O que fazer quando o plano de saúde não cobre exame?

Perguntado por: César Fernandes Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (73 avaliações)

No caso de o plano de saúde negar exame, o paciente deve procurar imediatamente um advogado especialista em plano de saúde para verificar o motivo da negativa de atendimento e se a mesma é pertinente ou não. É importante ressaltar que o plano de saúde tem que dar a negativa de cobertura por escrito.

O que fazer se meu plano de saúde nega cirurgia ou exames?

O que fazer diante de um pedido negado?
  1. contatar a ouvidoria do plano para tentar reverter a resposta da operadora;
  2. quando a negativa permanece -, solicitar a recusa por escrito;
  3. contatar a ANS (órgão que regula os planos de saúde) para verificar a possibilidade de uma resolução;

Como saber se o plano cobre um exame?

Para descobrir qual é a cobertura a que você tem direito, além das obrigatórias, basta consultar o contrato de prestação de serviços ou o próprio site da operadora. Dessa forma, será possível avaliar se o convênio supre as suas necessidades ou se é preciso optar por outro.

Como conseguir a negativa do plano de saúde?

O procedimento é chamado de Notificação de Intermediação Preliminar (NIP) e pode ser feito por telefone através do DISQUE ANS (0800 7019656) ou pelo site da ANS no endereço http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/central-de-atendimento-ao-consumidor.

Como saber se um procedimento está no rol da ANS?

Quem possui plano de saúde pode conferir a última versão do rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) (“Consulta de cobertura mínima obrigatória”) no link do site da ANS. Para saber se um procedimento faz parte da relação de cobertura mínima obrigatória (rol da ANS), acesse este link.

O que fazer quando o plano de saúde nega exame? Advogado explica

25 questões relacionadas encontradas

Qual o último rol da ANS?

Novo Rol determina que medicamentos biológicos não podem ser trocados por biossimilares sem a prescrição médica. A Resolução Normativa que estabelece a nova lista de coberturas entrará em vigor no dia 1º/04/2021. Esse tempo é necessário para que as operadoras de planos de saúde se adequem à norma.

Quando será atualizado o rol da ANS?

470/2021 entrou em vigor a partir da sexta-feira dia 01/10/2021 e, com isso, a nova atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde fará com que as propostas de atualização de coberturas obrigatórias para os planos de saúde sejam devidamente recebidas e analisadas de forma contínua para garantir a celeridade e ...

O que é negativa do convênio?

Negativa deve ser registrada por escrito

A operadora que se negar a cobrir determinado procedimento deverá fazer essa comunicação por escrito, sempre que o beneficiário do plano solicitar. A negativa deverá estar em linguagem clara, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique.

O que é negativa do plano de saúde?

Quando uma operadora nega um procedimento, medicamento ou tratamento, o que está sendo descumprido é o direito de atendimento ao cliente. Ao se deparar com essa situação, existem alguns passos a serem cumpridos para recorrer contra a negativa.

O que a Unimed não cobre?

Exclusões Saiba quais procedimentos estão excluídos da cobertura do seu plano: Procedimentos odontológicos. Procedimentos realizados fora da rede de atendimento Unimed. Escleroterapia de varizes.

Quando a Unimed não autoriza exames?

Os planos de saúde não podem recusar a cobertura de exames médicos pelo fato de que o exame não está no rol da ANS ou não está coberto pelo contrato, tampouco em razão do médico solicitante não pertencer à rede credenciada do plano de saúde.

O que deve cobrir o plano de saúde?

O plano ambulatorial cobre basicamente consultas médicas, exames e tratamentos, mas os atendimentos de urgência e emergência só são cobertos nas 12 primeiras horas. Já os planos hospitalares garantem a cobertura de serviços que exijam internação.

Como faço para saber se o meu plano cobre o parto?

O parto é uma cobertura obrigatória para os planos contratados na segmentação hospitalar com obstetrícia. A mamãe deve atentar para o tipo de segmentação do plano que está vinculada na operadora. Todos os planos com cobertura obstétrica devem cobrir tanto partos normais, quanto partos cesáreos.

Quanto tempo o convênio tem para autorizar uma cirurgia?

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, o tempo de autorização de cirurgia por parte das operadoras é de, no máximo, 21 dias.

Quando o plano de saúde pode negar atendimento?

As operadoras de planos de saúde nem sempre podem negar atendimento por causa do não pagamento da fatura. Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), o plano só pode recusar o paciente se ele atrasar a mensalidade por 60 dias, consecutivos ou não, no prazo de um ano.

Quando o médico não é credenciado ao plano de saúde cirurgia?

Apenas para esclarecimento, médico não credenciado é aquele que não faz parte da rede de cobertura do seu plano e assim caso o segurado resolver utilizá-lo deverá estar ciente de que poderá ter que arcar com os custos do seu próprio bolso, exceto nas situações que abordaremos neste post.

O que é negativa do SUS?

NEGATIVA DO SUS é um informe, ou documento, que declara que o SUS, ou seja o setor Público embora procurado não forneceu qualquer um dos ítens acima....

O que é negativa de cobertura?

O paciente, ao receber negativa de cobertura do plano de saúde, encontra-se em situação de descaso, sobretudo, em momentos de fragilidade e vulnerabilidade acarretados por doença. Nesses casos, é recomendável procurar um advogado especializado em Direito à Saúde para entrar com pedido de liminar.

O que fazer quando é negado atendimento em hospital?

Para dar início ao processo, é importante procurar advogado ou a Defensoria Pública de seu estado, portando toda a documentação necessária (documentos pessoais, laudo médico indicando o tipo de internação/tratamento necessário, a urgência/emergência se houver).

Quantos procedimentos estão no rol da ANS?

O Rol de Procedimentos vigente entrou em vigor em 01 de abril de 2021, por meio da Resolução Normativa RN 465 e trouxe a inclusão de 69 coberturas, sendo 50 relativas a medicamentos e 19 referentes a procedimentos, como exames, terapias e cirurgias.

O que é diretriz de utilização da ANS?

As Diretrizes de Utilização (DUTs), são uma série de normas estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que têm o objetivo de orientar, regulamentar e organizar o uso adequado dos planos de saúde por parte dos usuários.

O que é prótese rol da ANS?

O rol de procedimentos de cobertura obrigatória é uma listagem elaborada pela ANS na qual constam os procedimentos (exames, cirurgias etc) que obrigatoriamente deverão ser cobertos pelas operadoras de planos de saúde.

Quais são os exames simples pela ANS?

Realização de Exames Simples
  • Exame de análises clínicas e radioimunoensaio (medicina nuclear);
  • Eletrocardiograma e eletroencefalograma;
  • Ultrassonografias;
  • Exames radiológicos simples e exames contrastados dos aparelhos digestivo e urinário.

Qual foi a última RN que ampliou o rol de procedimentos?

7 Abril 2021

As alterações decorrem da edição da Resolução Normativa - RN nº 465, de 24 de fevereiro de 2021, da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, ampliou o rol para incluir 69 coberturas, sendo 50 relativas a medicamentos e 19 referentes a procedimentos como exames, terapias e cirurgias.

Artigo anterior
Pode usar lente de contato para mergulhar?
Artigo seguinte
Quem governou o Egito depois de José?