O que é vetor na medicina?

Perguntado por: Yara Silva Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (69 avaliações)

O que é Vetor:
A palavra vetor pode ter diferentes acepções, dependendo da área do conhecimento em que é empregada. Na Medicina, na área da epidemiologia, vetor é todo ser vivo capaz de transmitir um agente infectante (parasita, protozoário, bactéria ou vírus).

O que é o vetor de uma doença?

Entende-se como doença transmitida por vetor aquela que não passa diretamente de uma pessoa para outra, mas requer a participação de artrópodes, principalmente insetos, responsáveis pela veiculação biológica de parasitos e micro-organismos a outros seres vivos.

O que significa ser um vetor?

Vetores são segmentos de retas usados para representar alguma grandeza vetorial. Apesar de ambas ações precisarem de força, puxar e empurrar são coisas distintas, uma vez que a força é representada por vetores. Vetor é um segmento de reta orientado que apresenta módulo (tamanho), direção e sentido.

O que é vetor em medicina?

Quando falamos em vetor, referimo-nos a organismos que servem de veículo para a transmissão de algum causador de doença. Esse organismo pode ser, por exemplo, um artrópode, como mosquitos ou moluscos.

O que é vetor do vírus?

Vetor é todo ser vivo capaz de transmitir um agente infectante, de maneira ativa ou passiva. Um agente infectante é qualquer parasita, protozoário, fungo bactéria ou vírus capaz de infectar um organismo. A transmissão ativa ocorre quando o vector é infectado e então infecta outra espécie de organismo.

O que é vetor (e soma!) em 4 minutos

19 questões relacionadas encontradas

O que é vetor na ciência?

Em termos das ciências exatas, vetores são segmentos de reta orientados, responsáveis pela caraterização das grandezas definidas como vetoriais. É importante salientar que a palavra vetor assume significados diferentes dependendo do contexto em que é aplicada.

O que é um vetor em Parasitologia?

Vetor: é um artrópode, molusco ou veículo que transmite um parasito entre dois hospedeiros. Vetor biológico: quando o agente etiológico se multiplica ou se desenvolve no vetor. Vetor mecânico: quando o parasito não se multiplica ou se desenvolve no vetor, esse simplesmente serve de transporte ao parasito.

Como se define um vetor?

Um vetor é representado graficamente através de um segmento orientado (uma flecha). A vantagem dessa representação é que ela permite especificar a direção (e esta é dada pela reta que contém a flecha) e o sentido (especificado pela farpa da flecha).

O que é um vetor de transmissão?

O mecanismo tradicional de transmissão do parasita é o vetorial, que ocorre dentro dos domicílios que albergam triatomíneos. Esta transmissão acontece através do contato de mucosa ou pele lesionada com fezes contaminadas, resultantes do repasto sanguíneo no homem de triatomíneos infectados.

Como se caracteriza um vetor?

As características de um vetor são as mesmas de qualquer um de seus representantes, isto é: o módulo, a direção e o sentido do vetor são o módulo, a direção e o sentido de qualquer um de seus representantes.

Quais são os tipos de vetores?

Esses vetores podem ser classificados em dois tipos básicos: vetores biológicos e mecânicos. Os vetores biológicos são aqueles em que o agente causador da doença multiplica-se e desenvolve-se em seu interior. Já o vetor mecânico é aquele que apenas serve como veículo de transporte.

O que é um vetor em design?

A palavra vetorial pode assustar os novatos do design, mas entender o seu real significado pode ser muito simples. De forma resumida, desenhos vetoriais são imagens que utilizam formas geométricas primitivas, como linhas, curvas, pontos, formas e polígonos como base de sua construção.

Quais são os animais vetores de doenças?

Vetores são os animais (pernilongos, pulgas, mosquitos, ratos etc) que transmitem algumas doenças. Doenças transmitidas por vetores são aquelas que precisam de um intermediário para passar de um animal para outro, ou seja, essas doenças não são transmitidas pelo contato direto como as gripes e maioria das viroses.

O que é o agente causador?

Agente etiológico — Agente biológico que pode causar infecção ou doença, também chamado de agente infeccioso ou agente patogênico. São exemplos: vírus, bactérias, protozoários, fungos e rickettsias.

O que é vetor biológico exemplo?

Vetor biológico ou ativo:ocorre quando o mesmo é infectado, o agente etiológico se desenvolve ou se multiplica no vetor. Exemplo: o barbeiro, onde o protozoário Trypanosoma cruzi se desenvolve no seu sistema digestivo.

Como se calcula um vetor?

Os vetores são representados geometricamente por flechas. Geralmente eles partem da origem, e as coordenadas de seu ponto final são escritas para identificá-lo. Na imagem abaixo, o vetor v = (a,b), pois (a,b) é o ponto final do vetor v. Exemplo: Para calcular a norma do vetor v = (3, – 4), utilize: |v| = √(a2 + b2).

Quais os tipos de vetores biológicos?

Os principais vetores conhecidos são os artrópodes, mais especificamente os mosquitos. Carrapatos, moscas, flebotomíneos, pulgas, triatomíneos e alguns caracóis aquáticos de água doce também são vetores.

O que é o vetor da dengue?

A transmissão se faz através da picada de mosquitos, como o Aedes aegypti (febre amarela urbana) e várias espécies de Haemagogus (febre amarela silvestre). Na forma urbana, que não ocorre no país desde 1942, o vírus é transmitido pela picada de Aedes aegypti (ciclo homem-mosquito-homem);

Quais os principais vetores transmissores dos vírus?

Os insetos mais comuns envolvidos na transmissão de vírus são os afídeos, cigarrinhas, besouros, moscas-brancas e tripes. Os tripes são os menores insetos deste grupo de insetos vetores.

Qual das doenças a seguir é transmitida por vetores?

Na Região das Américas, ainda de acordo com o texto, as doenças transmitidas por vetores de maior importância epidemiológica são a malária, dengue, doença de chagas, leishmaniose, filariose linfática, esquistossomose e tracoma.

Quais são os insetos que não transmitem doenças?

Em testes, a equipe descobriu que o microrganismo é incapaz de se replicar em três das espécies mais comuns de mosquitos, o Aedes aegypti, o Aedes albopictus e o Culex quinquefasciatus. De acordo com, os pesquisadores isso indica que o inseto não pode transmitir o novo coronavírus para os seres humanos.

O que são vetores e imagens?

Um arquivo em vetor é uma técnica de design onde são usadas linhas ao invés de pixels (pontos). Com esta técnica você poderá aumentar e diminuir a imagem sem perder a resolução.

Quais são todas as grandezas vetoriais?

Grandezas vetoriais: Além do módulo, necessitam da direção e do sentido para serem compreendidas. Exemplos: velocidade, aceleração, força, posição, deslocamento, etc.

Quais são os tipos de vetores de dengue?

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos: Aedes aegypti e Aedes albopictus. do vírus da dengue. Não existe comprovação científica de que já tenha transmitido a doença. Seu ciclo evolutivo é semelhante ao Aedes aegypti.

Quais são os principais agentes etiológicos?

Os principais agentes etiológicos conhecidos estão normalmente agrupados no grupo dos vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos.

Artigo anterior
Quanto é 0 5 mL na seringa de insulina?
Artigo seguinte
O que é homicídio qualificado por motivo fútil?