O que fazer com paciente com abdome agudo?

Perguntado por: Gonçalo Gabriel de Simões  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 5/5 (35 avaliações)

O objetivo do manejo do abdome agudo, principalmente no departamento de emergência, é determinar se é cirúrgico ou não. Os pacientes podem receber medicações sintomáticas como analgésicos e antiespasmódicos como a combinação de dipirona e hioscina.

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente com abdome agudo?

Manter o equilíbrio hidroeletrolítico; Registrar manifestações cutâneas gerais, especialmente aquelas que podem denunciar alterações na circulação sanguínea; Relatar característica, intensidade, localização e fatores que agravam ou aliviam a dor do paciente.

Quais os tratamentos para abdome agudo?

Tratamento do abdome agudo

Os pacientes com dor abdominal intensa devem ser tratados criteriosamente com analgésicos apropriados, como a morfina. Na maioria dos casos, a conduta é cirúrgica.

O que é abdome agudo e quais são os cuidados a esse paciente?

Abdome agudo é uma síndrome clínica caracterizada por dor na região abdominal, não traumática, súbita e de intensidade variável associada ou não a outros sintomas e que necessita de diagnóstico e conduta terapêutica imediata, cirúrgica ou não. O diagnóstico varia conforme sexo e idade.

Qual a rotina de abdome agudo?

A rotina de abdome agudo inclui: radiografia de abdome AP em ortostase e decúbito dorsal + radiografia do tórax em ortostase (3 incidências no total).

Abdome agudo (Parte 1) - Dor abdominal - Aula SanarFlix

16 questões relacionadas encontradas

Qual a rotina radiológica mais apropriada em casos de abdome agudo?

Até recentemente, a avaliação radiológica inicial do paciente com abdome agudo incluía o raio X do abdome em posição supina e ortostática e raio X de tórax. Atualmente, a tomografia computadorizada (quando disponível) é geralmente considerada potencialmente mais útil na maioria das situações.

Qual a finalidade do exame de abdome agudo?

Este exame tem importante função no diagnóstico de condições que indiquem necessidade de cirurgia, descartar casos de urgência e muitas vezes fazer diagnósticos.

Quais são os cinco tipos de abdome agudo?

Didaticamente as causas de Abdome Agudo Cirúrgico são divididas em cinco grupos: Inflamatório, Obstrutivo, Perfurativo, Vascular e Hemorrágico(2).

Quais as complicações do abdome agudo?

Quadro clínico.

Em se tratando de uma anomalia, sua manifestação decorre das complicações que o envolvem. Entre elas, a obstrução intestinal é a mais comum, depois o sangramento intestinal, a diverticulite, a perfuração e sua apresentação dentro da hérnia inguinal (hérnia de Littré).

Quais os cuidados de enfermagem para obstrução intestinal?

Cuidados de Enfermagem ✓ Administrar somente com soluções de infusão recomendadas e prescrita. ✓ Verificar se não há hipocalemia ou hipomagnesemia antes da administração. ✓ Pacientes com obstrução intestinal devem ser monitorados após a administração, já que prolonga o tempo de trânsito no intestino grosso.

O que causa o abdome agudo?

A prevalência das causas de abdome agudo muda conforme a faixa etária. Sem sombra de dúvidas, a causa mais comum em jovens é a apendicite. Já em idosos é doença biliar, obstrução intestinal e isquemia/infarto intestinal. A adenite mesentérica é comum em crianças.

O que causa dor abdominal aguda?

Causas da dor abdominal aguda

A dor pode ter muitas causas como, por exemplo, infecção, inflamação, úlceras, perfuração ou ruptura de órgãos, contrações musculares descoordenadas, bloqueio devido a uma obstrução ou bloqueio do fluxo sanguíneo aos órgãos.

O que é um abdome agudo inflamatório?

O abdome agudo inflamatório é nada mais nada menos que a causa mais comum de dor abdominal aguda no departamento de emergência. Você vai precisar agir de forma rápida e eficaz, pois o paciente pode já chegar em estado grave ou pode ficar grave, necessitando de uma conduta imediata.

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

Quais os principais cuidados de enfermagem nas afecções gastro intestinais?

Resumidamente as intervenções de enfermagem nas afecções gastrintestinais incluem: evitar a infecção, alivia a dor, reduzir a ansiedade, proporcionando cuidados adicionais de enfermagem e promover a orientação perceptiva e psicológica8.

Quais os 7 eixos da CIPE?

Os sete eixos são definidos como(2-4): 1) foco – área de atenção relevante para a Enfermagem; 2) julgamento – opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem; 3) meios – maneira ou método de executar uma intervenção; 4) ação – processo intencional aplicado a, ou desempenhado por um cliente; ...

Quais são os exames de imagem que ajudam no diagnóstico do abdômen agudo?

Entre eles, destacam-se o ultra-som e a tomografia computadorizada.

São fatores que indicam alto risco em pacientes com dor abdominal?

Dentre essas podem se destacar os cânceres em geral, doença inflamatória intestinal, história de litíase renal e biliar, quadros dispépticos, aterosclerose e aneurismas, e doenças hereditárias, como anemia falciforme e fibrose cística.

Quais são os tipos de abdome?

Avalie o tipo de abdome, cujas formas de apresentação mais frequentes são: abdome normal ou atípico, abdome globoso, abdome em ventre de batráquio, abdome em avental, abdome pendular ou abdome escavado.

O que é abdome agudo isquêmico?

Abdome agudo vascular é uma condição na qual ocorre redução ou ausência de perfusão tissular intestinal, o que leva a isquemia de alças, com possibilidade de desfechos dramáticos para o paciente. É o mais grave de todos os tipos de abdome agudo, o mais difícil de diagnosticar e o que apresenta maior mortalidade.

O que é o ponto de McBurney?

O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.

Para que serve a palpação abdominal?

A palpação da região abdominal deve ser realizada de duas formas: superficial e profunda. Na palpação superficial procuramos identificar regiões que possam apresentar hipersensibilidade, verificamos a resistência muscular e a possível presença de algumas massas abdominais.

O que é detectado no ultrassom de abdome total?

Esse procedimento permite ao médico radiologista a avaliação dos órgãos internos do abdome e suas estruturas – fígado, vesícula biliar, baço, veia cava inferior, rins, pâncreas, bexiga e vasos do abdome – auxiliando na detecção de patologias como cálculos biliares, esteatose hepática (gordura no fígado) e tumores.

Qual exame para detectar causa de dor abdominal?

Geralmente, são realizados exames de sangue e urina para identificar distúrbios que possam causar a dor.

Qual melhor exame para o abdômen?

A ecografia não viabiliza a avaliação dos órgãos com gás, como o estômago ou os intestinos. Nestes casos, a endoscopia digestiva alta (EDA) e a colonoscopia são os exames mais recomendados.

Artigo anterior
Qual a importância de um balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício?
Artigo seguinte
Para que serve dipirona 1g?