O que falamos sobre o outro revela mais de nós do que do outro?

Perguntado por: Teresa Constança Neto de Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (31 avaliações)

Existe uma frase atribuída a Sigmund Freud, o criador da psicanálise, que traz os seguintes dizeres: "Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo". Se a sentença foi realmente proferida por Freud, não se sabe.

O que quer dizer a frase o que João diz de Pedro quer dizer mais de João do que de Pedro?

“O homem é escravo do que fala e dono do que cala. Quando Pedro me fala de João, sei mais de Pedro do que de João”

O que quer dizer a expressão Freud explica?

A expressão Freud explica: significado está ligado ao fato de que Freud tinha sempre interpretações para muitos fatos da mente, do comportamento humano, da cultura e da vida social. Fenômenos muitas vezes “óbvios” (do cotidiano) ou mesmo fenômenos complexos (como nos sonhos) tinham uma resposta de Freud.

O que defende a teoria de Freud?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Quem foi Freud frases?

  • Quem foi Freud? ...
  • Frases de Freud: “
  • “Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte” ...
  • “O outro desempenha sempre na vida de um indivíduo o papel de um modelo, de um objeto, de um associado ou de um adversário” ...
  • “Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida”

6 Situações Que Revelam Muito Sobre Você

41 questões relacionadas encontradas

Quem foi Freud e quais as suas principais ideias?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.

Quem foi Freud e qual sua importância?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicanalista austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a Psicologia Social contemporânea. Sigmund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao Império Austríaco, no dia 6 de maio de 1856.

Qual é o objeto de estudo da psicanálise?

O objeto de estudo da psicanálise é constituído pelos inconscientes do observador (analista) – que é também instrumento de observação – e do observado (analisando) e, para completar, pela relação recíproca entre os dois.

Qual foi a contribuição de Freud para a psicologia?

Sigmund Freud foi o fundador da psicanálise e da abordagem psicodinâmica da psicologia. Essa escola de pensamento enfatizava a influência da mente inconsciente no comportamento. Freud acreditava que a mente humana era composta de três elementos: o id, o ego e o superego.

Qual é a importância de Freud para as teorias da personalidade?

Freud foi o primeiro a formular o conceito de teoria da personalidade. Ele sistematizou o aparelho psíquico em três categorias: ID, ego e superego. O ID é relacionado aos instintos e funciona por meio de desejos inconscientes.

O que é o ID ego e superego?

Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano.

O que significa a frase quando Pedro fala de Paulo?

Freud disse “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo”, essa frase diz não somente o sentido próprio dela. Diz também que quando falamos do outro, existe algo de muito nosso naquilo.

Quando Pedro fala de Paulo sabe se mais de Paulo do que de Pedro?

Cada um revela um pouco de si mesmo a partir do que identifica no outro. Projetamos nos outros aquilo que está em nós mesmos.

Porque Pedro e Paulo discutem?

Conforme os gentios começaram a se converter do paganismo para o cristianismo, uma disputa surgiu entre os líderes da nascente igreja se eles deveriam ou não observar todos os mandamentos da Lei Mosaica.

Quais as teorias freudianas sobre a psicologia?

Ele acreditava que boa parte daquilo que vivemos — emoções, impulsos e crenças — surge a partir de nosso inconsciente e não é visível pela mente consciente. Lembranças traumáticas, por exemplo, ficam “bloqueadas” na memória de um indivíduo, mas continuam ativas sem sabermos e podem reaparecer em certas circunstâncias.

Qual a importância da psicanálise para a psicologia?

A Psicanálise ganhou tal importância na sociedade por que explica relações e traumas nas diversas esferas da vida do ser humano. ... O Psicanalista é o profissional que conduz esse processo de mudança no alivio de traumas, dores psicológicas da vida do indivíduo como um todo.

Qual é o conceito de psicanálise?

A Psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana, ou em outras palavras, é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais. Fundada por Sigmund Freud, destaca processos mentais inconscientes.

Qual é o método utilizado pela psicanálise?

Na psicanálise são utilizados dois métodos de análises fundamentais para que o resultado da análise seja positivo. Um são as associações livres ou espontâneas e o outro é análise dos sonhos. As associações espontâneas revelam o que está se passando em nosso inconsciente.

Quem foi foi Freud?

Famosa personalidade do século XX, médico neurologista é mundialmente conhecido como pai da psicanálise. Um dos nomes mais influentes e polêmicos do século XX, Sigmund Freud foi um médico neurologista que morou em Viena, capital da Áustria, por quase todos os seus 83 anos de vida.

O que Freud descobriu?

Freud também é conhecido por suas teorias do complexo de édipo e da repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento das psicopatologias, através da escuta do paciente. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana.

Quem é o verdadeiro pai da psicologia?

Wilhelm Maximilian Wundt (1832-1920) foi filósofo, médico e psicólogo alemão, considerado o pai da Psicologia por toda sua contribuição para a área. Depois de estudar Medicina, Wundt trabalhou como um fisiologista na Universidade de Heidelberg e mais tarde na Universidade de Leipzig.

O que é se projetar no outro?

Em psicologia, projecção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra(s) pessoa(s).

É dono do quê cala é escravo do que fala?

O homem é dono do que cala e escravo do que fala.

O que você diz sobre o outro diz mais sobre você?

Porque o que os outros pensam de você, na verdade, diz mais sobre eles do que sobre você, reflete quem eles são, não quem você é. Quando uma pessoa critica alguém sem poder se colocar em seu lugar, sem demonstrar um pouco de empatia e sem tentar entender seu ponto de vista, está realmente expondo seu modo de ser.

Quando falamos do outro existe algo de muito nosso naquilo?

Existe uma frase atribuída a Sigmund Freud, o criador da psicanálise, que traz os seguintes dizeres: "Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo". Se a sentença foi realmente proferida por Freud, não se sabe.

Artigo anterior
Qual é a deficiência S13?
Artigo seguinte
Como comprovar experiência jurídica?