O que falar em reunião de professores?
Perguntado por: Mafalda Alexandra Pinto Martins Vicente | Última atualização: 13. August 2024Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)
- Materiais necessários para o período letivo.
- Necessidades estruturais da escola para garantir o ensino de qualidade.
- Uso da tecnologia para melhorar a gestão pedagógica e o ensino.
- Ações e eventos a serem realizados durante o ano.
- Satisfação da equipe.
O que abordar na reunião de professores?
A pauta deve considerar o tempo programado de reunião e conter um objetivo principal a ser atingido, deixando claro o que é esperado do corpo docente e dos alunos. Outros objetivos podem surgir a partir do objetivo principal, mas o essencial é manter o foco durante a reunião.
Como faço a abertura de uma reunião com os professores?
Inicie a reunião acolhendo todo o corpo docente, apresentando os novos integrantes da equipe, falando sobre aspectos positivos e abrindo espaço para que os professores da casa discorram sobre seus bons momentos em sala de aula. Isso será bastante inspirador para os que estão chegando.
O que é falado em uma reunião pedagógica?
A reunião pedagógica é um encontro realizado entre profissionais da escola e tem como objetivo discutir temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem. Nessas reuniões, é possível analisar resultados de avaliações e definir ações para melhoria da instituição de ensino.
O que falar na primeira reunião pedagógica?
Introduções feitas, o assunto inicial da primeira reunião pedagógica do ano letivo deve ser relembrar a reunião anterior. É importante consultar a ata e os objetivos propostos para ela e retomá-los. Nesse momento faz-se uma avaliação das metas definidas no último encontro e o que foi feito para atingi-las.
Como organizar: Formação de Professores e Reuniões Pedagógicas?
Como fazer o acolhimento dos professores?
- 1 - Apresentação do diretor. ...
- 2 - Reunião de boas-vindas. ...
- 3 - Jogo de perguntas e respostas. ...
- 4 - Roda de brainstorming. ...
- 5 - Mesa redonda sobre temas atuais. ...
- 6 - Exposição de projetos. ...
- 7 - Jogo de adivinhação. ...
- 8 - Questionário do desconhecido.
O que o professor deve falar na primeira reunião de pais?
- notas,
- avaliações,
- comportamento em sala de aula,
- participação nas atividades acadêmicas,
- realização dos deveres de casa etc.
Como avaliar os professores?
- didática e competência pedagógica;
- atualização de conhecimento constante;
- engajamento com a comunidade escolar;
- inteligência emocional;
- capacidade de motivar os alunos;
- características como ética, inclusão, comprometimento e disponibilidade para ajudar os alunos.
O que o coordenador deve fazer no primeiro dia de aula?
Acompanhar o aprendizado e ensino dos alunos:
Em um primeiro momento, o coordenador pedagógico deve estar sempre em dia com o acompanhamento dos portfólios dos alunos. Afinal, eles demonstram o reflexo da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem aplicados pelo docente.
Como fazer o planejamento de uma reunião?
- Tenha claros seus objetivos com a reunião. ...
- Defina uma pauta de assuntos que devem ser tratados. ...
- Defina um tempo para tratar cada assunto. ...
- Escolha as pessoas mais indicadas para tratar dos assuntos propostos. ...
- Evite distrações e se atente ao horário e tempo de duração.
Como iniciar uma reunião pedagógica?
- Garanta uma boa preparação para toda reunião pedagógica.
- Mantenha o foco.
- Estabeleça regras “sem multitarefa”
- Crie um espaço para as pessoas se expressarem.
- Estabeleça a regra “uma conversa de cada vez”
O que anotar em uma reunião?
As anotações devem conter quaisquer decisões tomadas durante a reunião, tarefas que precisam ser concluídas e perguntas que ficaram sem resposta. Se possível, atribua colegas de equipe e adicione datas de conclusão para as ações a realizar, de maneira a manter a responsabilização bem definida.
Como fazer uma primeira reunião?
- Por que você deve saber como iniciar uma reunião.
- Como fazer boas reuniões no geral.
- Defina os objetivos da reunião de forma bem clara.
