O que faz o fogo queimar?

Perguntado por: Raúl Matos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (63 avaliações)

1. O fogo é resultado de uma reação química provocada por três ingredientes: oxigênio, combustível e calor. Quando eles se juntam, o oxigênio reage com o combustível numa violenta oxidação chamada de combustão.

Por que o fogo nos queima?

O fogo é constituído de uma mistura de gases em alta temperatura. A luminosidade vista e o calor são provenientes da reação entre o combustível (madeira, papel, plástico, gasolina) e o comburente (oxigênio), uma reação de oxidação desencadeada por uma energia inicial, chamada temperatura, calor ou ponto de ignição.

O que cria o fogo?

O fogo surge da combinação simultânea de um combustível, o calor e o oxigênio. Quando uma substância combustível se aquece, em determinada temperatura crítica, ela se inflamará e continuará queimando enquanto houver combustível, temperatura adequada e oxigênio no ambiente.

Qual a substância capaz de queimar e alimentar o fogo?

Há outros gases que podem comportar-se como comburentes para determinados combustíveis, no entanto, na maioria do casos, o mais comum é o oxigênio. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão.

Qual elemento alimenta o fogo?

O oxigênio é o principal comburente. É o elemento que serve para iniciar à combustão. Inicialmente, o fogo começa pequeno, mas o seu combate exige uma ação rápida e eficiente.

Por que o fogo queima?

35 questões relacionadas encontradas

Qual é o alimento básico do fogo?

O oxigênio é o principal comburente. Elemento que serve para iniciar a combustão. Suprimindo-se deste triângulo, um dos seus lados, elimina-se o fogo.

Quais são os 4 elementos que compõem o fogo?

Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.

Como é que surgiu o fogo?

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

Quais materiais são utilizados na atualidade para produzir o fogo?

O calor de ignição necessário para se iniciar o fogo, na prática é dado por uma fonte de calor como uma faísca, um fósforo, um raio, etc.
...
  • Sólidos: carvão, madeira, pólvora, etc.
  • Líquidos: gasolina, álcool, éter, óleo, etc.
  • Gasosos: metano, etano, etileno, etc.

Por que o papel pega fogo?

Papel pega fogo, mas não queima. ... Ocorre a combustão do álcool, uma reação exotérmica, ou seja, é liberado calor. Ao mesmo tempo em que ocorre a combustão do álcool, ocorre a absorção deste calor pela água, não existindo calor suficiente para que o papel seja queimado (carbonizado).

Porque o fogo apaga sem oxigênio?

O fogo é resultado de uma reação química provocada por três ingredientes: oxigênio, combustível e calor. Quando eles se juntam, o oxigênio reage com o combustível numa violenta oxidação chamada de combustão. Oxidação é quando os átomos do gás oxigênio (O2) se separam para se combinar com outros elementos químicos.

Quais são os itens para gatilho de um incêndio?

Os agentes mais empregados na extinção de incêndios e que possivelmente teremos que utilizar em caso de incêndios são: água, espuma(química e mecânica), gás carbônico e pó químico seco, agentes alogenados (Halon), agentes improvisados como areia, cobertor, tampa de vasilhame, etc, que normalmente extinguem o incêndio ...

Como fazer fogo com produtos químicos?

Fogo com produtos químicos

Amasse o comprimido de permanganato de potássio em cima de uma folha de árvore, ou mesmo em cima de uma pedra. Vá friccionando esta mistura lentamente, (preferencialmente com o cabo de seu canivete ou faca. Caso tenha à mão, utilize uma pedra com uma superfície relativamente lisa.

Quando o homem criou o fogo?

A história do fogo

Segundo pesquisas arqueológicas, os povos primitivos começaram a produzir fogo no período neolítico. Ou seja, aos 7 mil anos a.C. Mas não foi fácil, pois eles precisaram usar tipos diferentes de pedras até encontrarem as melhores para produzir as chamas.

Como se fazia fogo antigamente?

O Homem sempre necessitou do fogo para se aquecer, cozinhar, iluminar e se proteger. Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor.

Como a descoberta do fogo mudou a vida do homem?

Em milhares de anos utilizando o fogo, o homem conseguiu produzir diversos materiais (metálicos, cerâmicos) que impulsionaram o desenvolvimento civilizatório. Com o advento da máquina a vapor, usando o fogo como fonte de energia, ocorreu o grande processo de industrialização que nos levou ao atual estágio tecnológico.

O que é um princípio de incêndio?

Princípio de incêndio - É o incêndio de mínimas proporções, embrionário, e que pode ser facilmente extinto pela utilização de um ou mais aparelhos extintores portáteis.

É possível ter fogo sem oxigênio?

Não é possível ter-se uma combustão completa em sistema aberto, pois a disponibilidade de gás oxigênio é sempre elevada. Em alguns túneis de grandes metrópoles existem placas orientando que se desligue o motor e se feche os vidros dos automóveis em caso de congestionamento.

É possível pegar fogo no mar?

O ano é 2021 e imagens do mar pegando fogo são registradas no Golfo do México. Isso aconteceu na superfície do oceano, a oeste da península mexicana de Yucatán, devido ao vazamento em oleodutos submarinos da companhia estatal mexicana de petróleo, nesta sexta-feira (2/7).

Como se faz o fogo grego?

A composição do fogo grego permanece matéria de especulação e debate, com propostas que incluíram combinações de resina de pinheiro, nafta, cal, enxofre ou salitre. O uso bizantino de misturas incendiárias distinguia-se pelo uso de bocais pressurizados, ou sifão (siphōn), para atirar o líquido sobre o inimigo.

Como criar uma faísca?

Como fazer: Tenha um bom canivete ou uma faca de camping, separe a palha vegetal seca e, com a pederneira e seu canivete ou faca em mãos, faça um movimento como se estivesse afiando a lâmina da ferramenta. Isso resultará em muitas faíscas que cairão na palha seca e iniciarão o fogo.

Qual equipamento deverá ser utilizado em princípios de incêndio?

Os extintores de incêndio são os mais conhecidos equipamentos de combate ao incêndio, e também os mais acessíveis. Um extintor de incêndio pode ser de água, gás carbônico, espuma ou pó químico e cada um é indicado para um tipo de incêndio.

Quais são os três principais métodos de combate a incêndio?

Métodos de Extinção do Fogo – Combate a Incêndio
  • 1.1 EXTINÇÃO POR RESFRIAMENTO. Este métodos de extinção do fogo consiste na diminuição da temperatura e, consequentemente, na diminuição do calor. ...
  • 1.2 EXTINÇÃO POR ABAFAMENTO. ...
  • 1.3 EXTINÇÃO ISOLAMENTO. ...
  • 1.4 EXTINÇÃO QUÍMICA.

Quais as formas de combate a incêndio?

Veja como:
  1. Eliminando o calor: Um dos principais meios de combater um incêndio é por meio do resfriamento, diminuindo a temperatura. ...
  2. Eliminando o combustível: Isso é feito por meio da retirada do material do local. ...
  3. Eliminando o comburente:

Artigo anterior
Quem faz parto e obstetra?
Artigo seguinte
Pode hidratar o cabelo depois de pintar?