O que existe na Lua e o que não existe?

Perguntado por: Jorge Gaspar Alves Assunção Monteiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

O nosso satélite não tem atmosfera para proteger o ser humano ou outro ser vivo da exposição direta às radiações solares, como a radiação ultravioleta. Também não existe água e nem vulcões porque, ao contrario da Terra, a Lua tem a parte mais interna em estado sólido (não apresenta magma).

O que é existe na Lua?

A Lua é um corpo diferenciado: a sua crosta, manto e núcleo são distintos em termos geoquímicos. A Lua possui um núcleo interno sólido e rico em ferro com 240 km de raio e um núcleo externo fluido composto essencialmente por ferro em fusão e com um raio de aproximadamente 300 km.

O que já foi encontrado na Lua?

O cubo misterioso que foi encontrado por um rover chinês no horizonte lunar teve sua identidade finalmente revelada. Os cientistas descobriram que se trata de — rufem os tambores — uma pedra.

Tem ar na Lua?

É muito fácil concluirmos que a Lua é “sem ar”, afinal, sua baixa massa não garante uma gravidade suficiente para segurar gases ou partículas como a Terra.

O que tem na Lua hoje?

Lua Crescente

A lua de hoje está 61,02% visível e está crescendo. Faltam 7 dias para a fase Lua Cheia.

A LUA NÃO EXISTE !!! .. É UM REFLEXO !!! OBSERVE E PENSE ..

33 questões relacionadas encontradas

Tem oxigênio na Lua?

O argônio-40, hélio-4, oxigênio e/ou metano (CH4), gás nitrogênio (N2) e/ou monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2) foram identificados por detectores in-situ instalados pelos astronautas do Projeto Apollo.

Porque não dá para respirar na Lua?

A gravidade lunar, seis vezes menor que a da Terra, não consegue prender os gases. “Todos os planetas ou satélites tendem a perder sua atmosfera aos poucos”, explica o astrônomo Augusto Damineli, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo. O hidrogênio não se segura nem por aqui.

Por que não venta na Lua?

Existem dois fatores que impossibilitam o vento na lua. Primeiro, a lua completa uma rotação a cada 27 dias, fazendo com que o movimento dos gases seja nulo; segundo, a lua é pequena e não possui gravidade suficiente para reter gases em sua atmosfera, portanto sem gases não há ventos.

O que foi encontrado no lado escuro da Lua?

O aparelho que chegou ao lado oposto da Lua em 3 de janeiro de 2019 encontrou em setembro daquele mesmo ano uma substância estranha parecida com um gel, que era, na verdade, apenas fragmentos de rocha derretida, segundo um estudo publicado em 2020 na revista Earth and Planetary Science Letters.

Em que camada da Lua foi encontrada água?

No final de 2008, cientistas observaram vapor de água expelido da superfície de Encélado, e, mais tarde, descobriram que esse vapor cai sobre Saturno.

O que a sonda chinesa encontrou na Lua?

China se destaca em nova descoberta na Lua

O rover lunar robótico encontrou um objeto em forma de cubo 80 metros ao norte da cratera Von Kármán no lado escuro da lua. A descoberta disparou o alarme de especialistas após o trabalho da missão Chang'e 4.

O que é que tem dentro da Lua?

Na Lua cheia, a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, ou seja, eles estão alinhados na seguinte ordem: Sol, Terra e Lua. Na lua cheia, a Lua nasce quase na hora em que o Sol se põe, por volta das 18 horas, e ela se põe por volta das 6 horas.

O que existe na superfície da Lua?

A superfície da Lua é de cor de giz e apresenta uma grande quantidade de sedimentos finos produto de inúmeros impactos de meteoritos. Esta camada de solo é chamada de regolito lunar, uma denominação para descrever as camadas de sedimentos produzidas por efeitos mecânicos sobre as superfícies dos planetas.

O que a Bíblia fala sobre a Lua?

Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.

O que são as manchas que tem na Lua?

As manchas escuras da lua são chamadas de "maria".

Isso ocorre porque antigamente astrônomos pensavam que esses pontos eram corpos de água no nosso satélite. Agora, sabe-se que são piscinas de lava que se solidificou para formar basalto, que tem a cor mais escura.

Quantas vezes o homem já foi à Lua?

Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.

Por que colocaram uma bandeira na Lua?

O jornal estatal Global Times descreveu que este ato de hastear a bandeira chinesa na superfíce lunar permitia reviver a "emoção e inspiração" sentidas durante as missões Apollo dos EUA.

Deve ser essa marca na Lua?

Elas são, basicamente, montes lunares, correspondentes aos altos picos que também temos na Terra, como os Pireneus e o Apeninos. Conforme especialistas, as manchas escuras correspondem às áreas de lavas solidificadas na superfície do satélite, da época em que havia vulcões ativos por lá.

Porque uma pegada na Lua não desaparecem?

Em teoria, elas durariam milhões de anos, pois, como não há atmosfera na Lua, por lá não ocorre erosão, seja pelo vento, seja pela chuva. Acontece que, justamente por não ter atmosfera, a Lua é constantemente bombardeada por meteoritos.

Como é possível deixar pegadas na Lua?

O que deixa as pegadas ali é a areia extremamente fina e porosa da Lua. “É um pó muito, muito fino, semelhante ao cimento, à cinza vulcânica ou ao pó compacto que as mulheres usam em maquiagens. Quando você pisa em algo assim, fica uma marca profunda. É por isso que as pegadas se formaram”, afirma o astrônomo.

Porque a Lua não pode ser habitada?

A primeira resposta óbvia é a ausência de atmosfera lunar. A gravidade lá é muito menor que a nossa: a aceleração na superfície é de um sexto dos 9.8 m/seg² da Terra. Da mesma forma, o campo magnético da Lua é apenas um centésimo do nosso, não existindo o geodínamo protetor entre seus polos.

Tem co2 na Lua?

Estudo afirma que a Lua tem “bolsões” de gás carbônico que podem ser usados para gerar combustível e cultivar plantas.

Tem oxigênio no solo?

A aeração do solo é o processo pelo qual os gases, produzidos ou consumidos no solo, são trocados por gases da atmosfera (Phene, 1986). O principal gás consumido é o oxigênio, ao passo que o principal gás produzido é o dióxido de carbono.

Porque não tem oxigênio no espaço?

A baixa pressão do espaço impede que o oxigênio seja dissolvido na corrente sanguínea do ser humano. O ambiente de vácuo produz o mesmo efeito para outros gases, como o nitrogênio. A exposição do ser humano no espaço faz com que pequenas bolhas de nitrogênio sejam formadas em todo o sistema circulatório.

Qual o tipo de solo da Lua?

O regolito, ou solo lunar, é composto de grãos minerais não consolidados, fragmentos de rochas, e combinações destes amalgamados por vidros gerados por impacto. Ele é encontrado em toda a Lua, com excessão das paredes íngremes das crateras e vales.

Artigo anterior
Qual a fase mais importante da adolescência?
Artigo seguinte
O que aconteceu com Maju Coutinho do Jornal Hoje?