O que está relacionado ao processo saúde-doença?
Perguntado por: Isabela Doriana Cunha Morais Andrade | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (34 avaliações)
O processo saúde-doença é um conceito central da proposta de epi- demiologia social, que procura caracterizar a saúde e a doença como componentes integrados de modo dinâmico nas condições concretas de vida das pessoas e dos diversos grupos sociais; cada situação de saúde específica, individual ou coletiva, é o ...
Quais são os fatores que estão relacionados ao processo saúde-doença?
O processo saúde-doença acontece ao longo da vida e é influenciado pela lógica de produção econômica, pelos aspectos históricos, sociais, culturais e biológicos, pela forma como se entende a saúde e a doença e pelo desenvolvimento científico da humanidade (Sabroza, 2007).
Qual a concepção acerca do processo saúde-doença?
O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
Quais são as fases do processo saúde-doença e suas características?
- Fase inicial ou de susceptibilidade. ...
- Fase patológica pré-clínica – Nessa fase a doença ainda está no estágio de ausência de sintomatologia, embora no organismo já apareçam alterações patológicas. ...
- Fase clínica – corresponde à expressão clínica da doença, sendo que ela já se encontra em estágio avançado.
Quais são os principais momentos históricos no processo saúde-doença?
No final do século XIX nasce a revolução pasteuriana com o reconhecimento da existência de microorganismos causadores de doença, o que dá origem a introdução de soros e vacinas. Fatores etiológicos até então desconhecidos estavam sendo identificados; as doenças agora poderiam ser prevenidas e curadas.
Processo Saúde-Doença.
Quais são as 4 fases da história natural da doença?
História natural da doença – período inicial da patogênese ou de incubação, período prodrômico, período manifestação clínicas e evolução (cura, cronicidade).
Como a doença era vista nos períodos históricos?
Resumindo, a doença foi vista, pelos primitivos, como resultado de alguma coisa misteriosa, introduzida no corpo da vítima, ou como decorrência de atos má- gicos realizados por deuses ou por feiticeiros.
Quais são as características do processo saúde-doença durante a Idade Moderna?
Com esse novo modelo de atenção à saúde, se coloca uma nova concepção do processo saúde-doença que ultrapassa a visão hospitalocêntrica, na qual as necessidades em saúde, em geral, são consideradas como a falta de hospitais, ambulatórios, medicina tecnológica; para uma visão mais social, abrangendo, também, a falta de ...
Quais os processos da doença?
- Agente ou fatores etiológicos: o que causa da doença. Um vírus, por exemplo.
- Hospedeiro: homem ou animal que podem ficar doentes.
- Meio ambiente: espaço onde ocorre ou pode ocorrer a infecção do hospedeiro pelo agente.
Quais são as fases da patologia?
...
Três mil anos de estudo: a história da patologia
- Fase Humoral (da Idade Antiga ao final da Idade Média): ...
- Fase Orgânica (do século XV ao XVI): ...
- Fase Tecidual (do século XVI ao XVIII): ...
- Fase Celular (século XIX): ...
- Fase Ultracelular (século XX):
Qual o conceito de saúde e doença?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Essa definição, até avançada para a época em que foi realizada, é, no momento, irreal, ultrapassada e unilateral.
Quais as concepções de saúde?
Em meio a tantas tentativas de se pensar em um conceito, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs uma definição de saúde que considerava ser universalmente aceita. Divulgada em 1948, definia que saúde “é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”.
Qual o papel da equipe de saúde no processo saúde-doença?
Assim, a idéia de equipe de saúde aparece respaldada principalmente pela noção de atenção integral ao paciente, tendo em conta os aspectos preventivos, curativos e de reabilitação que deveriam ser contemplados a partir dos conceitos de processo saúde-doença, de história natural das doenças e da estratégia de integração ...
Quais são os três tipos de sistemas explicativos de doença saúde?
- Biomédico: prioriza o diagnóstico e a cura;
- Processual: considera a relação do meio ambiente com o corpo;
- Sistêmico: todas as áreas se relacionam entre si, e quando há uma desarmonia, afetam os demais;
- Mágico-religioso: os deuses estabelecem a doença e a cura; e.
Como ocorre a evolução da doença?
Comumente tem três estágios: inicial ou leve, moderado e avançado ou grave. Em fases iniciais as dificuldades não são constantes, há momentos que o paciente pode parecer normal, capaz de fazer algumas atividades adequadamente, e em outras suas limitações ficam claras.
Como era a medicina na Idade Moderna?
Idade Moderna (Séculos XV ao XVIII)
Iniciam-se estudos sobre o sistema nervoso e se descobrem áreas específicas no cérebro responsáveis por diferentes funções, bem como a existência dos neurônios. Em 1796, registrase a primeira vacina (contra a varíola). Doenças passam a ser mais bem descritas.
Como era caracterizada As doenças antigamente?
Nas sociedades primitivas, a doença era vista como resultado de alguma coisa misteriosa introduzida no corpo da vítima, ou como decorrência de atos mágicos realizados por deuses ou feiticeiros.
Como as doenças costumavam ser tratadas antigamente?
“O que conhecemos como clínica médica surgiu há apenas cerca de 200 anos. Até então, os tratamentos eram quase sessões de exorcismo”, diz ele. De fato, os médicos jogavam baforadas de fumaça, produzida pela queima de tabaco, para expulsar a peste de seus pacientes.
Como era vista a doença na Idade Média?
Quando a medicina encontrava seu limite, doenças acabavam indo parar no domínio da religião e superstição. A Grande Peste foi vista tanto como praga divina quanto bruxaria.
Como a doença era vista antes de 1500?
As representações primevas de saúde e doença foram mágicas. Entre os povos sem escrita, a doença era vista como o resultado de influências de entidades sobrenaturais, externas, contra as quais a vítima comum, o ser humano não iniciado, pouco ou nada podia fazer.
O que é prevenção secundária e Terciaria?
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: detecção precoce da doença já estabelecida. Ex: exame citopatológico de colo uterino; mamografia de rotina. PREVENÇÃO TERCIÁRIA: reabilitação de quem já tem a doença clinicamente detectável. Ex: tratamento e cuidados após o tratamento.
O que é o período pré patogênico?
PERÍODO DE PRÉ-PATOGÊNESE
Envolve, como já foi referido antes, as inter-relações entre os agentes etiológicos da doença, o suscetível e outros fatores ambientais que estimulam o desenvolvimento da enfermidade e as condições sócio-econômico-culturais que permitem a existência desses fatores.
Quais são os níveis de prevenção identificados na história natural da doença?
Leavell & Clark, em 1965, propuseram o modelo da história natural da doença, composto por três níveis de prevenção (apud DEMARZO, 2008), descritos no Quadro 1: prevenção primária, secundária e terciária.
Qual o papel do profissional da saúde na presença de um indivíduo doente?
De acordo com Hudak e Gallo (1997) o papel do enfermeiro consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento, aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas.
Qual o objetivo de uma equipe de saúde?
Oferece conforto e segurança aos pacientes. Quando trabalham em conjunto, os profissionais conseguem oferecer mais conforto para o paciente, possibilitando também que ele fique menos tempo internado. Em geral, as equipes conseguem elaborar um tratamento melhor e mais completo para quem está sob cuidados.
Qual vídeo game mais caro?
Como era a desigualdade social no período colonial?