O que fazer quando se paga duas vezes o mesmo boleto?

Perguntado por: Dinis Loureiro de Ramos  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

Paguei duas vezes a mesma conta, quais os meus direitos? Jamais você será penalizado por realizar o pagamento duplicado de uma conta. Portanto, a empresa tem a obrigação de devolver o valor pago em duplicidade.

O que fazer quando pagar a mesma conta duas vezes?

De acordo com o CDC, “O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.”

Como estornar o pagamento de um boleto?

O que é estorno?
  1. Para que a operação seja realizada, é preciso entrar em contato diretamente com a administradora do cartão para que o valor seja creditado na fatura do cliente (ou devolvido à conta corrente, no caso do débito). ...
  2. Nesse caso, ele mesmo entra em contato com o banco para solicitar o dinheiro de volta.

Como cancelar um boleto pago duas vezes?

6. Boleto duplicado. Quando existe uma cobrança indevida, a empresa deve entrar em contato com o cliente e fazer a devolução em dobro do valor pago pelo consumidor. Porém, o estorno em dobro só ocorre quando a empresa emissora cobra duas vezes a mesma dívida, de acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.

Tem como cancelar um pagamento de boleto via internet banking?

No caso de um agendamento, normalmente é possível anular a ação pela página de internet banking ou aplicativo oficial do seu banco. Entretanto, quando o pagamento já foi feito é necessário entrar em contato com o beneficiário e solicitar a devolução do valor.

PAGUEI MINHA FATURA/BOLETO DUAS VEZES - O QUE FAZER! RESOLVIDO!

41 questões relacionadas encontradas

O que diz o Código do consumidor sobre estorno?

O estorno é um direito do consumidor em casos, como: qualquer erro no valor cobrado, se estiver dentro do prazo de arrependimento de compra online, se ocorrer cancelamento da venda, ou cobrança extras indevidas. Você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura.

O que fazer quando é cobrado duas vezes no cartão de débito?

Ligue, visite, ou entre em contato pelo chat/atendimento online. Fale com um gerente ou supervisor sobre o problema. Alguns vendedores vão pedir provas do débito dobrado, e reembolsar o dinheiro para o que foi cobrado a mais. Geralmente, o problema se resolve por aqui.

Como informar pagamento em duplicidade vivo?

É necessário que você entre em contato com a Vivo: Telefone: 0800 774 1515, para Vivo Fixo e Vivo Móvel.

Como avisar a Vivo que já paguei a conta?

Basta acessar o App Vivo, ir até 'Meu Plano' e depois, 'Ver minhas faturas' e selecionar a opção 'Avisar que já está paga'. O prazo de desbloqueio dos seus serviços é de até 1 hora.

Como faço para informar a Vivo que a conta foi paga?

Passo a passo | Informar o pagamento de uma conta Vivo Móvel
  1. Clique em ver mais das contas. Depois de fazer seu login, clique no item "Ver mais das minhas contas".
  2. Avise o pagamento. ...
  3. Finalize o informe de pagamento. ...
  4. Pronto, recebemos o informe de pagamento.

Como desbloquear linha da Vivo após pagamento?

Desbloqueie sua linha após o pagamento da fatura em atraso, sem precisar esperar. O Informe de Pagamento pode ser feito acessando o Meu Vivo ou ligando para *8464 do seu celular Vivo. O prazo de religação é de até 1h se o informe for feito por meio do Meu Vivo, e 4h se for feito por telefone.

Tem como estornar pagamento em débito?

Estorno de Débito em Conta

Ao verificar que foi debitado um valor indevido, o cliente deve avisar ao lojista imediatamente. Na própria máquina é possível solicitar o estorno, passando o cartão do cliente novamente.

É possível estornar uma compra no cartão de débito?

Quando você perceber que foi debitado duas vezes na sua conta, você deve entrar em contato com o estabelecimento comercial. Hoje em dia, nas próprias máquinas de cartão é possível que o lojista solicite o estorno. Essa solicitação irá gerar um comprovante e você deverá guardá-lo até que o dinheiro seja estornado.

O que fazer quando a compra passa duas vezes no cartão?

Primeiramente, ao perceber que pagou duas vezes uma mesma conta, o cliente deve entrar em contato com a empresa. Geralmente, elas preferem devolver em crédito, abatendo o valor nas faturas seguintes. Porém, o consumidor pode optar por reaver a conta em dinheiro.

Sou obrigado a aceitar o reembolso?

Segundo a lei, atualizada pela Medida Provisória 1.036/2021, para o adiamento ou cancelamento de shows e eventos devido à pandemia, o fornecedor não será obrigado a reembolsar os valores pagos pelo consumidor.

Qual o prazo legal para reembolso?

No caso de produtos não duráveis, como alimentos e itens de consumo imediato, o prazo para reclamar de defeitos é de 30 dias; Para itens duráveis, como eletrodomésticos, o prazo é de 90 dias.

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro?

Quando o produto possui defeito e não é possível o reparo, ou a assistência técnica não consegue efetuar o conserto no prazo máximo de 30 (trinta) dias, o cliente tem o direito de ser ressarcido! Poderá exigir a substituição do produto por outro novo ou o dinheiro de volta devidamente atualizado!

Quanto tempo demora um estorno de cartão de débito Elo?

Em caso de cancelamento de pedido realizado com o Cartão de Débito Virtual CAIXA Elo, qual é a forma de estorno? Estorno toral: Os pedidos pagos por meio de débito em conta podem ser restituídos por até 6 dias úteis, através da conta corrente do titular da compra.

Quanto tempo a loja tem para estornar?

O estorno é a maneira mais simples de reverter esses problemas e consumidor tem até 90 dias depois da compra para solicitar o procedimento. De acordo com o Procon da Assembleia, essa alternativa pode ser utilizada em caso de desistência, cancelamento ou erro no valor da compra.

Quanto tempo posso desistir de uma compra na loja física?

Garantia ou loja física

O prazo para fazer isso é, como dissemos acima, de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Esse é o prazo compreendido para a garantia legal, que é o tempo que os consumidores têm para reclamar de produtos com vícios ou defeitos.

Quando o banco estornar um pagamento?

Estornos de pagamento acontecem quando você informa ao seu banco, operadora do cartão de crédito ou outra instituição financeira, como PayPal, que você contesta um pagamento feito por eles no seu nome, com base no fato de que o pagamento aconteceu sem o seu consentimento.

Como reativar a linha da Vivo?

Como reativar chip cancelado Vivo

Para os clientes Vivo, seja do plano pré-pago ou pós-pago, é super simples reativar seu chip cancelado. Tudo que você precisa fazer é entrar em contato com a Central de Atendimento da Operadora. Para isso, é só discar 1058 de qualquer aparelho de telefone, podendo ser móvel ou fixo.

Qual número da Vivo para desbloquear?

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e solicite o desbloqueio do seu SIM Lock. Ligue *8486 do seu celular Vivo ou 1058 do telefone fixo. Cliente Vivo Móvel, também pode fazer a solicitação pelo Atendimento via e-mail ou via chat no Meu Vivo. Ao se logar, clique em "Atendimento".

Como desbloquear a linha Vivo por SMS?

Envie um SMS para 1058 com a palavra CONTA.

Como informar pagamento da Vivo por SMS?

Envie um SMS para 1058 com a palavra CONTA.

Artigo anterior
O que significa o símbolo SS na lei?
Artigo seguinte
O que significa o cuidar e o educar na educação infantil?