O que é voz ativa e voz passiva exemplos?

Perguntado por: Bernardo Ivan Amaral Almeida  |  Última atualização: 12. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (17 avaliações)

Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.

O que é a voz ativa exemplos?

A voz ativa ocorre quando o enunciado evidencia que o sujeito pratica a ação (também chamado de sujeito agente). Nesse caso, o sujeito é aquele que executa, de modo ativo, a ação ocorrida no enunciado, portanto, o agente fica em evidência. Leia estes exemplos: O rapaz ouve a moça no rádio.

O que é voz passiva exemplo?

Ex: Nós completaremos o projeto. Voz passiva: o sujeito sofre a ação, sendo um sujeito paciente. Ex: O projeto será completado. Voz reflexiva: o sujeito executa em si mesmo a ação do verbo, ou seja, ele executa e sofre ao mesmo tempo a própria ação do verbo.

Como saber se é voz passiva ou ativa?

Em resumo, funciona assim:
  1. Na voz ativa, a ação verbal expressa é realizada pelo sujeito da oração.
  2. Na voz passiva, o sujeito da oração é o alvo da ação expressa pelo verbo, ou seja, ele a recebe.
  3. Na voz reflexiva, o sujeito da oração é, ao mesmo tempo, agente e alvo da ação indicada.

Como passar a voz ativa para passiva exemplos?

Processo de conversão:

O sujeito (a professora) passa para agente da passiva (pela professora). O objeto direto passa para sujeito da passiva (o aluno). O verbo transitivo (repreendeu) passa para locução verbal (foi repreendido). Voz passiva analítica: O aluno foi repreendidos pela professora.

Vozes Verbais: Você Sabe a Diferença Entre Voz Ativa, Voz Passiva e Voz Reflexiva?

38 questões relacionadas encontradas

Como se forma a voz passiva?

A voz passiva é formada pelo verbo to be + verbo principal no particípio passado. No entanto, só podemos formar a voz passiva com verbos transitivos, ou seja, que são acompanhados por um objeto, uma vez que o objeto da oração na voz ativa ocupará a posição de sujeito na voz passiva.

Como colocar a frase na voz ativa?

A frase está na voz ativa quando o sujeito gramatical é o agente da ação, ou seja, quando o sujeito gramatical pratica a ação verbal.
  1. Mariana leu o livro.
  2. A avó fez o almoço.
  3. O professor corrigiu as provas dos alunos.

Como identificar a voz passiva em uma frase?

A voz passiva é quando o sujeito é o paciente da oração, ou seja, quando a ação expressa pelo verbo está sendo recebida pelo sujeito. A voz passiva analítica é quando a oração é composta pelos verbos -ser, -estar, -ficar + o verbo principal no particípio.

Precisa-se de voz passiva?

Quando dizemos que “precisa-se de operários”, logo temos um verbo transitivo indireto, cujo complemento é “operários”. Mas se formos transformar tal enunciado para a voz passiva analítica, chegamos à conclusão de que tal possibilidade se torna inviável, ou seja: *De operários é precisado – não, nunca!

O que é uma forma ativa?

Os sistemas estruturais de forma ativa são formados basicamente por matéria não rígida, flexíveis, suportada por extremidades fixas, com a capacidade de suportar- se e cobrir um vão.

Como identificar um agente da passiva?

Agente da passiva
  1. Agente da passiva é um termo da oração que pratica a ação expressa pelo verbo, porém na voz passiva analítica.
  2. O agente da passiva sempre vem introduzido pela preposição “por” combinada com os artigos definidos “os”, “as”, “o” e “a”. ...
  3. Exemplo:
  4. Ela comprou o livro.
  5. • Sujeito simples: Ela (agente)

Por que usar a voz ativa?

A maioria dos guias de escrita (como o da APA [6ª edição, seção 3.18]) recomenda a voz ativa para clareza e concisão. Segundo os estudiosos, a opinião geral é que a voz passiva faz com que a escrita fique monótona e insinua uma evasão de responsabilidade em qualquer tipo de escrita, não apenas na científica.

Qual é a estrutura da voz ativa?

Estrutura da voz ativa: Sujeito Agente + Verbo + Complemento verbal. Passiva: Forma como o verbo se apresenta para indicar que a pessoa a que se refere é o objeto da ação verbal, ou seja, o sujeito é paciente, pois sofre uma ação.

O que é voz passiva analítica exemplo?

a) Voz passiva analítica: é expressa por uma locução verbal formada pelo verbo ser + particípio passado do verbo principal. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O gato foi retirado da árvore pelo bombeiro.

Quais verbos não admitem voz passiva?

Nas orações com verbos intransitivos, então, não existe agente da passiva, porque não há como construir sentenças na voz passiva com verbos intransitivos. Observe: Karina socorreu os feridos. Karina gritou.

Quais são as vozes?

A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor. Já a mais grave é Contralto para mulheres e Baixo para homens. Por fim, a voz intermediária feminina é a Mezzo-soprano e a masculina é Barítono.

Como se dá a concordância dos verbos na voz passiva?

Na voz passiva sintética, o verbo também deve concordar com o sujeito. Observe: Demoliram-se os prédios durante o fim de semana. Se o verbo da oração estiver acompanhado de auxiliar (ir, estar, ter, poder, dever etc.), o auxiliar é que deve concordar com o sujeito.

Quais são os tipos de voz passiva?

Voz passiva é uma construção em que o objeto direto passa a ocupar a função de sujeito. Assim, a estrutura sintática sujeito–verbo–objeto da frase original se inverte, mas o sentido do enunciado permanece. pelo gato. Em quase todos os casos o sujeito é paciente, isto é, sofre, recebe ou desfruta a ação.

Quais são as 5 vozes verbais?

Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.

Como passar a voz ativa para a voz passiva sintética?

A conversão da voz ativa na voz passiva sintética apenas ocorre quando a oração na voz ativa apresenta um sujeito indeterminado. Isso se justifica porque na voz passiva sintética não há agente da passiva. Voz ativa: Fizeram uma manifestação na rua. Voz passiva sintética: Fez-se uma manifestação na rua.

Como saber se o sujeito é agente ou paciente?

Sujeito agente e sujeito paciente
  1. a) Sujeito agente: é aquele que executa a ação expressa pelo verbo.
  2. Maria preparou o jantar para todos.
  3. João viajou para São Paulo.
  4. Marcos construiu aquela casa.
  5. b) Sujeito paciente: é aquele que sofre a ação.
  6. O jantar foi preparado por Maria.
  7. A maçã foi mordida por ela.

O que é voz passiva analítica e sintética exemplos?

Voz passiva analítica e voz passiva sintética

Voz passiva analítica: O pedido foi feito pelo responsável. Voz passiva sintética: Fez-se o pedido.

Como evitar a voz passiva?

Conforme foi dito anteriormente, uma boa maneira de evitar o uso da voz passiva, é fazendo uso da voz ativa, afinal ela é muito mais direta e permite que o leitor compreenda a mensagem com muito mais facilidade.

Artigo anterior
Quando a demanda é elástica?
Artigo seguinte
Como configurar o teclado do celular Samsung?