocidental durante o período medieval. Seu auge aconteceu entre os séculos XI e XIII. O feudalismo foi um sistema típico da Europa Ocidental durante a Idade Média.

Quem foi que criou o feudalismo?

Surgimento do Feudalismo

Ocorreram invasões germânicas (bárbaros) que fizeram os grandes senhores romanos abandonarem as cidades para morar no campo, em suas propriedades rurais. Esses poderosos senhores romanos criaram ali as vilas romanas, centros rurais que deram origem aos feudos e ao sistema feudal na Idade Média.

Quem desenvolveu o feudalismo?

O feudalismo se desenvolveu na Europa Ocidental a partir da mistura de aspectos da sociedade romana com características dos reinos germânicos. Insere-se no contexto da Idade Média, período que se estendeu entre os séculos V e XV.

Como era o feudo antigamente?

A principal unidade econômica de produção era o feudo, que se dividia em três partes distintas: a propriedade individual do senhor, chamada manso senhorial ou domínio, em cujo interior se erigia um castelo fortificado; o manso servil, que correspondia à porção de terras arrendadas aos camponeses e era dividido em lotes ...

Quem são os senhores feudais?

Além disso, como dito, o senhor feudal, em geral, era membro da nobreza, o que lhe garantia plenos poderes para governar o feudo da maneira que lhe fosse conveniente, garantindo assim a exploração. Ainda que o senhor concedesse terras aos servos para a subsistência, o preço era altíssimo.

Quais são as 4 principais características do feudalismo?

Economia feudal

A economia dos feudos era moldada pelas seguintes características: autossuficiência (tudo que era produzido era utilizado para a sobrevivência do feudo); • subsistência; • agricultura com baixa tecnologia. O comércio estava presente no período, mas de maneira extremamente sutil.

Como se deu o início do feudalismo?

Começou após o êxodo urbano e o fim do Império Romano. Com as invasões bárbaras, a população migrou para o campo, e, em troca de proteção, muitos se tornaram servos de senhores que construíam cidades fortificadas e concediam terras sob certas condições. A economia feudal era agrária e de subsistência.

Qual é a principal característica do feudalismo?

A relação pessoal, mediada por obrigações entre servos e vilões em relação a seus senhores, principalmente o pagamento de tributos, foi uma das principais características do que se denominou feudalismo, o regime de exploração e organização social vigente no espaço que hoje conhecemos como Europa.

Qual era o papel dos vassalos?

Assim, um vassalo é uma pessoa que tem uma obrigação mútua a um senhor ou soberano, no contexto do sistema feudal da Europa medieval. A obrigação frequentemente incluía suporte militar por cavaleiros em troca de certos privilégios, usualmente incluindo posse de terras como feudo.

Em que ano ocorreu a crise do feudalismo?

Entre 1346 e 1353, uma grande epidemia de peste bubônica (peste negra) liquidou aproximadamente um terço da população européia. Com isso, a disponibilidade de servos diminuiu e os salários dos trabalhadores elevaram-se significativamente.

Que poder a Igreja exercia durante o feudalismo?

A Instituição era a responsável pela vida cultural e religiosa e procurava controlar os valor Page 2 A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval.

Quais os impostos pagos pelos servos aos senhores feudais?

Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corveia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

Qual é a religião do feudalismo?

A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval.

Como era a economia dos feudos?

A Economia Feudal era agrária e autossuficiente, dedicada ao consumo local e não ao comércio. As mercadorias eram trocadas por meio de escambo e não de moedas. Sua atividade principal se desenvolveu em meio a um sistema social estamental (camadas sociais) sem mobilidade entre reis, clero, nobres e servos.

Artigo anterior
O que é borracha Dust Free?
Artigo seguinte
O que é conta poupança fácil?