O que faz a gasolina aditivada?

Perguntado por: Alice Mariana Costa de Paiva  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (66 avaliações)

Os aditivos lubrificantes e detergentes dispersantes que compõem a gasolina aditivada proporcionam um motor livre de resíduos. Ao evitar o acúmulo de carbonização, ela gera economia de combustível. Assim, são seus benefícios: ... Promove redução de atrito no sistema (consequentemente, menos combustível será consumido).

O que acontece e se misturar gasolina comum com aditivada?

É permitido misturar gasolina comum à aditivada? Sim. O motor não é prejudicado com essa mistura. No entanto, o que pode ocorrer é uma diluição dos aditivos e assim não seja feita a limpeza do motor, que é a função dessas substâncias.

Pode usar gasolina aditivada sempre?

Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. Além das gasolina aditivadas Shell V-Power e Ipiranga DTClean há também a Petrobrás Grid. Qualquer das três pode ser usada, indistintamente.

É bom abastecer com gasolina aditivada?

Para evitar que a gasolina estrague no tanque, é legal usar a aditivada. ... Gasolina aditivada é vantajosa para o seu carro e a diferença de preço vale os benefícios que ela traz para o motor. E nunca é demais lembrar que gasolina aditivada não elevará a potência do seu carro.

Qual a desvantagem de usar gasolina aditivada?

Algumas das desvantagens da gasolina aditivada são: Valor mais alto que o valor do etanol e da gasolina comum; Um dos maiores poluentes do meio ambiente.

MITOS E VERDADES SOBRE A GASOLINA ADITIVADA

34 questões relacionadas encontradas

É verdade que a gasolina aditivada rende mais que a comum?

É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.

É melhor abastecer com gasolina comum ou aditivada?

A gasolina aditivada se mostra a melhor opção para dirigir dentro das cidades, visto que o veículo tende a ficar parado muito tempo no trânsito, o “detergente” presente no combustível se encarrega de limpar bicos injetores, velas, válvulas de admissão e a câmara de combustão.

Quantas vezes usar gasolina aditivada?

"O uso contínuo de gasolina aditivada minimiza a possibilidade destes problemas, pois contém detergentes que diluem a sujeira e limpa o motor, e além disso, o tempo de oxidação é mais longo", comenta Pereira. Sendo assim, a melhor recomendação para uso da gasolina comum é quando o uso será contínuo.

Porque a Honda não recomenda gasolina aditivada?

A Honda recomenda o uso de gasolina comum em todas as suas motocicletas, uma vez que desenvolve os motores e homologa suas motos para rodar com a gasolina comum, sem aditivo. ... Outra razão dada pela Honda é que a gasolina aditivada costuma ser alvo de adulteração por ser mais cara e rentável.

Qual a validade da gasolina aditivada?

A durabilidade média da gasolina comum, em tanques de postos de combustível, em boas condições de armazenagem (sem infiltrações e contaminações) pode chegar a 6 meses. Para a gasolina aditivada esse tempo pode ser superior a 10 ou 12 meses, sob as mesmas condições de armazenagem anteriores.

Pode misturar gasolina aditivada de marcas diferentes?

Ou seja, posso abastecer com combustível Ipiranga e misturar com Shell ou Petrobras, seja etanol ou aditivada. Olhe, Fábio, a gasolina comum é fornecida pela Petrobras para todas as distribuidoras, por isso não deve haver diferenças nesse combustível comercializado nos postos de diferentes bandeiras.

Pode colocar gasolina comum no reservatório?

Qual é a gasolina indicada para se colocar no tanquinho de partida a frio dos carros flex? A resposta é: qualquer uma! Pode ser a comum, aditivada, premium, a Podium a Octapro… ... Porque essa gasolina não vai interferir no comportamento do motor.

Pode usar gasolina aditivada na 160?

"O consumidor não tem nada a perder usando a gasolina aditivada, apesar de ser mais cara. Ela limpa o motor e tem maior durabilidade", reforça Ramos. Quando questionado se o dono de uma Yamaha NMax 160 pode usar a comum, o instrutor técnico da Yamaha diz que não há problema.

