O que fazer para aliviar dor na mandíbula?

Perguntado por: Frederico Diogo de Moreira  |  Última atualização: 9. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (2 avaliações)

Como aliviar dor na mandíbula Primeiro são recomendadas terapias simples e suaves: Dieta suave para acalmar a inflamação das articulações; Aprenda a alongar, relaxar ou massagear suavemente os músculos ao redor da mandíbula.

Que remédio é bom para dor na mandíbula?

Os relaxantes musculares, tais como o diazepam, podem ajudar a aliviar os músculos que rodeiam o maxilar e o rosto para evitar o cerramento do maxilar e espasmos.

Como aliviar a tensão da mandíbula?

Pressione a língua no céu da boca sem tocar os dentes superiores. Em seguida, aplique uma pressão suave da língua na região enquanto tenta abrir lentamente a boca o máximo que puder. Feito isso, feche-a lentamente. Tente repetir o movimento,pelo menos, 3 vezes ao dia, até chegar a 10 vezes.

O que significa quando a mandíbula está doendo?

As dores na mandíbula podem também significar comumente disfunções temporomandibulares, as quais são alterações funcionais na área afetada, garantindo, portanto, seu mau funcionamento. Além disso, estresse e ansiedade estão relacionados ao surgimento desses incômodos recorrentes.

Como relaxar o músculo ATM?

ATM: exercícios para ajudar a aliviar os incômodos dessa...
  1. Abrir e fechar a boca. Esse movimento pode ser um pouco complicado caso esteja com essa disfunção, entretanto, é importante fazer devagar para relaxar e alongar a mandíbula. ...
  2. Massagem. ...
  3. Movimentar as bochechas. ...
  4. Falar bem devagar.

DOR NA MANDÍBULA COMO ALIVIAR - Fisioprev com Guilherme Stellbrink

45 questões relacionadas encontradas

Como aliviar a dor da ATM em casa?

Dicas para evitar dor na ATM
  1. Evite roer as unhas ou objetos;
  2. Não utilize a mão para apoiar o queixo/rosto;
  3. Faça atividade física;
  4. Procure relaxar e aliviar tensões e estresses;
  5. Faça técnicas de relaxamento, como meditação e ioga.

Como melhorar ATM em casa?

Controlar o estresse, que é um dos principais fatores desencadeantes da DTM, através de técnicas de relaxamento, meditação, respiração, hobbies, atividade física, entre outras.

Quanto tempo demora para passar a dor no maxilar?

Se a dor se prolongar por alguns dias, provavelmente vai querer visitar o seu dentista ou profissional de saúde. Embora a dor no maxilar por vezes desapareça sozinha, esta pode ter como origem problemas de articulações, nervos, dentes, etc.

Quanto tempo dura a dor na mandíbula?

Há muitas causas possíveis para a dor na mandíbula. Ela pode ser aguda — ou seja, passageira — ou crônica — quando dura mais que algumas semanas ou meses. Nos casos agudos, a dor pode ser causada por traumas (machucados) ou até mesmo esforço repetitivo, como o ato de mascar muitos chicletes.

Como saber se a mandíbula está inflamada?

Assim, quando há alteração nessa articulação e nos músculos presentes na região da mandíbula, é possível sentir dor e ouvir um pequeno barulho ao abrir a boca e ao mastigar, além de também poder haver desconforto no rosto, dor de cabeça e inchaço em um dos lados do rosto.

Como descansar a boca?

De acordo com o profissional, enquanto descansa ou relaxa, a posição da língua é ficar com a ponta na parte anterior do palato, ou seja, o céu da boca. “Normalmente, quando estamos com os lábios fechados, respirando pelo nariz, a língua fica na posição correta de descanso”, explica ele.

Qual relaxante muscular para mandíbula?

Paracetamol, AINE ou Codeína são opções conforme a intensidade da dor; Relaxantes musculares (Ciclobenzaprina) ou Benzodiazepínicos são opções quando técnicas de relaxamento falham no controle de bruxismo ou de espasmo muscular importante; Antidepressivos tricíclicos podem ser úteis em casos de dores crônicas.

