O que faz parte do passivo circulante?
Perguntado por: Isabel Antunes Soares | Última atualização: 20. März 2022Pontuação: 4.6/5 (46 avaliações)
O que é passivo circulante? ... Em outras palavras, todas as obrigações financeiras com prazo inferior a um ano, são consideradas passivo circulante. Alguns exemplos são: contas a pagar, matéria-prima, empréstimos e impostos. É importante notar que o exigível a curto prazo não é constituído somente das dívidas da empresa.
Quais as contas que fazem parte do passivo circulante?
Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.
Quem faz parte do ativo circulante?
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
É característica de um passivo circulante?
Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.
Quais são as principais características do ativo circulante?
O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os títulos negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados ...
O que é Passivo Circulante? | Treinamento de Fundamentos Ep. 15!
Quais são as principais características de um passivo?
O conceito de passivo envolve todas as obrigações, dívidas e os deveres financeiros de uma empresa. Quando consideramos o patrimônio da organização – e seu Balanço Patrimonial -, os passivos são apresentados como a conta credora, ao contrário dos ativos, que formam a conta devedora.
Como identificar o ativo circulante?
Para saber o quanto a empresa possui de ativo circulante, deve-se somar os seguintes itens: dinheiro + equivalentes em dinheiro + inventário + recebíveis + títulos negociáveis + despesas antecipadas + outros ativos líquidos – valores esses que aparecem no Balanço Patrimonial da organização.
Quais as contas do ativo circulante e não circulante?
Qual a diferença entre essas categorias de ativos? ... Desse modo, o ativo circulante é aquele com maior grau de liquidez, ou seja, pode ser convertido em dinheiro em menos tempo. Já o ativo não circulante é aquele com menor grau de liquidez, ou seja, variam de médio a longo prazo para se converterem em dinheiro.
Quem são classificadas no ativo não circulante?
...
São elas:
- Realizável a Longo Prazo;
- Investimentos;
- Imobilizável;
- Intangível.
São exemplos de contas do passivo?
...
O que são contas a pagar?
- aluguel;
- água;
- luz;
- telefone;
- internet;
- impostos;
- fornecedores;
- salário dos funcionários;
Quais as contas do Passivo Não Circulante?
Passivo não circulante representa todas as contas a pagar no longo prazo, por exemplo, empréstimos, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios.
Quais são as contas classificadas no passivo não circulante?
- Financiamento e empréstimos de instituições financeiras;
- Debêntures à pagar;
- Fornecedores de equipamentos de grande porte.
- Empresas controladas;
- Provisão para imposto de renda diferido;
- Financiamentos (LP) a longo prazo;
- Fornecedores (LP);
- Provisão de contingência trabalhista;
Pode ser considerado como uma conta contábil do ativo não circulante?
O que é ativo não circulante? Já no ativo não circulante se encontra o grupo das contas contábeis com os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro, mas com um prazo maior de 12 meses de realização, como a intenção de venda de móveis, computadores, etc.
São exemplos de investimentos permanentes classificados no ativo não circulante?
Entram nesse tipo de ativo as aplicações de caráter variável, como ações, bitcoins, moedas, derivativos ou commodities. Bens físicos e que possam ser alvo de especulação também compõem essa categoria de ativos.
O que é considerado ativo circulante?
O ativo circulante são os bens e direitos de uma empresa, que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Sendo assim, dentre os ativos de uma empresa, os ativos circulantes são os que possuem maior liquidez e, por isso, são conhecidos como ativos realizáveis a curto prazo.
Como calcular o ativo circulante e o passivo circulante?
Existe uma relação importante entre as somas de ativo circulante e passivo circulante, e essa relação acontece da seguinte forma: Soma de ativo circulante maior do que a soma de passivo circulante: A empresa apresenta recursos para cumprir com suas obrigações de curto prazo.
Qual a fórmula do CCL?
O cálculo para determinar o CCL é muito simples, e é realizado através da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. Vale lembrar que também é muito importante observar o índice de capital de giro.
Quais são os tipos de passivo?
...
Lista de passivos não circulantes:
- Títulos pagáveis.
- Notas de longo prazo a pagar.
- Passivos fiscais diferidos.
- Hipoteca a pagar.
- Arrendamentos de capital.
O que significa ser uma pessoa passiva?
Sem iniciativa nem vontade; apático, indiferente: passiva diante da tragédia. [Filosofia] Sem liberdade, vontade própria ou livre-arbítrio. substantivo feminino [Gramática] Diz-se da oração (voz ou aspecto) em que o verbo, cujo sujeito está relacionado, é o paciente e não o agente da ação; voz passiva.
Quais são os bens intangíveis?
O que são Bens Intangíveis? Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.
Qual o valor do ativo não circulante?
Os ativos não circulantes são os investimentos de longo prazode uma empresa cujo valor total não será realizado no período de um ano. Normalmente têm uma baixa liquidez, o que significa que esses recursos não podem ser facilmente convertidos em dinheiro.
Para que serve o ativo não circulante?
Ativo Não Circulante é um termo utilizado na contabilidade e no mercado financeiro para designar todos ativos de uso de uma empresa que não são facilmente ou imediatamente liquidados.
Quais são as contas do ativo?
- Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
- Máquinas e Equipamentos. ...
- Móveis e utensílios. ...
- Veículos. ...
- Ferramentas. ...
- Equipamentos de informática. ...
- Imobilizado em andamento.
Qual o critério para uma obrigação seja classificada no passivo não circulante?
Passivo Não Circulante: são todas as obrigações que possuem vencimento após o período de 1 ano, ou seja, 12 meses após a data do balanço; até o final do exercício seguinte. ... Isso porque o bem só foi benéfico em um determinado período de tempo, estando sujeito à devolução se tornou uma obrigação.
São contas do passivo circulante exceto?
Representam contas do Passivo Circulante, exceto: Salários a Pagar. Provisões e Encargos das Provisões. Empréstimos de Longo Prazo. Fornecedores.
Quais os componentes celulares de eucariontes?
O que é a pílula monofásica?