O que é vistoria abusiva?

Perguntado por: Cátia Luana de Matos  |  Última atualização: 29. April 2024
Pontuação: 5/5 (44 avaliações)

O que é vistoria abusiva? A vistoria abusiva acontece quando o inquilino é cobrado por valores indevidos, ou por reparos que não são de sua responsabilidade. Para entender o que é considerado uma vistoria abusiva, pense no seguinte exemplo: um inquilino ocupou um imóvel por cinco anos.

O que diz a lei do Inquilinato sobre vistoria?

A Lei do Inquilinato não obriga o locador a realizar o laudo de vistoria no imóvel objeto da locação, mas é de suma importância e consequentemente necessária a realização da mesma, uma vez que a vistoria realizada antes do imóvel ser alugado pode ser entendida como uma ferramenta jurídica capaz que protege tanto o ...

Como contestar vistoria de imóvel?

Como contestar a vistoria abusiva na saída do imóvel?
  1. Registre por escrito: É importante registrar por escrito todas as discordâncias e anormalidades identificadas durante a vistoria. ...
  2. Busque um acordo amigável: Entre em contato com a imobiliária ou com o proprietário para tentar chegar a um acordo amigável.

Quanto tempo o inquilino têm para contestar a vistoria?

O prazo para contestar a vistoria do imóvel irá depender da imobiliária que intermediou o processo de compra ou locação. Esse tempo pode variar de dois dias corridos até cinco dias úteis, fazendo com que esse ato de buscar por possíveis erros seja feito o mais rápido possível.

O que fazer quando a vistoria do imóvel e reprovada?

Caso a vistoria seja reprovada, porque a casa ou o apartamento precisa passar por alguns ajustes, a construtora terá um tempo para entregar esses reparos. O prazo deve ser sempre consultado diretamente com a empresa responsável pela obra. Depois, será feita uma nova vistoria (vistoria de constatação).

O que caracteriza uma VISTORIA ABUSIVA?

33 questões relacionadas encontradas

O que pode dar errado na vistoria?

Caso o veículo apresente rachaduras, quebras e trincos, a vistoria será negada. Outro ponto importante é: o insulfilme do carro deve ter sido instalado corretamente e seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O que pode ser reprovado na vistoria?

O que reprova na vistoria para transferência? Itens obrigatórios como farol, luz de freio e de marcha ré podem reprovar sua vistoria. Pneus carecas e películas também são itens de reprovação. O mais grave para reprovar um carro e até apreendê-lo é a incoerência nos números de chassi e motor.

Quando o inquilino pode processar a imobiliária?

O inquilino tem direito de processar quando há abusos ou ilegalidades por parte do locador ou da imobiliária.

O que pode ser considerado desgaste natural do imóvel?

O que pode ser considerado desgaste natural no imóvel? Piso desgastado, vidros levemente trincados e pequenos arranhões em móveis e metais são exemplos de desgaste natural do imóvel e, portanto, não necessitam de manutenção por parte do inquilino.

Como funciona a vistoria de um imóvel alugado?

A realização de vistoria nos imóveis alugados é uma prática rotineira, que tem como objetivo atestar o atual estado do imóvel e se o inquilino o manteve em seu estado original. Tal vistoria é direito do locador, mas dede que observados os requisitos legais e respeitados os direitos do locatário.

De quem é a responsabilidade da vistoria do imóvel?

Portanto, a obrigação de pagar a taxa de vistoria do imóvel, conforme determina a lei, é do proprietário do imóvel, e não do inquilino. A cobrança da taxa de vistoria do inquilino é ilegal e abusiva.

O que acontece depois da vistoria do imóvel?

Após a vistoria, o responsável técnico vai emitir um Laudo de Avaliação Imobiliária atestando as condições do imóvel. Caso o laudo for positivo, o imóvel pode ser usado como garantia para a concessão de crédito imobiliário.

Quem paga a vistoria do imóvel alugado?