- Limite os participantes.
- Determine um prazo para a duração da reunião.
- Escolha um local adequado.
Como fazer uma ata de reunião pedagógica?
- Data, local e horário são fundamentais. ...
- Em seguida cite todas as pessoas presentes e seus respectivos cargos. ...
- Comece a pauta para reunião colocando todos os assuntos e temas que serão discutidos;
Quais estratégias podem facilitar a aprendizagem e a atenção?
- Levantamento de conhecimentos prévios.
- Prática de recuperação de conhecimentos.
- Promoção de debates.
- Técnica SQA.
- Problem Based Learning (PBL)
- Criação de técnicas de memorização.
- Memorização prolongada.
- Práticas de atenção plena.
Como ajudar o professor em sala de aula?
- Auxilie no planejamento. Se um professor procurar você dizendo que tem dificuldade para lecionar, sente-se com ele e analise o que pode ser feito. ...
- Estimule o trabalho em equipe. ...
- Seja acessível. ...
- Ofereça treinamentos.
Quais são os três pilares da coordenação pedagógica?
Como é possível perceber, essa função é bem complexa e demanda bastante dos educadores que a ocupam. Para isso, existem três princípios básicos que guiam a atuação de um coordenador: formar opinião, articular relacionamentos e transformar o ambiente.
Como fazer uma boa acolhida?
Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Procure acolher e atender às diferentes necessidades das crianças, emocionais e físicas, pois esse momento pode gerar ansiedade, medo e insegurança, mas também muito entusiasmo e curiosidade.
Como deixar a aula mais divertida?
- Aula divertida conectando o conteúdo com as experiências reais. ...
- Aula divertida com recursos educacionais atrativos. ...
- Aula divertida com memes. ...
- Promova a comunicação com plataformas dinâmicas. ...
- Promova o protagonismo dos alunos. ...
- Aposte na gamificação.
Como saber se um professor é bom?
- Saber explicar bem os conteúdos. ...
- Propor diferentes atividades nas aulas. ...
- Conviver, respeitar o aluno e cuidar da sua individualidade. ...
- Acompanhar alunos com dificuldade de aprendizagem. ...
- Ser um mentor para os alunos descobrirem seus interesses e talentos.
Como avaliar um professor ruim?
- Questões burocráticas vêm antes do conteúdo das aulas. ...
- Falta de planejamento. ...
- Diálogo dificultado com alunos e pais. ...
- Conteúdo desatualizado. ...
- Atitude combativa com os alunos. ...
- Jogar a responsabilidade da aprendizagem para a família.
Como descrever o trabalho de um professor?
Entre suas atividades pedagógicas, o professor pode aplicar provas e trabalhos com o objetivo de avaliar o ensino-aprendizagem, elaborar conteúdos e métodos que facilitem o aprendizado, aplicar atividades em grupo que estimulem o trabalho em equipe, o respeito e a convivência com as diferenças pessoais.
Como falar em uma reunião?
- Por Reinaldo Polito. ...
- 1 – Diga logo o que irá falar. ...
- 2 – Esclareça qual o problema. ...
- 3 – Esteja preparado para as objeções. ...
- 4 – Cuidado para não imaginar objeções inexistentes. ...
- 5 – Use um vocabulário apropriado. ...
- 6 – Conheça bem os ouvintes.
Como uma professora deve se apresentar aos pais?
Ouça os pais
Às vezes os pais podem ser superprotetores ou redundantes em seus questionamentos, mas é preciso ter empatia e se colocar em seu lugar. Suas dúvidas, por mais simples que possam parecer, são importantes, e é preciso escutar os seus comentários e receios com atenção.
Como o professor deve conversar com os pais?
Em um diálogo podemos falar mas precisamos ouvir, ouvir os pais, ouvir os professores, uma escuta ativa e sensível e uma fala coordenada”, diz. Para a professora é preciso primeiro escutar atentamente o que a família tem a dizer. “Não é escutar e estar ali só de corpo presente, é ouvir mesmo, com sensibilidade.
Quais frutos do mar é Remoso?
O que fazer quando a vida estiver difícil?