O que fazer quando cancelaram o voo?

Perguntado por: Xavier Rúben de Gomes  |  Última atualização: 21. April 2025
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O que fazer quando o voo é cancelado
  1. Guarde seu cartão de embarque e outros documentos da viagem. ...
  2. Questione os motivos do cancelamento do voo. ...
  3. Solicite uma declaração de cancelamento. ...
  4. Faça registros no aeroporto. ...
  5. Solicite uma alternativa de voo. ...
  6. Anote o horário de chegada em seu destino final. ...
  7. Guarde recibos de gastos extras.

O que fazer se o voo foi cancelado?

Em caso de voo cancelado, o passageiro tem direito a: Reembolso integral de sua passagem; Voo alternativo, caso ele tenha sido reagendado; Direito à assistência, como refeições, lanches, comunicação e hospedagem.

O que fazer quando cancelam o seu voo?

E para fazer isso, você deve entrar em contato com a companhia aérea e solicitar formalmente o reembolso através do profissional responsável por isso. Além disso, lembre-se de guardar todas as comunicações e documentos relacionados ao seu voo e ao seu cancelamento, pois eles podem ser necessários no futuro.

O que fazer quando a companhia aérea cancela o voo?

O que fazer em caso de voo cancelado

ser reacomodado em outro voo da mesma companhia aérea para o mesmo destino ou, se for preciso, voar com outra companhia; remarcar o voo para uma nova data e horário sem nenhum custo.

O que diz a lei sobre cancelamento de voo?

Segundo Resolução nº 400 da ANAC, para compras realizadas com antecedência mínima de sete dias, contados da data de embarque, o passageiro que desistir da passagem aérea em até 24 horas, contadas do recebimento do seu comprovante de compra, tem o direito ao reembolso integral (sem multas).

✈️ O QUE FAZER QUANDO SEU VOO É CANCELADO?

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Qual o valor da indenização por cancelamento de voo?

Portanto, como você foi afetado por um erro da companhia, a ANAC já entende o cancelamento de voo como um dano moral. Dessa forma, considerando todos esses fatores que dão direito, o valor da indenização por voo cancelado está em média R$4.500,00 nos casos mais comuns no Brasil.

O que a ANAC diz sobre cancelamento de voo?

Para atrasos de voos nacionais acima de 30 minutos e internacionais acima de 1 hora, o passageiro pode solicitar o cancelamento de forma integral. A qualquer momento o cliente pode solicitar o cancelamento integral da reserva, deixando o crédito integral na companhia para ser usado em até 18 meses.

Quanto tempo a companhia pode cancelar o voo?

De acordo com Agência Nacional de Aviação Civil o passageiro pode cancelar em até 24 horas a sua viagem e ter o reembolso, em algumas companhias aéreas o cliente não sofre nenhuma penalidade e recebe o valor integral, já em outras é cobrada uma taxa.

Sou obrigada a aceitar alteração de voo?

Direito à Informação

Segundo a regulamentação da ANAC, toda companhia aérea, incluindo a Gol, tem a obrigação de informar ao passageiro qualquer alteração em seu voo, especialmente se essa alteração for superior a 30 minutos do horário originalmente previsto.

Sou obrigado a aceitar alteração de voo?

Para não ser passado para trás, conhecer seus direitos é essencial. O passageiro não é obrigado a aceitar a mudança. Caso o horário disponibilizado não lhe convenha, o melhor é entrar em contato com a companhia e verificar outras opções.

Que tipo de chuva cancela voo?

Outros fenômenos que podem influenciar o voo cancelado por condições climáticas são chuvas intensas no local de destino, erupções e alerta de vulcão (o que, felizmente, não acontece no Brasil), inundação e outros desastres naturais.

Quando a companhia aérea é obrigada a pagar hotel?

Direito à acomodação

Uma longa espera, como por exemplo, acima de 5 horas, não dá direito à hospedagem. A companhia aérea é obrigada a oferecer acomodação somente se a espera envolver pernoite.

