O que fazer com paciente com meningite?

Perguntado por: Daniel Fernando Barbosa Cardoso Azevedo  |  Última atualização: 20. April 2024
Pontuação: 4.8/5 (6 avaliações)

Não há tratamento específico para a meningite viral e, como acontece com outras viroses, se resolve sozinha, podendo ser utilizados medicamentos que tratem apenas dos sintomas, como dor e febre. Meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente, em ambiente hospitalar.

Quais os cuidados com paciente com meningite?

Todas as meningites necessitam de boa hidratação do paciente e repouso. As meningites virais são na sua grande maioria de evolução benigna, necessitando apenas tratamento com medicamentos para dor, náuseas e para febre. Alguns tipos de meningite viral podem exigir o tratamento com medicamentos antivirais.

O que fazer em caso de meningite?

Meningites bacterianas são tratadas com antibióticos aplicados por via endovenosa (diretamente na veia do paciente) e sua administração deve começar o mais rápido possível para evitar complicações e sequelas.

O que fazer em caso de contato com pessoa com meningite?

Se você teve contato com um caso de meningite, a orientação é procurar um médico imediatamente. Agora, caso o paciente não saiba se teve contato ou não com alguém com meningite, deve ficar atento aos sintomas: febre por mais de dois dias, dor de cabeça intensa, vômitos e sonolência.

Qual o protocolo para meningite?

Para tratamento das meningites bacterianas, faz-se uso de antibioticoterapia em ambiente hospitalar, com drogas de escolha e dosagens terapêuticas prescritas pelos médicos assistentes do caso. Recomenda-se ainda o tratamento de suporte, como reposição de líquidos e cuidadosa assistência.

Meningites

23 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de isolamento para meningite?

Para meningite, você deverá usar precauções para gotículas, isto é, máscara cirúrgica até 24 horas de uso efetivo de antibioticoterapia, após o uso de 24 horas de antibiótico a máscara não será mais necessária, se o paciente tiver mais diagnóstico, você deve acrescentar os outros tipos de precauções de isolamento.

Qual o tempo de isolamento para meningite?

Em geral, é de 2 a 10 dias, em média de 3 a 4 dias. Pode haver alguma variação em função do agente etiológico responsável.

Quem tem meningite tem que ficar isolado?

Evitar atividades físicas intensas até liberação definitiva pelo médico. Retornar às atividades normais e ao convívio social (creche, escola, festas) se o paciente ficar pelo menos 24 horas sem sintomas.

Qual exame é feito para detectar meningite?

Se o médico suspeita de meningite, solicita a coleta de amostras de sangue (Hemocultura e soro) e líquido cerebroespinhal (líquor). O laboratório, então, analisa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção.

Quem tem meningite pode ter contato com outras pessoas?

Na meningite viral, a transmissão depende do tipo de vírus, podendo ocorrer contaminação fecal-oral, por contato próximo (tocar ou apertar as mãos) com uma pessoa infectada; tocar em objetos ou superfícies que contenham o vírus e depois tocar nos olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos; trocar fraldas de uma pessoa ...

Como a meningite é transmitida?

A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

Como pega meningite é contagiosa?

Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Já outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos, como é o caso da Listeria monocytogenes e da Escherichia coli.

Como se dá a transmissão da meningite?

As meningites virais ou bacterianas são contagiosas, ou seja, podem passar de uma pessoa para outra. A transmissão da meningite acontece por meio do contato com saliva e/ou secreções respiratórias de uma pessoa contaminada.

Como fazer o teste de meningite em casa?

Para você se tranquilizar, existem alguns testes caseiros para identificar se a criança está com meningite:
  1. Peça para que ela encoste o queixo no peito. Se ela não conseguir, procure um médico agora mesmo!
  2. Pegue um vidro transparente e pressione a lateral dele sobre as manchas. A erupção da doença não desaparece.

Quando a meningite é grave?

MENINGITE BACTERIANA: é muito grave e deve ser tratada como uma emergência médica. Se não tratada, pode danificar seriamente o cérebro e causar infecção generalizada, levando à morte. O tratamento é realizado com antibióticos por via venosa e monitoramento hospitalar.

Quanto tempo dura o vírus da meningite no ambiente?

O meningococo, a bactéria que provoca, mais comumente a doença, consegue sobreviver no meio muito pouco tempo. Para haver transmissão o contato deve ser direto com a pessoa doente ou que com uma pessoa portadora da bactéria.

Qual o primeiro sinal da meningite?

Os sintomas iniciais da meningite viral são semelhantes aos da meningite bacteriana: febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vomito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

Como descobrir se a pessoa está com meningite?

Os principais sintomas de meningite são febre alta e repentina, dor de cabeça forte, dor e dificuldade para movimentar o pescoço e para encostar o queixo na região peitoral, além de também poder haver maior sensibilidade à luz e a ruídos e confusão mental.

Como saber se a meningite é viral ou bacteriana?

A meningite viral, em geral, é menos grave e os sintomas são mais leves. Não existe um tratamento ou vacina específicos. Já a meningite bacteriana, costuma ser mais severa, mas ela pode ser prevenida pela vacinação, que é recomendada especialmente para crianças e adolescentes.

Quem teve contato com pessoa com meningite bacteriana?

No entanto, se alguém teve contato com uma pessoa que está com meningite, ela pode fazer a profilaxia, com a utilização de medicamentos para evitar o desenvolvimento de um quadro da doença.

Como evitar a transmissão da meningite?

E a melhor forma de se proteger dessa enfermidade é manter a caderneta de vacinação em dia. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, há quatro vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) que protegem contra a meningite: BCG, Pentavalente, Pneumocócica 10 valente e Meningocócica C.

Qual o tipo de meningite mais perigosa?

A meningite bacteriana apresenta características e sintomas semelhantes à viral, porém, a sua forma é mais grave. Além disso, a doença pode afetar pessoas de qualquer faixa etária, mas ela é mais comum em bebês, crianças, adolescentes e jovens.

Qual máscara usar em caso de meningite?

“O nome N95 vem do fato de que ela filtra 95% do ar, tanto para fora quanto para dentro”, esclarece Joana. Ela evita a infecção de doenças de maior transmissibilidade por aerossol, como catapora, tuberculose e meningite.

Qual é a pior meningite viral ou bacteriana?

Já a meningite bacteriana é mais grave e precisa de mais atenção, “neste caso a doença pode deixar sequelas graves e o tratamento acontece em ambientes hospitalares, onde o paciente é isolado e tratado com antibióticos.

Qual a precaução de contato para meningite bacteriana?

Realizar a higienização das mãos com água e sabão ou álcool para as mãos antes e após o contato com o paciente. Manter um metro de distância entre o leito do isolamento e outros leitos. Usar luvas não estéreis e avental para realizar procedimentos que facilitem o contato com os líquidos corporais do paciente.

Artigo anterior
Quais as melhores marcas de óleos essenciais?
Artigo seguinte
Quais são os 4 tipos de frases?