O que era a chamada Mita?

Perguntado por: Emanuel Mendes Sousa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

História da América
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.

O que era a mita em qual Império era praticada?

A mita (termo que provém da palavra que em quéchua significa turno) foi um sistema de trabalho existente na região conquistada pelo Império Espanhol na América do Sul, tendo sido aplicada na América Andina especialmente na região do Cerro Rico de Potosí (montanha rica de Potosí, em português atual Bolívia).

Quem fazia a mita?

Na verdade, este regime trabalhista não foi criado pelos espanhóis, mas sim legado a eles pela própria cultura inca – império nativo que se estendia do extremo norte, o Equador e o sul da Colômbia, abrangendo o Peru, a Bolívia, chegando ao noroeste da Argentina e ao norte do Chile; sua capital era a atual cidade de ...

O que foi a mita e a encomienda na Mesoamérica?

A encomienda e a mita foram as principais formas de exploração do trabalho indígena realizada pelos espanhóis, causando um grande número de mortos e a condenação de inúmeros clérigos e leigos à ação espanhola na América.

O que era a encomienda e a mita?

A mita consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados. Já a encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra.

História em dois Minutos: MITA

32 questões relacionadas encontradas

O que era a encomienda?

A encomienda era uma instituição em vigor nos reinos de Castela e foi adaptada nas Índias (América). A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena.

Como mita era caracterizado pelo?

O sistema de trabalho conhecido como mita era caracterizado pelo: Trabalho escravo de negros nas plantações de açúcar do Caribe. Trabalho forçado de índios e mestiços nas plantações de café da Colômbia. Trabalho forçado de índios nas minas de ouro e prata do Peru e Alto Peru.

Qual era a função da mita na sociedade inca?

A mita determinava que todo trabalhador inca deveria trabalhar para o estado por um determinado período no ano. Assim, quando o imperador convocasse, os trabalhadores eram levados para trabalhar nas obras públicas de construção de estradas, por exemplo.

Quem eram os criollos e quem eram os Chapetones?

Os filhos dos chapetones, que fossem fruto de duas pessoas brancas, eram chamados de criollos e possuiam uma condição econômica abastada e podiam ser comerciantes, também podiam possuir a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava.

Qual o nome do oceano que banha o território do império inca?

Esta rede de estradas se estendia do centro do Equador até a região central do Chile, ao sul, e da costa do oceano Pacífico até as encostas orientais dos Andes.

Como era organizado o império dos incas?

A sociedade inca era hierarquizada em várias classes sociais. O Inca, filho do deus do Sol, misto de deus e imperador, reunia centenas de tribos sob sua autoridade. O imperador era o guardião dos bens do Estado, especialmente da terra e submetia a sociedade ao rigor de suas decisões.

Quem eram os chapetones resposta?

Os chapetones eram os que ocupavam as mais privilegiadas posições na sociedade colonial hispânica. Em geral, representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola em terras americanas. ... Contudo, sua atuação política ficava restringida por não terem nascido na Espanha.

Quem eram os criollos explique?

Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.

Quem era considerado criollo?

Na América espanhola, criollo designa os descendentes de espanhóis nascidos na América, em oposição aos chapetones, nascidos na Espanha.

O que era o trabalho rotativo e como ele funcionava?

Esse tipo de sistema era usualmente gerido através de um sorteio onde os índios selecionados deveriam trabalhar compulsoriamente durante certo tempo. Em geral, os indígenas eram submetidos à realização de tarefas desgastantes em um ambiente bastante adverso.

Como é a sociedade dos incas?

A sociedade inca era dividida em três grupos, que se organizavam hierarquicamente formando uma pirâmide: na base ficavam os yanaconas, que eram escravos selecionados para proteger seus senhores; na parte do meio da pirâmide ficavam os nobres que eram membros da família do Inca ou descendentes dos chefes de clãs; e os ...

Quais eram as duas formas de trabalho forçado na América espanhola?

Na América Espanhola, ocorreram duas formas de trabalho compulsório: a mita (os índios eram escalados, por sorteio, para uma temporada de trabalho) e a encomienda (neste caso, comunidades indígenas inteiras ficavam sobre a proteção religiosa de um “encomendero” que, em troca, utilizava os indígenas como mão de obra ...

Quais as características da encomienda?

A encomienda em resumo eram terras conquistadas e entregues pela Coroa espanhola aos senhores (encomienderos), cujo objetivo gerar lucro para si e para a metrópole através da exploração de mão de obra indígena.

Quem eram os adelantados *?

Administração espanhola

Os exploradores que conduziram a conquista pelo continente, enfrentando as mais terríveis dificuldades, colocando suas vidas em risco, receberam o título de adelantados ("adiantados", significando homens da fronteira), e gozaram de ampla liberdade de atuação, recebendo muitos privilégios.

Quem criou a encomienda?

Hernán Cortés, conquistados dos Astecas e primeiro encomendero da Nova Espanha.

Quem eram os chamados crioulos?

O termo crioulo [criollo], na América espanhola, referia-se ao filho do europeu, nascido na América. No Brasil, durante os séculos XVII, XVIII e XIX, referia-se aos escravos nascidos na terra, fazendo diferença daqueles nascidos na África.

Quem eram os criollos na sociedade colonial espanhola?

Os filhos dos chapetones, que fossem fruto de duas pessoas brancas, eram chamados de criollos e possuiam uma condição econômica abastada e podiam ser comerciantes, também podiam possuir a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava.

Quem são os criollos da América espanhola?

A estrutura social da América Espanhola colonial estava dividida em chapetones (espanhóis) no topo; criollos (filhos de espanhóis que nasceram na América e não detinham os mesmos privilégios que os chapetones) no centro; e índios, mestiços e afrodescendentes na base da pirâmide.

Quem foram os libertadores da América Espanhola?

Simón Bolívar, José de San Martín, Bernardo O'Higgins e José Sucre foram quatro desses libertadores que, conjuntamente às elites criollas, fundamentaram o surgimento dos primeiros países livres no território da América Espanhola.

Qual era a base da sociedade confiam espanhola?

Na base da sociedade colonial espanhola, estavam os mestiços, índios e escravos. Os primeiros realizavam atividades auxiliares na exploração colonial e, dependendo de sua condição social, exerciam as mesmas tarefas que índios e escravos.

Artigo anterior
O que é demonstração financeira de uma empresa?
Artigo seguinte
Para que serve o primer no chão?