Como aliviar o bruxismo de forma natural?

Como é feito o tratamento

Outra medidas que ajudam a relaxar os músculos da mandíbula e a atenuar e reduzir os episódios de bruxismo, são aplicar água morna na região, durante 15 minutos, antes de ir dormir, e praticar técnicas de relaxamento ou receber uma massagem, que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

Quando abre a boca o maxilar dói?

Geralmente, as dores e desconfortos no maxilar estão relacionados ao desgaste da articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula aos ossos temporais do crânio. Dessa forma, o problema pode ser de fácil resolução ou pode indicar problemas mais sérios.

O que a ansiedade causa na mandíbula?

A ansiedade deixa o indivíduo irritado, com tremores, palpitação, gastrite, cefaléia e até diarreia. Já o bruxismo pode, além das dores de cabeça, causar o desgaste excessivo dos dentes, resultar em problemas nas articulações da mandíbula, como a DTM (disfunção temporomandibular), e consequências mais graves.

Qual o melhor Anti-inflamatório para dor no maxilar?

3. Medicamentos: na fase aguda, os anti-inflamatórios não esteroides (diclofenaco, naproxeno, ibuprofeno, etc.) estão indicados por 7 a 10 dias, em pessoas com função renal preservada. Nessa fase, relaxantes musculares podem ajudar, mas não são úteis nos distúrbios crônicos.

Qual a melhor posição para quem tem ATM dormir?

Procure mantê-los na posição de repouso ideal: dentes desencostados e língua apoiada no céu da boca, só os lábios em contato. Não durma de bruços com a mão apoiada, nem apóie o queixo com a mão.

O que fazer numa crise de ATM?

Técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação, ioga, exercícios aeróbicos e outras atividades , com a finalidade de reduzir os sintomas de estresse, e ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula.

Como aliviar o bruxismo durante a noite?

A dica é usar uma toalha facial mergulhando-a em água quente e, em seguida, aplicando em ambos os lados da face. Além disso, tomar um bom banho quente antes de dormir facilita o relaxamento dos músculos e auxiliar a ter uma boa noite de sono, sem bruxismo.

O que tomar para ATM inflamada?

Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.

Que remédio serve para bruxismo?

O método mais comum para tratamento de bruxismo é usar um aparelho miorrelaxantel (aparelho dental usado durante a noite para interromper o ranger dos dentes). Usá-lo também pode ajudar a aliviar a pressão nos músculos faciais e na articulação da mandíbula.

O que fazer para relaxar o rosto?

Conheça 4 exercícios para diminuir a tensão na mandíbula
  1. Realize uma massagem. A massagem é uma prática bastante comum para aliviar os músculos em várias partes do corpo. ...
  2. Abrir e fechar a boca. ...
  3. Exercite as bochechas. ...
  4. Realize o bocejo.

O que o bruxismo pode causar no corpo?

Isso provoca o surgimento de sintomas como dor nas articulações da mandíbula ou dor de cabeça ao acordar, além de causar desgaste e amolecimento, trincas ou até fraturas dos dentes. Esse problema pode surgir de forma voluntária ou semivoluntária, durante o sono ou quando o paciente passa por situações de estresse.

Como fazer para aliviar dor de cabeça causada por bruxismo?

Confira: 1) Massagear lenta e profundamente a região do músculo perto da orelha 10 vezes para cima e para baixo (verticalmente). 2) Colocar a língua como se estivesse sendo sugada completamente pelo palato (céu da boca) e manter nessa posição até que haja o "estalo" e ela se solte.

Quem tem ansiedade Tem bruxismo?

Ela explica que embora seja muito associado ao período de sono, o Bruxismo também pode acontecer durante a vigília, ou seja, quando estamos acordados. “No caso da vigília, ele está diretamente relacionado com períodos de estresse, ansiedade e concentração.

Artigo anterior
Como se desapegar do WhatsApp?
Artigo seguinte
Como pagar o Metrô com QR Code?