O que fazer quando o dente fica roxo?

Perguntado por: Daniela Sá de Matos  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

É aconselhado ir ao dentista quando existe suspeita de que o escurecimento do dente surgiu devido a uma cárie, infecção do dente, uso de medicamentos ou acúmulo de placa bacteriana, pois são situações que necessitam de um tratamento mais específico.

Quando o dente fica roxo?

Isso acontece porque ocorreu uma hemorragia pulpar (rompimento dos vasos sanguíneos presentes no interior da coroa e da raiz do dente), como se fosse o roxo que aparece em nossa pele após uma pancada.

O que faz o dente ficar escuro?

“As mais comuns são traumas dentais, cáries, tártaro, tratamento de canal, infecção na polpa do dente e uso de medicamentos como antibióticos”. A especialista também aponta como os hábitos alimentares adotados ao longo da vida podem influenciar nesse processo.

Como saber se o dente está necrosado?

Entre os sinais e sintomas mais comuns da necrose dentária destacam-se a descoloração do dente, o aparecimento de abcessos ou fístulas e a dor. A dor associada à necrose pulpar costuma ser descrita como espontânea.

O que fazer com o dente escuro devido uma pancada?

Não há regra, a cor pode melhorar, se manter igual ou piorar. Em todos os casos é necessário fazer uma radiografia e acompanhamento para descartar a necessidade de tratamento endodôntico (canal) e também para preservar a integridade do dente permanente.

Dente Escuro, saiba o que fazer!

17 questões relacionadas encontradas

Como clarear dente escurecido por trauma?

Em caso de trauma, tratamento de canal ou toma de medicamentos que tenha provocado o escurecimento do dente, podem ser aplicadas nos dentes facetas de resina e depois fazer um branqueamento externo, de forma a melhorar os resultados.

Porque o dente escurece após um trauma?

Nos casos em que o dente escuro surge algumas semanas após a batida, significa que houve uma hemorragia do tecido pulpar (rompimento dos vasos sanguíneos presentes no interior da coroa e da raiz do dente).

Como saber se a polpa do dente está morta?

Quando há a morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de “dente crescido” e dor ao mastigar, além disso, um sinal bem característico é que ao se abaixar a cabeça tem-se a sensação de que o dente “pesa”.

Pode extrair dente necrosado?

8 situações em que o dente precisa ser extraído

2) Necrose pulpar: quando o tratamento de canal não consegue acalmar a infecção. 3) Doença periodontal avançada: quando o dente não tem mais suporte ósseo ou apresente uma mobilidade severa.

Como diagnosticar necrose pulpar?

Em relação a necrose pulpar, é geralmente assintomática, sendo a alteração da cor da coroa dentária uma indicação de perda da vitalidade pulpar. Nos casos de diagnóstico duvidoso, o teste do preparo da cavidade (meio mecânico) será de grande valia.

O que pode ser quando a gengiva fica roxa?

Caso a gengiva esteja com uma cor roxa, é um sinal de periodontite, uma doença bucal séria que afeta as camadas mais profundas da região gengival. É preciso ressaltar que a coloração normal da gengiva é rosada, com predominância de uma cor mais clara.

Quando a raiz do dente fica escura o que é?

As manchas extrínsecas são causadas pelo acúmulo de substâncias com corantes nas superfícies do esmalte dos dentes. Devido a sua alta concentração de acidez, bebidas como café, chá preto e refrigerantes podem alterar a pigmentação do dente.

O que é um dente morto?

“Dente morto é aquele que não tem vitalidade pulpar, que é vulgarmente chamado de nervo”, explica o odontologista. Ou seja, é o que ocorre quando o dente está com o "nervo morto". Essa situação pode decorrer de outros problemas bucais, mas não se desespere!

Quais os riscos de um dente necrosado?

