O que faz parte do prontuário médico?
Perguntado por: Eva Magalhães | Última atualização: 1. Mai 2022Pontuação: 4.9/5 (51 avaliações)
Prontuário médico é um conjunto de documentos que mostra o histórico de atendimentos de saúde de um paciente. Atestados, laudos de exames e prescrições médicas são exemplos de registros que devem ficar arquivados no prontuário médico.
O que contém no prontuário médico?
O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...
O que não pode ter no prontuário do paciente?
- Escrever à lápis.
- Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
- Deixar folhas em branco.
- Fazer anotações que não se referem à paciente.
Qual a ordem do prontuário?
§ 1º - O prontuário deve conter os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina.
Quais são os tipos de prontuários?
Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.
Prontuário Médico: o que é e para que serve?
Quais são os tipos de prontuário eletrônico?
- 1 – Prontuário eletrônico com base de dados local. ...
- 2 – Prontuário eletrônico híbrido. ...
- 3 – Prontuário eletrônico em nuvem.
Quais os tipos de prontuários encontrados nas unidades hospitalares?
- Prontuário físico. O prontuário físico é o modelo tradicional, também conhecido como prontuário de papel. ...
- Prontuário Eletrônico de Paciente. ...
- 2.1 Prontuário Eletrônico do Cidadão.
Como fazer um prontuário corretamente?
- Crie um prontuário para cada paciente. O prontuário consiste em um documento individual. ...
- Preencha os dados de identificação com o máximo de informações. ...
- Tenha esmero na realização da anamnese. ...
- Faça notas de evoluções diárias. ...
- Elabore o sumário de transferência.
Como deve ser um prontuário?
Significado de Prontuário
substantivo masculino Lugar onde se arrecada qualquer coisa de que se venha a precisar. Livro com a matéria resumida e de modo que facilmente se pode consultar; manual. [Brasil] Ficha policial etc., com os antecedentes de uma pessoa.
Como preencher o prontuário do paciente?
Dados de preenchimento obrigatório no prontuário do paciente
São eles: identificação do paciente: nome completo, data de nascimento (dia, mês e ano com quatro dígitos), gênero, naturalidade, endereço completo (nome da via pública, número, complemento, bairro/distrito/município, estado e CEP) e nome da mãe.
Quais os critérios para se ter acesso ao prontuário do paciente?
Nos casos de solicitações judicial, policial ou de convênios médicos e companhias de seguro, o prontuário só pode ser fornecido mediante autorização do paciente ou responsável legal. Porém, em casos judiciais, convoca-se uma equipe de perícia médica que pode ter livre acesso aos documentos.
Pode rasurar prontuário?
O prontuário pertence ao médico e ao paciente, a utilização deste meio marcador pode rasurar o documento levando a risco de perda de histórico do paciente.
Quais os principais problemas encontrados no preenchimento do prontuário?
O papel é uma matéria prima bastante vulnerável. Significa dizer que seus prontuários podem facilmente serem rasurados, rasgados, destruídos por traças ou até mesmo sumirem. E na ocorrência de qualquer um destes 4 (quatro) danos, as importantes informações dos seus pacientes irão desaparecer.
Quem pode ter acesso ao prontuário médico?
O médico ou a instituição de saúde não podem restringir o acesso do paciente (ou do representante legal) à cópia do seu prontuário médico. Essa norma está descrita no artigo 88 do Código de Ética Médica.
Quais documentos fazem parte do prontuário do aluno?
- Confecção do Histórico Escolar de conclusão do curso.
- Inclusão de concluintes no sistema pelo Secretário de Escola.
- Ratificação dos concluintes no sistema pelo Diretor de Escola.
- Impressão das listas do sistema com os alunos incluídos e ratificados.
Qual o valor legal do prontuário do paciente?
O prontuário do paciente é um documento individualizado e sigiloso, amparado pelos preceitos éticos e legais, e os registros ali contidos são extremamente relevantes ao paciente e aos profissionais envolvidos nessa assistência.
Como fazer uma boa evolução médica?
Comece com um cabeçalho básico. A - Nome, idade, Data da internação, Qual dia de internação, diagnóstico ou qual PO de qual cirurgia. B - Fale sobre como o paciente evoluiu da última visita até agora. C - Fale quais medidas foram feitas para melhorar a intercorrência que aconteceu.
O que deve constar no prontuário psicológico?
Segundo a Resolução 01/09 do CFP, que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos, o prontuário tem por objetivo contemplar de forma sucinta o trabalho prestado, a descrição e a evolução do caso e os procedimentos técnico-científicos adotados.
Como organizar um prontuário médico?
- Digitalize os documentos. ...
- Faça uma escala de prioridades das informações. ...
- Escolha um sistema para organizar os prontuários. ...
- Adote um protocolo e treine os funcionários. ...
- Atenção ao local de armazenamento. ...
- Escolha um sistema seguro.
Como devem ser as informações no prontuário eletrônico?
O mesmo artigo estabelece a ordem em que as informações devem ser registradas no prontuário: Anamnese e exame físico; Folhas de prescrição e de evolução exclusiva para médicos e enfermeiros; Folhas de assentamento evolutivo comum para os demais profissionais.
O que é um prontuário de enfermagem?
O prontuário é um suporte essencial para a prestação de cuidados de saúde, sendo protegido pelo sigilo médico. Quando preenchido de maneira completa e correta, esse documento simplifica a identificação de doenças, riscos no tratamento e a escolha da abordagem mais adequada a cada paciente.
O que deve constar no prontuário do paciente CFM?
§ 1º O prontuário deve conter os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina.
O que é o prontuário eletrônico do paciente?
O prontuário eletrônico do paciente (conhecido como PEP) é uma ferramenta que moderniza o acesso às informações e histórico de saúde de um paciente. Ele tem como base a definição do Conselho Federal de Medicina sobre prontuário, que o define como um documento com todos os dados clínicos de uma pessoa.
Qual prontuário eletrônico escolher?
Essas opções são os módulos. Logo, o melhor prontuário eletrônico é aquele modular e em tela única. Dessa forma, você garante que os profissionais médicos de sua clínica terão todas as informações em apenas uma tela. A seleção de módulos por especialidade facilita a utilização do prontuário.
Qual a diferença entre o prontuário de papel e o eletrônico?
Validade Jurídica – O uso prontuário de papel apresenta valor documental e pode ser utilizado como prova jurídica. Vale ressaltar, no entanto, que o prontuário eletrônico, ao contrário do que muitos possam pensar, possui características muito similares ao convencional no que diz respeito aos aspectos legais.
Quem ficou afastado na pandemia tem direito a 13o?
Como consultar o Auxílio Gás pelo CPF?