Qual é a melhor gasolina para moto carburada?

A gasolina aditivada é a melhor escolha, já que muitas vezes tem o mesmo preço da comum e ainda limpa o motor. Comum só em emergências na estrada, e mesmo assim cuidado com a "cara" do posto, pois infelizmente a gasolina adulterada é uma realidade.

Qual a melhor gasolina V-power ou Grid?

A gasolina Petrobras Grid é a gasolina aditivada da Petrobras, trazendo, supostamente, os mesmos benefícios que a Shell V-Power. Além disso, ela tem um teor reduzido de enxofre na sua fórmula, que resulta em menor emissão de poluentes.

O que acontece se colocar gasolina aditivada em motor 2 tempos?

O óleo 2 tempos deve ser para motores refrigerados a ar e ter classificação segundo norma internacional API TC ou JASO FC (Ipiranga ou Lubrax). ... Não usar gasolina aditivada pois prejudica o motor e perde a garantia; Misturar o óleo à gasolina na proporção 30 de gasolina para 1 de óleo usando frasco dosador CID(20).

Qual melhor aditivada ou comum?

Qual a melhor? Gasolina aditivada ou comum? Como explicado acima, a gasolina aditivada já conta com propriedades dispersantes e detergentes que não deixam que depósitos carboníferos se formem dentro do motor, evitando que o propulsor perca desempenho. Por essa razão, é superior à comum.

Qual a melhor gasolina para se usar?

Se for um carro normal, sem elevado desempenho, de qualquer procedência, a gasolina aditivada é suficiente. Para esportivos com motor de compressão mais elevada, como Porsche, Ferrari, Mercedes AMG, BMW “M”, Audi RS, etc, recomenda-se a gasolina premium para máximo rendimento.

Qual gasolina compensa mais?

Se for 74% ou mais, use gasolina.) Veja, passo a passo, como fazer o cálculo para saber qual combustível é mais vantajoso: Divida o desempenho do etanol pelo desempenho da gasolina (se seu carro faz 7,3 km/litro com etanol e 10 km/l com gasolina, você deve dividir 7,3 por 10, que é igual a 0,73 ou 73%.

Pode colocar aditivo na moto?

O aditivo para moto, além de ser usado no radiador e na gasolina, pode ser aplicado no óleo do motor e na embreagem. Geralmente, usa-se o mesmo aditivo no óleo do motor, na embreagem e no câmbio. ... Sendo assim, a proporção usada é para o motor de um carro, não de uma moto.

Pode misturar gasolina aditivada com álcool na moto?

É possível e, inclusive, recomendado por algumas montadoras, como Honda e Yamaha, misturar gasolina e álcool no tanque da moto. Isso ocorre porque, em geral, as motocicletas, diferentemente dos carros, não contam com um tanque de sistema de partida a frio ou auxiliar de partida equivalente.

É necessário colocar gasolina no reservatório de partida a frio?

Dessa maneira, o tanque da partida a frio deve sempre estar abastecido com gasolina, que tem o ponto de fulgor (menor temperatura em que um combustível libera vapor) muito menor do que o álcool.

Qual gasolina devo usar no reservatório de partida a frio?

Caso julgue necessário enriquecer a mistura para a partida a frio, utiliza, então, um pouco da gasolina presente no tanquinho. Por isso, ele sempre deve conter combustível novo. E de boa procedência. Especialistas recomendam gasolina premium.

Qual gasolina usar no reservatório de partida a frio?

A gasolina aditivada também acaba sendo melhor para o abastecimento do tanquinho de partida a frio – que é abastecido com gasolina, esta utilizada para ajudar o carro abastecido com etanol a dar partida em dias com temperaturas mais baixas.

Artigo anterior
Como está o agronegócio brasileiro nos dias de hoje?
Artigo seguinte
Qual a melhor época para pegar enxame de abelha?