O que fazer quando o processo está suspenso?

Perguntado por: Melissa Mélanie Sá Leite  |  Última atualização: 9. August 2024
Pontuação: 4.4/5 (18 avaliações)

Para reativar um processo suspenso ou sobrestado por decisão judicial, a parte interessada deve requerer ao juiz responsável, apresentando argumentos sólidos e evidências pertinentes que justifiquem a retomada do procedimento.

O que acontece quando o processo é suspenso?

Durante a suspensão é vedado praticar qualquer ato processual, podendo o juiz, todavia, determinar a realização de atos urgentes, a fim de evitar dano irreparável, salvo no caso de arguição de impedimento e de suspeição.

O que acontece com um processo quando ele é suspenso?

No processo suspenso não correm prazos e não se praticam atos (salvo em caso de urgência). Ademais, o artigo 306 do CPC , supracitado, dispõe em sua parte final que: "o processo ficará suspenso (art. 265, III), até que seja definitivamente julgada".

O que quer dizer quando o processo está suspenso?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou que o processo seja suspenso, isto é, não tenha movimentação.

O que acontece quando o juiz suspende o processo?

A suspensão do processo pode ocorrer por motivo que torne impossível o funcionamento do órgão jurisdicional, como uma situação de calamidade pública ou uma greve de funcionários.

PROCESSO SUSPENSO O QUE SIGNIFICA?

24 questões relacionadas encontradas

O que vem depois da suspensão de prazo?

Enquanto na suspensão de prazos, o retorno continua de onde parou, ou seja, contam-se os dias já decorridos até o primeiro dia de suspensão e após o último dia de suspensão contar-se-á apenas o restante dos dias faltantes para o fim do prazo.

É possível impugnar a decisão de suspensão?

​A decisão que suspende um processo em virtude da instauração de Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) pode ser contestada por agravo, mas somente após o cumprimento das etapas previstas nos parágrafos 9º a 13 do artigo 1.037 do Código de Processo Civil (CPC).

Quanto tempo o processo pode ficar suspenso?

Ou seja, o processo ficará suspenso pelo prazo da prescrição da pretensão punitiva (prescrição em abstrato) de acordo com a tipificação do delito cometido. Podendo ser no máximo vinte anos (que é prazo prescricional máximo para as espécies delitivas mais graves), conforme o art. 109, I do CP.

Quanto tempo o processo pode ficar parado?

Quanto tempo o processo pode ficar parado? De acordo com a lei, um processo não deve ficar parado por mais de 30 dias. Além disso, as decisões dos juízes devem ser proferidas entre 5 a 10 dias, e as sentenças devem ser emitidas dentro de 30 dias. Entenda mais aqui.

O que significa suspenso o processo por reunião de processos na fase de execução?

Mas atenção ao movimento “suspenso o processo por reunião de processos na fase de execução” ele, de fato, não sobresta a execução do processo. É apenas um indicativo de que as peças processuais estarão concentradas apenas em um único processo. Ou seja, os processos continuarão contando na taxa de congestionamento.

Qual o tempo máximo que um processo pode ficar parado no TST?

Boa Tarde, depende do tipo de processo ou recurso, e qual instância o mesmo vai, TST, STF, STJ, contudo, mesmo assim o processo poderá demorar, dois, três anos ou até mais, salvo se já houver jurisprudência sobre o assunto, no máximo poderá demorar dois anos.

Quanto tempo um processo pode ficar suspenso por execução frustrada?

Escolhida a ação de suspender, o processo será encaminhado para a tarefa Processos Suspensos por Execução Frustrada – 1 Ano [CIV_SEF], onde mostra o prazo final do período de suspensão por um ano e do total da suspensão.

O que significa revogada a suspensão do processo?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou que o processo, que estava suspenso, voltasse a tramitar.

Qual a diferença entre suspensão e suspensão?

A forma correta de escrita da palavra é suspensão, com s na última sílaba: sus-pen-são. A palavra suspenção, com ç, está errada. O substantivo feminino suspensão se refere a uma interrupção prolongada ou uma pausa breve, sendo sinônimo de adiamento, cancelamento, interrupção, intervalo, descanso e pausa.

Qual é o certo suspenso ou suspendido?

Qual é o certo suspenso ou suspendido? Geralmente, o particípio regular emprega-se com os verbos ter e haver; e o irregular com os verbos ser e estar: Ter suspendido, prendido, fixado. Estar suspenso, preso, fixo.

O que pode substituir a palavra suspensão?

2 descanso, intervalo, parada, paralisação, pausa, trégua.

Quantas vezes o processo de execução pode ser suspenso?

O CPC prevê, ainda, que a partir desse momento, a parte credora poderá suspender essa prescrição por uma única vez, pelo prazo de 1 ano.

Qual o prazo para prescrever um processo?

O que acontece com um processo depois de 10 anos? Após esse tempo, ocorre a chamada prescrição. Ou seja: extingue-se a possibilidade de acertar as contas judicialmente com a parte devedora. O Artigo 205 do Código Civil determina que a prescrição ocorre em dez anos, a não ser quando haja lei fixando prazo menor.

Quem pode requerer a suspensão do processo?

A suspensão condicional do processo pode ser proposta ao cidadão que estiver respondendo a processo de competência do Juizado Especial Criminal, desde que a pena prevista para o crime do qual esteja sendo acusado seja igual ou inferior a um ano...

É possível praticar atos processuais durante a suspensão do processo?

III.

923. Suspensa a execução, não serão praticados atos processuais, podendo o juiz, entretanto, salvo no caso de arguição de impedimento ou de suspeição, ordenar providências urgentes.

O que acontece depois que o processo volta para a vara de origem?

Após, os autos do processo retornam à Vara de origem, onde tem início uma nova fase: a execução. Nessa fase são elaborados os cálculos, para que se pague o que é devido à parte vencedora.

O que acontece quando um processo é suspenso por execução frustrada?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou que o processo fique suspenso, porque não foi possível encontrar bens do devedor para pagar a dívida discutida no processo.

O que pode suspender o cumprimento de sentença?

É cabível a antecipação de tutela para suspender o cumprimento de sentença ajuizado contra o autor da ação originária (agravante), quando constatado possível vício na sua citação na ação de indenização, cuja sentença é objeto do cumprimento.

Qual é a última fase de um processo trabalhista?

Qual a última fase do processo? Fase recursal. A fase recursal é o estágio final das fases do processo judicial. Ela ocorre quando uma das partes não concorda com a sentença proferida e decide recorrer à instância superior.

Artigo anterior
Como funciona o SBP pastilha?
Artigo seguinte
Quantas vezes pode dar banana para cachorro?