O que faz um assistente social na área jurídica?

Perguntado por: Sérgio Maia de Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (35 avaliações)

Conforme assinala Fávero (2009), no campo sociojurídico o assistente social atua na instrução social de processos judiciais, realizando estudos sociais, também denominados perícias sociais, e elaborando relatórios, laudos ou pareceres que servem de referência ou prova documental para julgamentos, decisões e sentenças ...

Qual a maior demanda de atribuição do assistente social no sócio jurídico?

O estudo social é, historicamente, a maior demanda de atribuição ao/à assistente social no sociojurídico.

Qual o papel do assistente social na garantia de direitos?

Se fosse para explicar de forma simples poderíamos dizer que o assistente social tem a função de garantir o cumprimento dos direitos dos cidadãos de uma sociedade. É responsabilidade dele pensar, planejar e promover políticas públicas para prevenir ou solucionar problemas ligados à habitação, emprego, educação e saúde.

Qual a competência de um assistente social?

São competências do assistente social, que a Lei de Regulamentação reconhece: implementar, planejar e avaliar políticas sociais. Mais uma vez se coloca a mediação da política, donde a importância de se problematizar o modelo de política social que se configura como espaço sócio-profissional dos assistentes sociais.

O que é campo sociojurídico?

O termo campo (ou sistema) sóciojurídico é utilizado enquanto o conjunto de áreas de atuação em que as ações do Serviço Social se articulam a ações de natureza jurídica, como o sistema penitenciário, os sistemas penitenciário e prisional, o sistema de segurança, o ministério público, os sistemas de proteção e ...

SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA JUSTIÇA: como surgiu, atuação, instituições...

34 questões relacionadas encontradas

Qual é a função do Poder Judiciário?

A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.

Como surgiu o Serviço Social no campo Sociojuridico?

O termo "sociojurídico" foi vinculado pela primeira vez ao Serviço Social brasileiro no momento de composição do número 67 da revista Serviço Social & Sociedade, editada em setembro de 2001, quando inaugurava‑se a série de Números Especiais desse periódico.

Qual a diferença entre competência é atribuição do assistente social?

37). Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.

Qual o papel do assistente social na sociedade em que vivemos?

As atribuições do assistente social estão diretamente ligadas a questões de saúde, educação e direitos humanos. Esse profissional é responsável por assegurar o bem-estar de indivíduos e grupos. Seja no âmbito físico, psicológico ou social. ... Afinal, tudo está interligado como um grande estudo de análise social.

O que um assistente social pode trabalhar?

Quem escolhe Serviço Social, poderá trabalhar tanto nas empresas públicas quanto nas privadas, além poder atuar em cooperativas ou organizações não governamentais.

Como o assistente social deve relacionar o seu trabalho profissional com a garantia dos direitos humanos?

A autonomia do profissional, dessa forma, não é plena, é “relativa”. (IAMAMOTO, 2006). Com relação à esfera jurídica, os assistentes sociais realizam seu trabalho na perspectiva do acesso aos direitos e a justiça, buscando a superação das legislações postas, atuando no cotidiano das classes subalternas.

Qual a importância do profissional do Serviço Social para a garantia do Estado Democrático de Direito no Brasil?

A finalidade do profissional é a garantia de direitos, a emancipação política e humana, é a construção de uma nova ordem societária, é o fortalecimento da cidadania e da democracia.

O que o assistente social defende?

Lutar por Direitos, Romper com a Desigualdade como forma de protes- to e indignação diante da barbárie capitalista que reitera a desigualdade social, e defende o fortalecimento dos movimentos sociais or- ganizados em defesa dos direitos da clas- se trabalhadora e de uma sociedade livre e emancipada.

O que é o projeto Ético-político do Serviço Social?

O projeto ético-político no Serviço Social tem como núcleo a liberdade como valor ético central, compromisso com a autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, a defesa intransigente dos direitos humanos, bem como, a defesa radical da democracia e da cidadania.

Como é denominado o assistente social nesse espaço?

Serviço Social (CRESS), em maio de 2004, junto aos assistentes sociais inscritos no CRESS e com registro ativo os quais totalizavam à época um universo de 61.151 profissionais.

O que é o Serviço Social Libertário?

O Serviço Social Libertário é um movimento iniciado por alunas (os) e profissionais de Serviço Social, de diferentes estados do país, insatisfeitas com a doutrinação marxista sustentada pelo nosso curso e que fundamenta uma prática profissional política- ideológica.

Como é o Serviço Social na atualidade?

O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão sócio técnica do trabalho; ou seja, no mundo do trabalho e sua inserção foi resultante das transformações históricas, sociais, políticas e econômicas. E a questão social é matéria prima do trabalho do assistente social.

Como assistente social age?

O assistente social é qualificado para analisar a fundo situações que vemos nos noticiários diariamente e, principalmente, agir diante dos problemas. Pode atuar no setor público ou no privado, no atendimento à população e na formulação e execução de políticas públicas que possibilitem à população acessar seus direitos.

Qual a diferença de atribuições e competências?

Costuma-se dizer que o vocábulo “competência” refere-se à atividade jurisdicional, enquanto “atribuição” diz respeito à ativi- dade administrativa. ... Competência é “Capacidade, aptidão para alguma coisa”.

O que são atribuições?

Significado de Atribuição

Dever que está ligado a um ofício, cargo, trabalho ou função: revisar um texto é a atribuição do revisor; a mais importante atribuição de um advogado é cumprir as leis. substantivo feminino plural Atribuições.

O que é atribuições da profissão?

Atribuições privativas - É a Lei que determina o que o profissional poderá exercer privativamente ou com afinidade a outras profissões, não se tratando de uma escolha discricionária de um ou outro Conselho Federal, ainda que curricularmente o profissional estude a respectiva disciplina no seu curso de formação técnica ...

O que é um estudo social no Serviço Social?

O Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos, familiares e culturais (CFESS, ...

Quem são os assistentes sociais?

Assistentes sociais: quem são? São profissionais que cursaram graduação em Serviço Social (reconhecida pelo Ministério da Educação) e possuem registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que trabalham.

Qual é a função do Poder Legislativo?

É o responsável por produzir as leis que irão orientar nossa sociedade com o objetivo regular a vida em comum. Além disso, cabe ao Poder Legislativo fiscalizar, representar o povo brasileiro, além de sediar os debates de interesse nacional. ... Assim, as duas Casas devem se manifestar sobre a elaboração das leis.

Quem representa o Poder Judiciário?

O Poder Judiciário ou Poder Judicial é constituído por ministros, desembargadores, promotores de justiça e juízes, que têm a obrigação de julgar ações ou situações que não se enquadram com as leis criadas pelo Poder Legislativo e aprovadas pelo Poder Executivo, ou com as regras da Constituição do país.

Artigo anterior
Quais são os principais traços da minha personalidade?
Artigo seguinte
Quantas pessoas tem em uma vila?