Quando posso processar uma companhia aérea?

Caso o seu voo tenha sido cancelado e acabou chegando no destino final com mais de quatro horas de atraso, tem-se direito a indenização e pode-se entrar com ação contra a companhia aérea.

Quanto tempo um voo internacional pode atrasar?

Atraso de voo de 1 hora: a companhia aérea deve fornecer meios de comunicação, como internet e telefone; Atraso de voo superior a 2 horas: a companhia aérea deve arcar com os custos de alimentação; Atraso de voo superior a 4 horas: a companhia aérea deve oferecer hospedagem e transporte ida e volta da acomodação.

Como processar a companhia aérea?

O primeiro passo é ligar diretamente para a companhia aérea solicitando todas as providências que, por lei, precisam ser tomadas para apaziguar os danos causados. Com todas as provas em mãos, será preciso ir no Juizado de Pequenas Causas ou buscar por um advogado capaz de levar o processo adiante.

Como saber se o voo pode ser cancelado?

A lei estabelece que o aviso seja feito com antecedência, mas, muitas vezes, o aviso pode ser feito no momento do embarque ou da realização do check-in. A maneira mais fácil de verificar o status do seu voo é acessar o site oficial da companhia aérea ou da agência de viagens onde você comprou o voo.

É melhor cancelar ou alterar voo?

Cancelar ou remarcar: qual a melhor opção

Mas sempre haverá perda financeira, a não ser que você desista em até 24 horas da compra. Dessa maneira, caso deseje realizar a viagem em uma outra data, remarcar pode ser a melhor alternativa.

O que é reacomodação?

2. [Figurado] Excesso ou superabundância de alguma coisa (ex.: pletora de encargos; pletora sensual). 3. [Figurado] Mal-estar causado por excesso de vitalidade, de trabalho ou de actividade fisiológica.

Qual o valor da multa para remarcar passagem aérea?

Cada companhia aérea tem suas multas e taxas por remarcação, dividida em dois tipos valores. Quando remarcada antes do voo, será cobrado o valor estipulado por cada companhia aérea + diferença de tarifa entre os voos ou 100% sobre o valor pago + diferença de tarifa entre os voos.

Quem pode cancelar um voo?

O cancelamento das passagens aéreas pode acontecer tanto pelo próprio passageiro, a partir de um imprevisto ou outras situações, quanto pela companhia aérea, por fatores internos ou externos. Caso o seu voo seja cancelado e você seja prejudicado por isso, você pode ter direito a uma indenização.

Quanto tempo de atraso de voo gera dano moral?

Em relação ao dano moral, o que interessa são os atrasos superiores a 4 horas. Neste caso, é possível pleitear indenização. Importante consignar que, nas decisões judiciais, o atraso em período menor do que 4 horas é considerado mero aborrecimento.

Onde reclamar de uma companhia aérea?

Responsável pela administração de 61 aeroportos brasileiros. Contato: www.infraero.gov.br ou disque 0800 727 1234. JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS ESTÃO LOCALIZADOS NOS SEGUINTES AEROPORTOS: Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP: (11) 2445-4726/4727/4728.

Quais são meus direitos por perda de voo de conexão por causa da companhia aérea?

A reacomodação gratuita (e com precedência a novas vendas de bilhetes) em outro voo próximo para o mesmo destino, desta ou de outra companhia aérea, devendo ser fornecida assistência material; A remarcação da passagem aérea para outra data, SEM ÔNUS.

É abusiva a prática da companhia aérea que cancela automaticamente o voo de volta em razão de no show na ida?

Cancelamento automático e unilateral de bilhete de volta por não comparecimento de cliente em voo de ida é prática abusiva. Esta é a tese fixada pela 3ª turma do STJ ao julgar caso de companhia aérea que cancelou o bilhete de dois clientes que não compareceram ao voo de ida.

Quais os direitos do passageiro?

Quais são os direitos do passageiro no Brasil?
  • Direito à informação.
  • Direito à assistência.
  • Direito ao reembolso ou reacomodação.

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