O que fazer se tiver efeito colateral do remédio?

Perguntado por: Ivan Alexandre Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)

Nela, você entenderá quão comum é essa reação e se é necessário buscar ajuda médica. Após tratar a sua reação adversa a medicamento, é recomendado notificar seus sintomas a Vigilância Sanitária através da plataforma Notivisa.

O que fazer para cortar o efeito colateral de um medicamento?

O ideal é tomar o remédio com água. A farmacêutica explica que a associação do álcool com remédios pode cortar a eficácia deles ou até mesmo potencializar os efeitos do álcool. Isso acontece porque o álcool e os medicamentos são metabolizados pelo fígado, e, quando ingeridos na mesma hora, levam o órgão à exaustão.

Quando o remédio tem efeito colateral?

O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco. Já o chamado efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.

É verdade que o leite corta o efeito do remédio?

Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode diminuir o efeito de alguns medicamentos, especialmente dos remédios usados no tratamento de problemas da tireoide, de alguns antibióticos ou dos suplementos de ferro.

É verdade que o limão corta o efeito do remédio?

O limão faz cortar o efeito de qualquer remédio???

O limão faz cortar o efeito de qualquer remédio? De uma forma geral, não.

LIDANDO COM EFEITOS COLATERAIS DE MEDICAMENTOS | DIÁRIO | SUPER INDETECTÁVEL

41 questões relacionadas encontradas

Quem toma remédio pode tomar limão?

De acordo com a nutricionista Elisabeth Chiari, diretora do Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais, medicamentos como anti-inflamatórios esteroides e não esteroidais, como Cataflan e Voltaren, analgésicos e antipiréticos não podem ser ingeridos junto a sucos de frutas cítricas.

O que o limão faz no sangue?

O limão poderia ajudar a regular a pressão arterial, já que é rico em flavonoides que exercem um efeito inibitório na vasoconstrição das artérias, relaxando os vasos sanguíneos e melhorando, assim, o fluxo sanguíneo. Além disso, a vitamina C também tem sido relacionado com uma diminuição da pressão arterial.

Qual o mal que o limão faz?

O limão não faz mal para o fígado, mas o consumo do alimento em excesso pode gerar outros tipos de problemas para o organismo. Por ter uma alta concentração de acidez, o suco da fruta pode ferir a parede do estômago pelo excesso de líquidos corrosivos se ingerido com a barriga vazia.

Pode tomar leite com remédio?

"O leite possui grande quantidade de cálcio, que reage com a substância e compromete a eficácia do medicamento", alerta o professor. Como mostra o especialista, o líquido recomendado para ingerir todos os tipos de medicamentos é a água, desmistificando o mito de que ela "corta" o efeito do remédio.

Quanto tempo depois de tomar leite posso tomar remédio?

Já os antibióticos, como quinolonas e levofloxacina, devem ser administrados duas horas antes e de quatro a seis horas depois da ingestão de leite, para não se prejudicar seus efeitos. Suco de laranja associado ao alendronato ou a antihipertensivos, por exemplo, pode diminuir pela metade a sua absorção.

Pode dar remédio junto com leite?

"É bom lembrar que tentar enganar a criança, misturando o remédio a bebidas, não é recomendado, porque leite e sucos, por exemplo, podem neutralizar o efeito do medicamento.

Artigo anterior
Porque Hope não é vampira?
Artigo seguinte
O que significa falar de ética na pesquisa científica?