Assim, quando tal exigência é solicitada, o locador tem a obrigação de fornecê-lo e por isso, o pagamento da taxa de vistoria de imóveis é responsabilidade do proprietário. Essa obrigatoriedade está prevista no artigo 22, inciso V, da Lei nº 8.245/91, conhecida também, como Lei do Inquilinato.

O que diz o artigo 42 da Lei do Inquilinato?

42. Não estando a locação garantida por qualquer das modalidades, o locador poderá exigir do locatário o pagamento do aluguel e encargos até o sexto dia útil do mês vincendo.

Quando o proprietário pode entrar no imóvel alugado?

1 Quando o proprietário pode visitar o imóvel alugado? O locador pode visitar o imóvel locado a qualquer tempo, desde que sejam visitas previamente agendadas. Inclusive, é obrigação do locatário permitir que o proprietário do imóvel possa visitar o imóvel locado.

O que diz o artigo 47 da Lei do Inquilinato?

Art. 47. Quando ajustada verbalmente ou por escrito e com prazo inferior a trinta meses, findo o prazo estabelecido, a locação prorroga-se automaticamente, por prazo indeterminado, somente podendo ser retomado o imóvel: I - nos casos do art.

O que são problemas estruturais em um imóvel?

O que é caracterizado como problema estrutural? A estrutura de um imóvel pode sofrer com o desgaste natural, devido à passagem do tempo, assim como podem ocorrer danos por desastres naturais ou de mau uso.

Quais reparos são de responsabilidade do proprietário e quais são do inquilino?

O inquilino é responsável por todos os danos causados ao imóvel durante a locação, por isso terá que consertar tudo antes de entregar o imóvel. Os reparos provenientes do uso normal do imóvel são de responsabilidade de quem aluga. A regra é simples: O locatário deverá entregar o imóvel do mesma forma que recebeu!

Quais desses exemplos é sinal de desgaste natural?

O desgaste normal inclui pequenos arranhões, marcas de uso, desgaste nos carpetes e pisos, entre outros sinais de uso regular do imóvel.

O que o locador não pode exigir?

O locador, por sua vez, não pode pedir o imóvel de volta antes de terminado o prazo do contrato. E é possível estipular que o locatário pode devolver o imóvel depois de doze meses sem multa.

O que não pode ser cobrado do inquilino?

O inquilino não deve ser obrigado a arcar com despesas que estejam além daquelas essenciais, como a taxa mensal de condomínio, salário e encargos trabalhistas dos porteiros, profissionais da limpeza e zelador, serviços de limpeza e manutenção das áreas de uso comum, reparos fundamentais para o funcionamento diário do ...

O que o locador não pode fazer?

Erros cometidos pelo locador que podem gerar um processo
  1. Entrar no imóvel alugado sem a permissão do inquilino. ...
  2. Não cumprir com o prazo acordado em contrato. ...
  3. Efetuar uma vistoria irregular, e abusiva, no final da locação. ...
  4. Não dar importância para os problemas do imóvel. ...
  5. Cobrar de forma errada um aluguel atrasado.

Quando a vistoria é obrigatória?

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a vistoria veicular é obrigatória em casos de transferência da propriedade do veículo, mudança de município de domicílio do proprietário do veículo, caso haja alguma alteração nas características do automóvel e por fim se houver mudança na categoria do veículo.

O que acontece se eu não for na vistoria?

Caso o veículo não seja aprovado na vistoria, ficará impedido de transitar pelas vias e a mesma situação ocorre com a transferência de veículo que, se não estiver regularizada, impede o proprietário de circular, pois ela não pode ser feita se o veículo não tiver o laudo positivo após ser vistoriado.

O que é a vistoria cautelar?

A vistoria cautelar consiste em um procedimento por meio do qual pode-se constatar a autenticidade das informações fornecidas pelo proprietário do veículo que está sendo vendido. Assim, o comprador poderá fazer a aquisição com tranquilidade, tendo conhecimento das reais condições e procedência do veículo.

Artigo anterior
Qual a melhor luz para o sono?
Artigo seguinte
Que pais deu a estatua da liberdade?