O que é VHS no exame de sangue?

Perguntado por: André Cardoso Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)

O VHS é a sigla para Velocidade de Hemossedimentação, um tipo de exame de sangue muito utilizado para detectar inflamações ou infecções no organismo, podendo diagnosticar desde resfriados até pancreatite aguda, por exemplo. Este exame não necessita de agendamento.

Quando o VHS está alto?

O valor de hemossedimentação, o VHS, quando está alto pode ser sinal de infecções causadas por vírus ou bactérias, processos inflamatórios, ou situações crônicas como anemia, diabetes, insuficiência renal e cardíaca, ou mesmo gestação.

O que é VHS alto?

O VHS com resultado alto indica a existência de inflamação, mas não é capaz de determinar a causa, o local ou a gravidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o exame deve ser interpretado no contexto clínico do paciente.

Quando o VHS é preocupante?

Significado de valores muito elevados da VHS

Resultado de VHS maior que 100mm/h geralmente está associado a infecção, câncer ou doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nesta ordem.

Qual o valor normal de VHS?

De acordo com o Comitê Internacional de Padronização em Hematologia (ICSH), abaixo dos 50 anos, o valor de referência do VHS nos homens é de até 15 mm/h e nas mulheres, 20 mm/h. Acima dos 50 anos, o resultado sobe respectivamente para 20 mm/h em homens e 30 mm/h em mulheres.

VHS - Para que serve esse exame?

35 questões relacionadas encontradas

Quando o VHS está baixo?

Quando o valor de VHS está baixo normalmente não é sinal de doenças e não tem grande relevância clínica. Contudo, há algumas condições que podem manter os níveis de VHS constantemente baixos, o que pode interferir no diagnóstico de processos infecciosos e inflamatórios, que é o principal objetivo do exame de VHS.

O que fazer com VHS alto?

Se tiver uma VHS moderadamente elevada, você provavelmente tem uma inflamação dolorosa que gostaria de reduzir e que é possível controlar com dieta e exercícios. Também é necessário ver se há outras condições que estejam causando a elevação consultando um médico. Pode ser preciso testar a VHS com o tempo.

Qual o exame de sangue que detecta câncer?

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

O que significa PCR e VHS alto?

Nota: VHS elevado com PCR normal provavelmente é falso positivo (excessão clássica: Lúpus Eritematoso Sistêmico). Mais recentemente, um terceiro marcador, a Procalcitonina, tem se destacado como biomarcador de diagnóstico e prognóstico em sepse grave e choque séptico, com maior sensibilidade.

Qual a diferença entre VHS e PCR?

A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame laboratorial que mede inflamação sistêmica de qualquer causa: infecciosa, inflamatória, alérgica, neoplásica, entre outros. A proteína C reativa (PCR) também é inespecífica e mede inflamação sistêmica, mas de caráter agudo.

Qual o exame de sangue que detecta inflamação?

Proteína C-Reativa (PCR)

A PCR é uma proteína produzida no fígado, que aumenta, ou diminui, sua concentração com um quadro de inflamação ou trauma. Dessa forma, o exame é útil no diagnóstico e monitoramento de condições inflamatórias crônicas, como doença inflamatória intestinal, artrite e doenças autoimunes.

O que é Velocidade de Hemossedimentação 25mm?

A Velocidade de Hemossedimentação é um exame de sangue que detecta inflamações ou infecções no organismo, indicando desde resfriados até infecções e doenças inflamatórias. Em muitos casos, ele é determinante para revelar problemas como artrite ou pancreatite aguda.

Qual o exame que detecta infecção?

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Para que serve exame PCR e VHS?

O exame de PCR normalmente é realizado com o exame que mede a taxa de sedimentação dos glóbulos vermelhos (VHS) ou com o exame de eritrossedimentação, que também são usados para detectar inflamações.

O que significa a sigla PCR no exame de sangue?

A dosagem de proteína C reativa é um tipo de exame de sangue. Também chamado de PCR, o teste avalia a concentração sanguínea dessa proteína, produzida pelo fígado. Seus níveis elevados são considerados um indicativo de que o organismo está passando por um processo inflamatório.

É possível detectar o câncer pelo hemograma completo?

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

Qual o melhor exame para detectar câncer?

Os exames para identificar câncer podem ser de rotina, como a mamografia, considerada um método preventivo, ou a solicitação partir de uma investigação na qual a suspeita do câncer já existe.
...
4 tipos de exame para detectar câncer
  1. Mamografia. ...
  2. Radiografia do tórax. ...
  3. Tomografia computadorizada. ...
  4. Ressonância magnética.

É possível detectar câncer no hemograma?

São os marcadores tumorais, que podem ser substâncias como proteínas ou mesmo mudanças no DNA. A seguir, veja quais exames detectam câncer através da identificação de marcadores tumorais no sangue: Hemograma completo, que “mapeia” a situação geral do sangue.

O que pode alterar o VHS?

VHS alto

As situações que normalmente aumentam o VHS são infecções virais ou bacterianas, como gripe, sinusite, amigdalite, pneumonia, infecção urinária ou diarréia, por exemplo.

O que acontece quando os leucócitos estão baixos?

Leucócitos são células sanguíneas também conhecidas como glóbulos brancos, e atuam para a defesa do organismo. O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide.

Como saber se estou com uma infecção?

Alguns sintomas que podem ser causados por infecções:
  1. Febre;
  2. Dor no local infectado;
  3. Aparecimento de pus;
  4. Dores musculares;
  5. Diarreias;
  6. Fadiga;
  7. Tosse.

Como ver infecção no hemograma?

Um dos primeiros sinais de processo infeccioso bacteriano é a febre persistente que faz com que o médico procure identificar o foco infeccioso. O hemograma cursa com leucocitose, neutrofilia, linfopenia, eosinopenia e presença de desvio à esquerda e granulócitos imaturos.

Como detectar infecção no hemograma?

Eosinófilos: seu valor excedido no exame de sangue pode indicar infecção por parasitas ou alergias. Neutrófilos: o alto valor de neutrófilos pode indicar que o corpo foi infectado por bactérias. Linfócitos: caso estejam elevados pode se referir a infecções virais ou até mesmo leucemia.

Quais são os marcadores inflamatórios?

Os marcadores inflamatórios mais investigados foram: proteína C reativa (PCR), TNF-‐α, IL-‐6 e fibrinogênio. Demais marcadores como interleucina-‐8 (IL-‐8), adiponectinas, quimiocinas e proteínas amilóde séricas também foram avaliados.

Quando pedir PCR?

Além disso, por ser um teste que detecta o material genético do vírus, é preciso que o vírus esteja presente no material testado durante a coleta. Isso faz com que a realização do PCR-RT seja indicada, preferencialmente,entre o 3º e 4º da doença, podendo se estender até o 10º dia.

Artigo anterior
O que o executado pode alegar nos embargos?
Artigo seguinte
Em quais circunstâncias se autoriza a anulabilidade do negócio jurídico por erro?