O que estuda a epidemiologia?

Perguntado por: Victória Amorim Maia  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

A epidemiologia pode ser definida como o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou das condições relacionadas à saúde em populações especificadas.

O que estuda na epidemiologia?

Uma definição singela da Epidemiologia (entre as inúmeras existentes) apresentada por Rouquayrol (1993) - "ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas ...

Qual é o conceito de epidemiologia?

EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.

Quais são os três principais objetivos da epidemiologia?

estabelecer medidas preventivas; auxiliar o planejamento e desenvolvimento dos serviços de saúde; gerar dados para a administração e avaliação de serviços de saúde; estabelecer critérios para a Vigilância em Saúde.

Quais são os três eixos da epidemiologia?

Avançando no tempo, as bases históricas para a formação da epidemiologia moderna são basicamente três eixos: a clínica, a estatística e a medicina social.

Epidemiologia: Conceitos Fundamentais

24 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais sistemas de informação epidemiológica?

Índice
  • SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO (SINAN)
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE (SIM)
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC)
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES (SIH/SUS)
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES AMBULATORIAIS DO SUS (SIA/SUS)
  • OUTRAS IMPORTANTES FONTES DE DADOS.

Qual o conceito de epidemiologia e como se aplica?

O que é Epidemiologia:

Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde em populações humanas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados com saúde. É a principal ciência de informação de saúde, sendo a ciência básica para a saúde coletiva.

Qual a importância da epidemiologia na área da saúde?

Neste sentido, é papel da Epidemiologia identificar fatores de risco, evidenciar a distribuição das doenças que acometem as populações, e subsidiar a adoção de medidas eficazes no combate aos problemas de saúde.

Quais as ciências básicas da epidemiologia?

A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais.

Qual o objetivo dos estudos epidemiológicos?

Uma definição singela da Epidemiologia (entre as inúmeras existentes) apresentada por Rouquayrol (1993) - "ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas ...

Quais são as áreas de atuação da epidemiologia?

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

Quais são os pilares da epidemiologia?

Desta maneira, Pereira (2006) subdivide o conhecimento em epidemiologia em três pilares: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Estatística.

Quais as especificidades da epidemiologia?

Especificidade (e) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e normal ter seu teste normal (negativo). Prevalência (p): é a fração de indivíduos doentes na população total avaliada. Valor preditivo positivo (VPP): é a probabilidade de um indivíduo avaliado e com resultado positivo ser realmente doente.

O que é epidemiologia e sua importância?

Sendo um ramo da medicina, a Epidemiologia estuda os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários para sua prevenção.

Qual a importância da aplicação da epidemiologia?

A epidemiologia indica, através de estudos, os aspectos da doença e até mesmo do desastre como sua frequência, sua distribuição geográfica e a população que mais corre risco. Os dados produzidos pela epidemiologia podem ser de doenças conhecidas ou não. ... Identificar a causa e origem da doença.

Quais os principais SIS?

Sistemas de Informação
  • Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM. ...
  • Sistema de Informações de Nascidos Vivos - SINASC. ...
  • Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan. ...
  • Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações - SI-PNI.

Quais são os tipos de sistemas de informação?

De acordo com (O' Brien, 2000), podemos dividir os sistemas de informação em quatro tipos: Sistemas de informação transacionais, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão e sistemas de informações executivas.

Quais são os SIS?

Os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são compostos por uma estrutura capaz de garantir a obtenção e a transformação de dados em informação, em que há profissionais envolvidos em processos de seleção, coleta, classificação, armazenamento, análise, divulgação e recuperação de dados.

Qual a diferença de sensibilidade e especificidade?

A sensibilidade de um teste diagnóstico corresponde ao percentual de resultados positivos dentre as pessoas que tem uma determinada doença ou condição clínica. A especificidade é a capacidade do mesmo teste ser negativo nos indivíduos que não apresentam a doença que está sendo investigada.

Como calcular a especificidade?

Especificidade: é a probabilidade de resultado negativo nos não-doentes (verdadeiro negativo) e é calculado como: d/b+d. Valor preditivo positivo: é a probabilidade da presença da doença quando o teste é positivo e é calculado como: a/a+b.

Quais são as 4 Vigilancias?

A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador. A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos.
...
Vigilância em saúde
  • Você está aqui:
  • V.
  • Vigilância em saúde.

Quais são as raízes da epidemiologia?

Discute-se as raízes da Epidemiologia a partir do tripé Clínica-Estatística-Medicina Social, o seu desenvolvimento inicial subsidiário à Saúde Pública, a sua constituição ideológica e o seu avanço técnico no bojo do projeto preventivista.

Quais são as etapas da Vigilância Epidemiológica?

  • Coleta de dados sobre os casos. Busca de pistas. Busca ativa de casos. ...
  • Busca de pistas. Busca ativa de casos. ...
  • Busca ativa de casos. Processamento e análises parciais dos dados. ...
  • Processamento e análises parciais dos dados. Encerramento de caso. ...
  • Encerramento de caso. Relatório final.
  • Relatório final.

Quais são as áreas que a epidemiologia congrega métodos e técnicas?

Fala que as principais áreas de conhecimento dos métodos e técnicas congregados na epidemiologia são a Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais; destaca que a Epidemiologia tem como premissa básica o entendimento de que os eventos relacionados à saúde, que por meio dela é possível conhecer a situação de saúde ...

Artigo anterior
Como fica o rosto após colocar fios de sustentação?
Artigo seguinte
Quais são os substantivos Biformes e uniformes?