O que eram os servos feudais?

Perguntado por: Gabriela Domingues Coelho  |  Última atualização: 16. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (55 avaliações)

A servidão era o estado da maioria da população sob o regime do feudalismo, especificamente em relação ao senhorio e a sistemas semelhantes.

Quem eram os servos do feudalismo?

Os servos eram os responsáveis pela produção de riquezas no mundo feudal. Os camponeses eram os constituintes da base da sociedade feudal. Mesmo compondo a expressa maioria da população medieval, esses eram subordinados à autoridade dos grandes proprietários de terra pelo sistema de servidão.

O que eram os servos na Idade Média?

A servidão era uma espécie de escravidão mais branda, pois, ainda que os servos não fossem vendidos, estavam obrigados por toda a vida a entregarem produtos e prestarem serviços a seus senhores. Além disso, não eram proprietários das terras em que trabalhavam, pois estas lhes eram "emprestadas" pelos senhores.

Qual a diferença entre os servos e os escravos?

A principal diferença entre o servo e o escravo é justamente a questão da propriedade. Enquanto os escravos eram de seus senhores — e podiam, portanto, ser trocados ou vendidos em transações comerciais —, os servos não pertenciam a ninguém. A relação estabelecida, nesse caso, era a de dependência, não de propriedade.

Qual é a função do servo?

Definição. Os servos medievais (também conhecidos como vilões) eram trabalhadores não-livres que trabalhavam na terra de um proprietário (ou seu inquilino) em troca de proteção física e legal e o direito de trabalhar em um pedaço de terra separado para suas necessidades básicas.

Cotidiano dos Servos (FEUDALISMO pt. 02)

29 questões relacionadas encontradas

Qual era o trabalho dos senhores feudais?

Os senhores feudais, na qualidade de proprietários, tinham plena autoridade para determinar as leis e regras que organizavam o convívio sociopolítico no interior de suas terras. Dessa forma, aproveitavam dessa situação privilegiada para imprimirem seus interesses sobre a população servil.

Porque os servos não eram considerados escravos?

O status legal dos servos era diferente do dos escravos porque eles eram considerados homens livres. Os servos tinham direitos e proteções legais que os escravos não tinham. No entanto, os senhores feudais tentavam manter os servos presos às terras deles através de obrigações feudais.

Por que os servos não são considerados escravos?

O servo tinha o status legal de homem livre, embora os senhores procurassem mantê-los presos às terras deles por meio de obrigações feudais. Portanto, os servos não eram escravos nem trabalhadores livres.

Quais são os tipos de servos?

4 tipos de pessoas que 'servem' a Deus
  • 1º tipo: São aquelas pessoas que não têm testemunho. ...
  • 2º tipo: São aqueles que estão na igreja, creem em Deus, têm até testemunho, mas apenas relacionado ao poder de Deus. ...
  • 3º tipo: Esses são os servos que creem em Deus e também têm testemunho de transformação.

Como os pobres eram chamados antigamente?

A partir do século XVIII os pobres emergem de um longo silêncio forçado, para tomar uma identidade mais rica e mais nuançada que aquela que lhe conferia a burocracia: indigentes, mendigos, vagabundos, e mesmo pobres simplesmente.

Quem eram os servos e como viviam explique?

Os servos eram os camponeses que constituíam a maior parte da população no feudalismo. Viviam presos a terra e eram obrigados a prestar pesados serviços e a pagar uma grande quantidade de tributos aos senhores feudais, sendo essa forma de exploração do trabalho a base da riqueza feudal.

Qual é o bem mais importante da sociedade feudal?

Na Baixa Idade Média, a sociedade feudal era essencialmente agrária, portanto a terra era a maior riqueza que alguém poderia possuir, ou seja, a terra foi a base econômica do sistema feudal.

Como era a vida dos servos no feudalismo?

Servos: eram aqueles quem trabalhavam nas terras da nobreza, devendo pagar impostos estabelecidos pelas leis feudais. Estavam presos à terra em que trabalhavam e só poderiam abandoná-la com uma autorização do senhor feudal.

Quem eram os escravos na Idade Média?

“Escravos eram normalmente aliens, importados ao invés de nativos, e racial ou etnicamente diferentes de seus mestres.

Como era a condição dos servos?

A condição de vida dos servos no feudalismo era precária e difícil. Eles quase sempre viviam em casas humildes (pouca higiene) e viviam constantemente sob ameaça da fome, pois a agricultura dependia dos fatores climáticos e de instrumentos agrícolas precários.

Quais eram as principais características dos servos?

Os servos eram trabalhadores das grandes terras comandadas pelos 'senhores' e viviam nas redondezas da propriedade. Estavam vinculados à terra pelo trabalho e não tinham direito de salário ou benefícios; trabalhavam para morar no local e recebiam os suprimentos necessários para se alimentarem e sobreviverem.

Como era chamado escravo?

Chamava-se de crioulo o escravo nascido no Brasil. Geralmente dava-se preferência aos mulatos para as tarefas domésticas, artesanais e de supervisão, deixando aos de cor mais escura, geralmente os africanos, os trabalhos mais pesados.

Quais eram os principais impostos pagos pelos servos?

Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corveia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal). A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura.

Qual a diferença entre servos e escravos no Egito antigo?

Durante a entrevista, Rodrigo Trespach ainda mostra a diferença entre servos e escravos, dizendo que os servos geralmente trocavam o trabalho na terra de senhores feudais por comida e proteção. Já os escravos seriam prisioneiros de guerras que se transformavam em mercadoria.

Onde surgiu o escravo?

A escravidão entre os povos africanos

A escravidão existiu na Ásia, na Europa, nas Américas e na África. Muitos dos povos africanos utilizavam escravos para os mais diversos fins, e como cada povo africano tem sua própria organização política, econômica e social, a escravidão na África se desenvolveu de muitas formas.

Quem foi que criou o feudalismo?

Surgimento do Feudalismo

Ocorreram invasões germânicas (bárbaros) que fizeram os grandes senhores romanos abandonarem as cidades para morar no campo, em suas propriedades rurais. Esses poderosos senhores romanos criaram ali as vilas romanas, centros rurais que deram origem aos feudos e ao sistema feudal na Idade Média.

Quais eram os 5 impostos cobrados no feudalismo?

Havia também outros tipos de tributos ou taxas, como a corveia, a banalidade, a talha, a capitação, o censo, a taxa de Justiça, a mão-morta, a albernagem e o tostão de Pedro ou dízimo.

Artigo anterior
Como fica a dívida depois de 5 anos?
Artigo seguinte
Quais são os vértices do triângulo?