Quando a necrose pulpar se instala, o paciente normalmente sente um incômodo ao mastigar, já que o dente fica mais sensível do que o normal. “Pode apresentar também uma fístula com drenagem de secreção purulenta e em casos mais severos pode ocorrer um edema em face e febre”, acrescenta a especialista.

Quem não pode extrair dente?

Existem alguns casos onde é preciso prestar ainda mais atenção. Pacientes que tenham alergia ou reações à anestesia dentária precisam informar o dentista sobre isso. O mesmo vale para pacientes com problemas circulatórios, pois geralmente tomam remédios que aumentam o risco de hemorragia.

Quais os dentes que podem ser arrancados?

A extração pode ser efetuada em qualquer um dos dentes (incisivo, canino, pré-molar ou molar). Devido a alguns prolemas de erupção o dente do siso ou terceiro molar (superior ou inferior) é um dos dentes, muitas vezes, indicado para exodontia.

O que é necrose da polpa?

A necrose pulpar é o resultado final das alterações inflamatórias da polpa dental. O tipo mais comum de necrose pulpar é a gangrena. A decomposição proteica da polpa pode resultar nos seguintes tóxicos: gas sulfídrico, amônio, ptomainas, CO2 e H2O.

Como é feito o teste de vitalidade no dente?

Introdução: A determinação da vitalidade ou sensibilidade pulpar é conseguida pelo uso de testes como percussão vertical e horizontal e testes térmicos de frio e calor. Nenhum exame bucal estará completo sem a realização dos testes de vitalidade pulpar.

O que é teste de vitalidade do dente?

Os testes de vitalidade pulpar (fluxometria laser doppler e oximetria de pulso) indicam a existência de uma circulação vascular adequada, podendo ser usados em conjunto com a sondagem periodontal, percussão, palpação, mobilidade, transiluminação e testes anestésicos, no processo de diagnóstico.

Como tratar um dente com trauma?

- lavar o local do trauma com panos umedecidos com água filtrada; - aplicar gelo no local do trauma, protegendo a pele do contato direto com o frio; - coletar o dente avulsionado ou a coroa quebrada e acondicioná-lo em local adequado; - dirigir-se a ao consultório odontológico mais próximo o mais rápido possível.

Como limpar dente preto?

Os tratamentos que são indicados para tirar tártaro dos dentes devem ser feitos no consultório de um dentista e incluem:
  1. Limpeza com raspagem. ...
  2. Laser. ...
  3. Sistema Vector. ...
  4. Manter uma boa higiene bucal. ...
  5. Limpeza com bicarbonato de sódio. ...
  6. Enxaguante com óleo de coco.

Como restaurar dentes escurecidos?

O clareamento dental interno é a primeira opção para recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal ou trauma. O procedimento, que pode utilizar até 4 consultas para clarear o dente, nem sempre produz resultados satisfatórios.

Como clarear um dente necrosado?

De forma geral, três substâncias são utilizadas para o clareamento de dentes escurecidos : perborato de sódio, peróxido de hidrogênica e peróxido de carbamida. Os diversos tipos de pigmentos responsáveis pelo escurecimento dentário respondem de forma diferente de acordo com o tipo de agente clareador.

Como clarear um dente calcificado?

O tratamento englobou trinta dias de clareamento caseiro supervisionado, a partir do uso de moldeira com o gel de peróxido de carbamida a 16% e mais duas sessões de clareamento de consultório com peróxido de hidrogênio a 35% para resolver a intensa saturação no colo do dente.

Como disfarçar um dente da frente que está escuro?

coroa dentária em zircônia

É a técnica mais eficiente para mascarar dentes escurecidos por trauma ou canal. Dispensando o clareamento dental interno ou externo prévios ao procedimento, a coroa dentária em zircônia tem como vantagem o elevado potencial para mascar escurecimento dentários severos.

Artigo anterior
Quais os benefícios do treino de intensidade?
Artigo seguinte
Quem regulamenta o vôlei?