O que fazer quando a prolactina está alta?

Perguntado por: Ana Érika Anjos Gaspar  |  Última atualização: 28. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (37 avaliações)

Quando a prolactina está elevada no sangue é comum surgirem sinais e sintomas, como diminuição da libido, infertilidade, e alteração do ciclo menstrual em mulheres. Em caso de suspeita de prolactina alta é importante consultar o endocrinologista para identificar a sua causa e iniciar o tratamento adequado.

Quando a prolactina é preocupante?

Assim, para diagnosticar a prolactina alta deve-se realizar um exame de sangue com dosagem desse hormônio, sendo que o valor de referência padrão da maioria dos laboratórios para mulheres adultas não gestantes nem lactantes é de 25 ng/ml.

Qual é o tratamento da prolactina alta?

O tratamento da prolactina alta vai depender da sua causa. Na maioria dos casos, ele é iniciado com o uso de medicamentos que normalizam os níveis do hormônio. Já a cirurgia e a radioterapia são indicadas para os casos de tumor.

O que é bom para diminuir a prolactina?

Como baixar a prolactina? O uso de inibidores de prolactina é a principal opção de tratamento para baixar os níveis elevados no organismo.

O que acontece quando a prolactina está muito alta?

Redução da libido, impotência nos homens e infertilidade nas mulheres. Estes são alguns dos problemas que a hiperprolactinemia, uma alteração hormonal pouco conhecida, pode causar. A descoberta precoce da condição é fundamental para o sucesso do tratamento.

PACIENTE CHEGA COM PROLACTINA ALTA O QUE FAZER!

41 questões relacionadas encontradas

O que fazer para baixar a prolactina naturalmente?

A vitamina B6 também estimula a libido, controlando os níveis de prolactina para que eles não se elevem. Quando os níveis de prolactina estão altos o desejo sexual diminui.

Quanto tempo demora para baixar a prolactina?

Para nossa sorte, a maioria das pacientes com prolactinoma responde à cabergolina (com diminuição ou normalização da prolactina) em poucos dias. Menstruar após 5 semanas (presumindo uso semanal, conforme usual) é esperado.

É possível engravidar com a prolactina alta?

Altos níveis de prolactina são contraproducentes para conseguir uma gravidez, naturalmente, ou por meio de FIV. É comum recomendar a determinação dos níveis de prolactina em mulheres com problemas menstruais, ou de fertilidade.

Qual é a função do hormônio prolactina?

​​​Você já ouviu falar em prolactina? Esse é um hormônio produzido pela glândula hipófise, localizada na região inferior do cérebro. Entre as principais funções dessa substância está o estímulo para a produção de leite nas gestantes, possibilitando, assim, que aconteça a amamentação.

Quem tem a prolactina alta pode tomar anticoncepcional?

Olá, o risco de engravidar depende de como estava controlada sua hiperprolactinemia. Precisaria de mais detalhes. Não recomendo tomar qualquer pílula sem avaliação de um especialista.

Quais os males da prolactina alta?

É possível citar ainda como efeitos negativos da prolactina alta a diminuição da libido, impotência no homem, alteração do ciclo menstrual, diminuição da lubrificação vaginal, infertilidade feminina e masculina e redução do volume do sêmen ejaculado.

Qual a principal causa de hiperprolactinemia?

As causas fisiológicas de hiperprolactinemia mais importantes são a gravidez e a amamentação (1,11,12). Além disso, no estresse, exercício e sono, ocorre liberação de um ou mais fatores liberadores da PRL, com conseqüente elevação dos níveis séricos do hormônio (11).

O que estimula a produção de prolactina?

Hipotireoidismo, anticoncepcionais, determinados antipsicóicos, antidepressivos, tranqüilizantes e bloqueadores de histamina, exercícios físicos intensos e câncer na tireóide podem aumentar os níveis deste hormônio.

Qual tumor aumenta a prolactina?

Caso nenhum tumor seja detectado e não existir outra causa aparente para a concentração elevada de prolactina (por exemplo, um medicamento), o tumor da hipófise ainda é a causa mais provável, sobretudo em mulheres.

Qual o nível ideal de prolactina para engravidar?

Dessa forma, vale lembrar aos casais que possuem o desejo de ter um filho que iniciem o tratamento com antecedência. Alguns até conseguem engravidar com níveis de prolactina entre 50 a 60 ng/mL. Porém, pode ser preciso baixar ainda mais esses valores com o uso de remédios ou através de outros tratamentos.

Como a prolactina age no corpo?

A Prolactina é um hormônio proteico, produzido e secretado pela hipófise anterior, capaz de interferir em várias funções fisiológicas, sendo a principal delas estimular o desenvolvimento da glândula mamária e a indução e manutenção da lactação.

Porque a prolactina alta engorda?

Prolactina alta engorda? Não existe uma relação direta da prolactina alta com o ganho de peso, sendo importante que a pessoa faça consultas regularmente com o endocrinologista, para realizar os exames necessários, como dosagens de prolactina e outros hormônios, para que o médico possa avaliar a causa do ganho de peso.

Quem tem prolactina alta ovula?

Como a prolactina inibe a secreção desses hormônios que são reponsáveis por estimular o crescimento dos folículos, a hiperprolactinemia pode desencadear ausência de ovulação, mesntruação irregular e infertilidade.

Qual o horário de pico da prolactina?

A produção de prolactina aumenta à noite, o que significa que amamentar durante a noite é especialmente importante para manter a produção de leite.

Qual o melhor dia para fazer o exame de prolactina?

Os exames de LH, FSH e prolactina podem ser feitos em qualquer momento do ciclo.

Qual a melhor hora para fazer o exame de prolactina?

Exames que devem ser colhidos até 9:00 h da manhã ACTH, Cálcio, Cortisol, Ferro, Prolactina, TSH, Ácido Úrico.

Qual é o nível normal de prolactina?

Os valores de referência considerados normais são de até 29 ng/mL no sangue. Valores acima de 100 ng/mL sugerem o quadro de prolactinoma (tumor da hipófise).

Porque prolactina alta causa infertilidade?

A disfunção deste hormônio tem ação diretamente no eixo hipotálamo-hipofisário e, se aumentado, inibe a secreção dos Hormônios Folículo Estimulante (FSH) e luteinizante (LH) pela hipófise, podendo causar uma alteração hormonal e como consequência irregularidade menstrual e, nos casos graves, amenorreia (ausência de ...

O que não pode fazer antes do exame de prolactina?

Exame: Dosagem de Prolactina

Jejum alimentar de 8 horas. Não fazer exercício físico intenso um dia antes da coleta de sangue. Descansar 30 minutos antes da coleta.

Porque a prolactina tem que ficar em repouso?

CONDIÇÕES ESTRESSANTES SABIDAMENTE levam à elevação de vários hormônios séricos, sendo a prolactina um deles (1). A descrição de níveis elevados de prolactina, em condições de grande estresse como salto de pára-quedas (2), levou à proposição de que a coleta de prolactina sérica deveria ser feita sempre após repouso.

Artigo anterior
O que significa o nome Efraim e Manassés?
Artigo seguinte
Por que o sal não derrete?