O que eram os jacobinos na Revolução Francesa?
Perguntado por: Daniel Rodrigo de Amorim | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (65 avaliações)
Durante a Revolução Francesa, o Período do Terror, ou O Terror, ou Reinado de Terror, ou Reino de Terror ou Período dos Jacobinos, foi um momento da história da França compreendido entre 5 de setembro de 1793 e 27 de julho de 1794.
Quem eram os jacobinos da Revolução Francesa?
O jacobinismo é o termo ligado a uma prática política inicialmente efetuada na década revolucionária da França de fins do século XVIII, entre 1789 e 1799. Esse termo refere-se aos jacobinos, os membros de um clube formado em 1789 que atuaram como um partido político durante o processo revolucionário.
Quem eram os jacobinos E o que eles defendiam?
Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. No Brasil, os clubes republicanos radicais do fim da monarquia se diziam jacobinos por defender as mesmas idéias dos franceses um século antes.
O que os jacobinos representavam?
Os jacobinos politicamente representavam os sans-culottes (os pobres, assim chamados por não usarem, como os nobres, os calções curtos com meias), e pequena burguesia. Depois de aceitarem a monarquia constitucional e após a fuga do rei, tornaram-se ardorosos defensores de uma república revolucionária.
Qual era o principal objetivo dos jacobinos?
Seus membros defendiam mudanças mais radicais que os girondinos: eram contrários à Monarquia e queriam implantar uma República. Esse grupo era apoiado por um dos setores mais populares da França - os sans-cullotes - e, juntos, lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução.
JACOBINOS X GIRONDINOS | Revolução Francesa
O que os jacobinos brasileiros pregavam?
Aspiravam a nacionalização dos negócios de portugueses, além do esforço de proibir-lhes de ocupar cargos públicos, que deveriam ser para os brasileiros.
Quais foram as principais realizações do governo jacobino?
Entre outras medidas, esse novo governo também defendeu a criação da escola primeira pública e gratuita, a regulação dos salários, o direito de greve e o combate ao estado de miséria que atingisse qualquer cidadão.
O que os girondinos representavam?
Em suma, os girondinos representavam agora os interesses moderados das classes mais altas, enquanto os jacobinos apoiavam-se nos desejos de uma participação política maior da população francesa.
Como os jacobinos subiram ao poder?
Desta forma, os jacobinos tornaram-se politicamente vulneráveis, e acabaram derrubados em um golpe ocorrido em 27 de julho de 1794; Robespierre morreria executado, sem julgamento, na guilhotina. Iniciava-se o governo conservador da alta burguesia girondina, que duraria até a ascensão de Napoleão Bonaparte em 1799.
Quem representava o grupo de planície?
A Planície (em francês: La Plaine), O Pântano (em francês: Le Marais) e, desdenhosamente, Os Sapos (em francês: Les Crapauds) foi o grupo mais moderado, e também mais numeroso, com cerca de 400 deputados da Convenção, durante o período da Revolução Francesa.
Quem era o líder dos jacobinos?
Serviço de Comunicação Social: Sendo líder dos jacobinos, partido radical da Revolução, Robespierre implantou um regime de terror e opressão.
Quem eram os sans-culottes E o que eles defendiam?
Defendiam o fim da monarquia, conseguida em 1792, além de pressionarem pela execução do rei Luís XVI. Mas eram também partidários de uma forma de igualdade que passava pela participação direta de todos nas decisões políticas. Por isso, eram contra o voto censitário estabelecido na Constituição de 1791.
Quem são os jacobinos e girondinos?
Os girondinos eram parte da burguesia que acreditava que as grandes mudanças necessárias já tinham acontecido e, por isso, possuíam uma visão mais conservadora. Já os jacobinos eram membros da burguesia que acreditavam que as mudanças deveriam ser ainda mais radicais do que as que estavam em curso.
Quais foram os principais líderes dos jacobinos?
Os da esquerda eram chamados de jacobinos (liderados por Robespierre) e "cordeliers" (liderados por Danton e Marat).
Quem eram os girondinos e jacobinos e os sans-culottes?
Girondinos – Representantes da alta burguesia, defendem posições moderadas. Querem preservar seu poder econômico e temem que as camadas populares assumam o controle da Revolução. Jacobinos – Pequena e média burguesia e proletariado urbano, que assumem posições mais radicais em benefício das classes oprimidas.
Porque os jacobinos perderam o poder *?
Através do período do Terror, subiram ao poder os jacobinos liderados por Robespierre. ... Em julho de 1794, Robespierre foi guilhotinado, e os jacobinos perderam o poder de Estado.
Qual foi o principal motivo para que os jacobinos perderam o seu grande apoio popular?
Fim da Fase do Terror
- Em 1794, Robespierre e seu grupo perderam o apoio de grande parte dos jacobinos em função dos atos de extrema violência que vinham adotando. Sem apoio militar, foram dominados pelos girondinos. Robespierre foi preso e condenado a execução na guilhotina em 28 de julho de 1794.
Como os jacobinos perderam o apoio do povo?
Hébert e Danton, destacados líderes jacobinos, foram guilhotinados no início de 1794. O terror contra os opositores acabou isolando Robespierre, que perdeu apoio popular.
Quais as principais ideias dos girondinos?
Principais ideais
Chegaram a promover perseguições, conspirações e até assassinatos de jacobinos.
Que grupo social representava os girondinos?
Os girondinos eram os deputados do departamento da Gironda, área próspera da costa atlântica, tendendo a representar os interesses comerciais e a visão de mundo da burguesia ilustrada, que oscilava entre a monarquia constitucional e a república.
Como os girondinos voltaram ao poder?
Após a prisão e execução de Robespierre na guilhotina, em 1794, os jacobinos tiveram suas atividades proibidas na França. Os girondinos voltaram ao poder e comando do processo revolucionário em 1794, implantando os ideais burgueses.
Quais foram as principais medidas estabelecidas pela Convenção nesse período?
- Reforma Agrária, Construção de Asilos e Hospitais. - Abolição da escravidão nas colônias da França. - Ensino público gratuito + Lei do preço máximo (congelamento).
Quais foram os principais acontecimentos durante o governo do diretório?
Principais características do Diretório:
- Em 1795, entrou em vigor a Terceira Constituição, que implantou o voto censitário (por rendas). - Em 1795, surgiu uma nova liderança na França, Napoleão Bonaparte. O jovem oficial liderou o combate ao movimento realista (defendia a volta da monarquia e da realeza ao governo).
Quais foram as principais características da Convenção Nacional?
Uma das principais características da chamada Convenção Nacional, que sucedeu os primeiros momentos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi: a) o abrandamento das tensões políticas e sociais. b) o domínio completo do processo político por parte dos girondinos.
O que os cordeliers defendiam?
CORDELIERS: ligados aos sans-culottes, eram republicanos e defendiam mudanças mais profundas na sociedade, como a reforma agrária e o fim da propriedade privada. Seus principais líderes eram Danton e Marat.
Como diminuir a falta de ar por ansiedade?
O que usar no lugar do cheiro verde?