O que eram os vitrais e para que serviam?

Perguntado por: Matilde Vitória Leal de Soares  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)

Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na ...

Qual a definição dos vitrais?

Vidraça de igreja ou capela com vidros de cores, mostrando vários desenhos.

O que é vitrais religiosos?

Os vitrais são uma marca da arquitetura de capelas e templos religiosos há séculos. ... Apesar de existirem achados arquitetônicos de janelas com vidros coloridos datadas desde o século IX, os vitrais só tiveram a sua grande disceminação a partir do século X.

Como os vitrais são feitos?

Resumidamente, o vitral é fabricado após a idealização de um projeto (desenho) que servirá como molde para o corte das peças de vidro – que serão cortadas individualmente. Os vidros estão disponíveis em diversas cores e são montados em forma de mosaico, o que garante a originalidade ao vitral.

O que são vitrais e em que movimento Ele foi bastante utilizado?

Os vitrais foram muito utilizados nessa época principalmente na arte Gótica, esta influenciada pela cultura bizantina. Em Ravena, os artistas italianos introduziram o elemento chumbo o qual era utilizado para unir os fragmentos de vidro de acordo com o seu desenho.

O que é vitral? História e técnicas

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de vitrais?

Existem basicamente três tipos de vidro Antique: o normal, composto por massa vítrea homogênea de única cor; o plaquê (doble), composto por camadas sobrepostas de cores distintas; e o reamy (barroque), composto de massa homogênea, mas com ranhuras acentuadas pela movimentação do vidro no processo de resfriamento.

O que são os vitrais qual sua importância para a arquitetura gótica?

Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.

Como eram feitos os vitrais e em quais espaços ficavam?

Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais. Na Baixa Idade Média, o desenvolvimento comercial europeu abriu espaço para novas possibilidades estéticas. ... Dessa forma, a peça de vidro ainda ficava colorida sem bloquear completamente a passagem de luz pelo material.

Onde encontramos os vitrais?

Usados em janelas e nos tetos, as obras, que são feitas com peças de vidro colorido conectadas e delineadas por tiras de chumbo, geralmente são encontradas em edifícios religiosos, como catedrais e mesquitas, embora também venha se tornando popular em casas particulares, hotéis, edifícios culturais e lojas de ...

Qual é a origem do vitral?

Surgiram na Europa do século 10, nas igrejas francesas e alemãs, quando foram incorporados na arquitetura gótica. Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler.

Quais são as características dos vitrais?

Uma das principais características dos vitrais é a beleza proporciona pela combinação das cores como também as formas e texturas utilizadas na sua criação, propiciando uma iluminação diferenciada aos ambientes nos quais se utilizam desta arte.

Como se faz um vitral?

A pintura do desenho Você deve preencher com pincéis o desenho tracejado anteriormente com a pasta de relevo vitral, utilizando o verniz vitral. Pinte todos os campos do desenho cuidadosamente, escolha também uma cor para o fundo, parte que não pertence ao desenho contornado. E, de novo, espere secar por 24 horas.

Qual a função dos vitrais na igreja?

Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, uma vez que o efeito da luz do sol que, por eles, penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas ...

O que as imagens dos vitrais representavam?

O Vitral é tum tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos, que representam cenas ou personagens. Na idade Média eram usados na ornamentação de igrejas e catedrais pois ao penetraz a luz do sol, as imagens produzidas conferiam imponência e reforaçavam a espiritualidade do local.

Onde se encontram os principais vitrais do mundo?

Aqui estão alguns dos lugares com os vitrais mais espetaculares do mundo:
  • Catedral de Notre Dame, Paris, França. ...
  • King's College Chapel, em Cambridge, Reino Unido. ...
  • Mesquita Nasir Al-Mulk (Mesquita Rosa), Shiraz, Irã ...
  • Catedral de São Vito, Praga, República Checa. ...
  • Igreja de São José, Le Havre, França.

Onde fica a maior instalação de vitrais?

Centro Cultural de Chicago – Estados Unidos

Com 11 e 12 metros de diâmetro e mais de 30 e 50 mil peças na composição, este vitrais são os maiores do mundo construídos por Louis Comfort Tiffany.

Como eram construídos os arcos das igrejas góticas?

Para sustentá-las, foram construídos arcos de sustentações das abóbadas não em formato de semicírculo, mas sim arcos ogivais, formados a partir da junção de dois seguimentos de círculos. Tal inovação possibilitou aumentar a altura das construções, já que a técnica permitia uma maior flexibilidade de tamanho.

Onde foram encontradas as janelas de vitral mais antigas do mundo?

Vitrais coloridos já existiam nas basílicas paleocristãs, tanto em Roma quanto em Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente. No início, esses pedacinhos de vidro eram unidos através de gesso, pedra, mármore ou madeira.

Como são os arcos e os vitrais na arte gótica?

Os principais elementos da arquitetura gótica são: Arcos: arcos de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas. Frequentemente eram decorados com algumas esculturas. Arcadas: representam uma sequência de arcos sustentados por colunas e geralmente eram encontrados nos claustros.

O que são os vitrais da arte gótica?

Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na ...

O que foram os vitrais góticos?

Os vitrais góticos estão entre uma das mais belas artes da história da humanidade. Os vitrais iam além da beleza, eles tinham o propósito de atrair as pessoas para uma vida religiosa. Inicialmente, os vitrais eram uma arte usada nas representações históricas bíblicas dentro das igrejas góticas.

Para que servem os vitrais nas mesquitas islâmicas?

Elas eram geralmente usadas para decorar paredes de palácios ou de edifícios públicos e representavam cenas de caça e da vida cotidiana da corte.

Quais eram as representações dos vitrais?

Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler. Os vitrais, portanto, eram essenciais para guiar o povo de acordo com os ensinamentos religiosos através das figuras ilustrativas.

Como fazer falso vitral passo a passo?

Tutorial de Falso Vitral

Passo 1 – Escolha o desenho, você precisará de duas cópias. Uma das cópias do desenho deverá ser colada ao vidro. Passo 2 – Com a ajuda de um estilete você deverá a parte a ser esmerilada. Passo 3 – Em seguida você deverá colorir o desenho a seu gosto.

Artigo anterior
Quando a soja foi introduzida no Brasil?
Artigo seguinte
Qual o melhor horário para tomar suplemento de ferro?