O que fala o Anexo 11 da NR 15?

Perguntado por: Rúben Nelson Soares Castro Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (61 avaliações)

O Anexo XI da NR-15 estabelece os agentes químicos cuja insalubridade é caracterizada por limite de tolerância e inspeção no local de trabalho.

O que é anexo 11?

O anexo 11 dispõe que: a caracterização de insalubridade ocorrerá quando forem ultrapassados os limites de tolerância constantes em seu Quadro 1. E também que todos os valores fixados no Quadro 1 são válidos para absorção apenas por via respiratória.

Qual é a diferença básica entre os Anexos 11 e 13 da NR 15?

A NR-15 – Atividades e operações insalubres – normatiza a exposição através de 14 Anexos. Os Anexos 11 e 13 tratam da exposição a agentes químicos e o Anexo 12 da exposição a poeiras minerais.

O que precisa ser feito se o agente químico estiver marcado na tabela do Anexo 11 da NR 15 como absorção pela pele?

5. Na coluna "ABSORÇÃO TAMBÉM PELA PELE" estão assinalados os agentes químicos que podem ser absorvidos, por via cutânea, e portanto exigindo na sua manipulação o uso da luvas adequadas, além do EPI necessário à proteção de outras partes do corpo. 6.

Quais os agentes químicos constantes no Anexo 11 da NR 15 que possuem indicação de asfixiantes simples?

O Anexo XI da NR 15, excetuando-se o benzeno e os agentes químicos considerados asfixiantes simples (e.g. acetileno, argônio, hélio) possui 193 agentes químicos, os quais foram adotados como a população de trabalho deste artigo.

Vd. 63 - Entendendo a tabela do anexo 11 da NR 15

30 questões relacionadas encontradas

Quais agentes químicos insalubridade?

Agentes químicos: benzeno; arsênico; carvão e poeiras minerais; chumbo; cromo; fósforo; hidrocarbonetos e outros compostos de carbono; mercúrio; silicato; substâncias cancerígenas.

Quais produtos químicos são considerados insalubres?

O anexo 13 da NR 15 define os produtos químicos cuja insalubridade será devida para as atividades listadas no anexo. Os produtos são arsênico, carvão, chumbo, cromo, fósforo, hidrocarbonetos e outros compostos de carbono, mercúrio, silicatos, substâncias cancerígenas e operações diversas.

Qual NR fala sobre produtos químicos?

A NR 32 é explícita na exigência de que os produtos químicos impliquem em riscos à segurança e saúde do trabalhador, tanto para fins de inventário no PPRA quanto para a ficha descrita – itens 32.3.4.1 e 32.3.4.1.1.

Qual NR trata de produtos químicos?

Havendo necessidade de manipulação de produto químico, deve ser disponibilizado pelo empregador, local adequado, conforme exige a NR 32. 32.3.7.1 O empregador deve destinar local apropriado para a manipulação ou fracionamento de produtos químicos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador.

Qual o limite de tolerância?

Limite de tolerância pode ser definido como a concentração ou intensidade em que acontece a exposição a um agente químico, mas de modo que não causará danos à saúde dos trabalhadores durante a vida profissional. Assim, abaixo dele, o colaborador pode exercer normalmente suas funções.

Qual a diferença entre valor máximo e valor teto?

Na coluna “VALOR TETO” estão assinalados os agentes químicos cujos limites de tolerância não podem ser ultrapassados em momento algum da jornada de trabalho. Valor máximo: todas as substâncias tem, mas para chegar a esse valor é preciso acessar o quadro 2, e fazer o cálculo com fator de desvio (Vmax = L.T x F.D).

Como conseguir a licença da Vigilância Sanitária SP?

Como posso ter acesso à legislação sanitária seguida pelo Município de São Paulo? Resp: O acesso poderá ser feito através dos sites: www.anvisa.gov.br;www.cvs.saude.sp.gov.br e www.prefeitura.sp.gov.br/covisa; Consulte também aLei Municipal 13.725/04 (Código Sanitário do Município de São Paulo) no site da prefeitura.

Em que situação as atividades ou operações nas quais os trabalhadores ficam expostos a agentes químicos ocorrerá a caracterização de insalubridade?

1. Nas atividades ou operações nas quais os trabalhadores ficam expostos a agentes químicos, a caracterização de insalubridade ocorrerá quando forem ultrapassados os limites de tolerância constantes do Quadro n.o 1 deste Anexo.

O que diz a NBR 14725?

Esta parte da ABNT NBR 14725 estabelece condições para criar consistência no fornecimento de informações sobre questões de segurança, saúde e meio ambiente, relacionadas ao produto químico.

O que é a NR 32?

É uma legislação do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece medidas para proteger a segurança e a saúde dos trabalhadores de saúde em qualquer serviço de saúde inclusive os que trabalham nas escolas, ensinando ou pesquisando.

Como a NR 32 aborda o risco químico?

As vias de entrada do agente químico no organismo são: digestiva, respiratória, mucosa, parenteral e cutânea. A NR-32 aborda esta situação nos seguintes itens: 32.3.1 Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos utilizados em serviços de saúde.

O que se refere à NR 8?

8.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalhem.

Como saber se um produto químico e insalubre?

Os agentes quantitativos possuem um limite de tolerância e a atividade só é considerada insalubre se a exposição for superior ao limite de tolerância. Além do mais, o INSS e a Justiça realizam diferentes análises de alguns agentes químicos.

Quais produtos de limpeza gera insalubridade?

Produtos de limpeza de uso doméstico, como saponáceos, detergentes, água sanitária e desinfetantes, contêm concentração reduzida desses agentes. A decisão foi unânime. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

O que é um produto insalubre?

Como o próprio nome diz, insalubre é algo não salubre, que não é bom para a saúde, doentio, que pode causar doenças ao trabalhador por conta de sua atividade laboral.

Quais produtos químicos dão direito a aposentadoria especial?

Alguns exemplos desses agentes nocivos são:
  • Agentes Químicos na Aposentadoria Especial: gases, vapores, soda cáustica, ácido clorídrico, chumbo, manganês, entre outros;
  • Os agentes físicos na Aposentadoria Especial (desde que acima do limite permitido): ruídos, frio, calor, vibrações, acima do limite, entre outros;

Quem trabalha com soda cáustica tem direito a insalubridade?

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. O manuseio de soda cáustica por si só não autoriza a incidência de insalubridade. A concentração pequena, discretíssima, não pode ser considerada insalubre.

Quem trabalha com thinner tem direito a insalubridade?

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. THINNER. Comprovado que o autor mantinha contato habitual com thinner, é devido o adicional de insalubridade em todo o período contratual nos termos do Anexo 13 da NR-15 da Portaria nº 3.214/78 do MTE.

Quais as atividades e operações consideradas insalubres?

Perante a lei, são consideradas atividades ou operações perigosas todas aquelas que, pela natureza ou métodos de trabalho, coloquem o trabalhador em contato permanente com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas , ou materiais inflamáveis, em condições de risco acentuado.

Quais são as atividades e operações insalubres?

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES?
  • Ruído continuo ou intermitente;
  • Ruído de Impacto;
  • Exposição ao Calor;
  • Radiações Ionizantes e Não-Ionizantes;
  • Trabalho Sob Condições Hiperbáricas;
  • Vibração;
  • Frio;
  • Umidade;

Artigo anterior
Quanto tempo demora para o organismo produzir sangue?
Artigo seguinte
Quando o dente fica mole quanto tempo para cair?