O que fazer quando o concreto da laje racha?

Perguntado por: Laura Gabriela Vieira de Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

Abra a fissura trinca ou fissura usando uma espátula. Ideal abrir até obter uma largura mínima 3 mm por 10mm de profundidade. Se a trinca de sua laje possuir mais que 3mm, basta limpar a trinca removendo os resíduos e poeira lá de dentro.

É normal laje rachar?

As fissuras e trincas aparecem na laje quando existe algum tipo de tensão no local e esta força (tensão) no material é maior que a sua capacidade de resistência mecânica, desta maneira aparecem aberturas na superfície que são formas de aliviar as tensões.

Porque o concreto da laje racha?

Devido ao calor gerado pela hidratação do concreto, a água começa a ser consumida pelo meio, causando uma rápida redução de volume, ocasionando assim esforços de tração ao longo do elemento de concreto. Como o concreto não é eficiente para resistir a estes esforços, surgem as chamadas fissuras por retração.

O que fazer quando o cimento racha?

Há um jeito de curar a mistura de forma que o fissuramento não aconteça. “A cura só necessita de um componente, que é a água. Passado o tempo de pega do cimento, é preciso deixar uma lâmina d'água sobre a superfície do piso executado.

Porque a massa de cimento trinca?

As fissuras de retração da argamassa pode ser de várias causas, tais como: Retração plástica, retração por secagem, retração química, retração autógena e retração térmica. A retração plástica é causada pela perda de água do concreto por exsudação (saída ascendente de água do concreto) ainda em seu estado plástico.

Fissuras em lajes de concreto usinado. Pq acontece? Compromete a estrutura? Veja nesse vídeo.

36 questões relacionadas encontradas

Como resolver problemas de trinca?

O tratamento das trincas normalmente é simples, sendo resolvido com apenas uma mão de argamassa ou massa acrílica. Porém, quando a fissura passa dos 0,5mm é necessário contratar um engenheiro habilitado para realizar a análise, já que é possível que o problema seja resolvido com reforço estrutural.

Como fazer tratamento de fissuras?

Caso a fissura tenha aparecido e não evoluído, ou seja, cessou, é possível executar um reparo na alvenaria. Para isso, a tarefa é remover os revestimentos até acessar a camada da alvenaria, preparar sua superfície com chapisco e inserir a argamassa de regularização com tela inserida, devidamente ancorada.

Como evitar trincas no piso de concreto?

Como evitar um piso de concreto com fissuras?
  1. Recomenda-se usar aditivos plastificantes;
  2. É importante molhas as formas de concreto e também as superfície antes de iniciar a concretagem;
  3. Não se deve adicionar água para o acabamento do piso de concreto;

O que causa fissuras na laje?

Variação térmica

Esta é a causa mais comum para o surgimento de fissuras e trincas na laje. A variação térmica causa a contração e dilatação dos materiais e, caso as juntas de dilatação não sejam feitas, é aí que surgem as trincas e as fissuras.

Quando a trinca e perigosa?

As fissuras, rachaduras ou quaisquer deformações visíveis são apenas os efeitos de problema, que pode ter sido causado pela baixa qualidade dos materiais utilizados na construção, pela má execução da obra ou pela falta de manutenção da estrutura. Trincas com ângulo de 45° estão entre as mais preocupantes.

Quando rachadura na laje é perigoso?

Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.

Quando se preocupar com rachaduras?

Os principais sinais de fundação mal feita são: as portas e janelas saem do alinhamento e é difícil de fechar, o piso fica inclinado, aparecem rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto e surgem nas paredes grandes rachaduras inclinadas, com padrão regular, que vão ficando cada vez maiores.

Como tratar fissuras e trincas?

Com uma espátula em formato “V” (conhecida “abre trincas”), abra a fissura em toda a sua extensão, removendo todo o acabamento da parede e também a pintura nas laterais da abertura. Com um pincel, a depois com um pano úmido, limpe toda a abertura feita, eliminando partículas que venham a prejudicar o acabamento.

Como resolver trincas estruturais?

Para trincas em áreas internas: Prepare uma pasta de gesso e água e passe na trinca com uma espátula ou até mesmo com o dedo, tampando totalmente. Para trincas em áreas externas: Prepare uma pasta de cal, cimento e água, em proporções iguais, e passe da mesma forma da área interna.

Como acabar com trinca em parede?

Como tirar trinca – Execução
  1. O primeiro passo é marcar onde está a fissura e fazer a abertura da mesma. ...
  2. Após aumentá-la, é preciso retirar a camada de massa corrida, pintura, acabamento final e deixar apenas o reboco;
  3. A primeira aplicação a ser feita é de um primer.

Como solucionar rachaduras nas paredes?

Em casos de rachaduras maiores é preciso abrir um pouco mais a fenda, encaixar uma tela de aço (semelhante às usadas em galinheiros) e cobrir com massa de areia lavada com cimento. Nestes casos, a tela deve ficar abaixo do nível da parede para que o acabamento fique bem nivelado.

Como reparar cimento queimado?

Nesse caso, use lixa d'água no 180, tíner próprio para cimento e resina de impregnação, como a epóxi transparente, indicada pelo engenheiro Rubens Curti, da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Por fim, aplique uma das ceras citadas. A manutenção pede pano úmido e detergente neutro.

Como evitar rachaduras no piso de cimento queimado?

Retardar o tempo de secagem também é fundamental para evitar rachaduras e fissuras no chão. Proteja o piso do sol e do vento nas primeiras 72 horas e, depois, umedeça a superfície a cada 8 horas por mais 4 dias. O objetivo desse processo é deixar o cimento secar lentamente para que fique mais resistente e uniforme.

Porque que o reboco a massa de cimento está rachado?

Elas podem ocorrer devido à dilatação/retração térmica, estruturas mal projetadas ou em sobrecarga, recalques de apoio, uso incorreto do material, retração do cimento, por motivos químicos (ataque por sulfatos, por exemplo) entre outros.

Artigo anterior
Quais são as principais características da religiosidade popular?
Artigo seguinte
Como faço para copiar uma imagem do Google?