O que é verbo no pretérito perfeito do indicativo?

Perguntado por: Ângelo Duarte Pacheco de Valente  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (24 avaliações)

O pretérito perfeito é um tempo verbal do modo indicativo. Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Na terça-feira eu visitei meus avós paternos.

O que é o pretérito perfeito do indicativo?

Os tempos verbais

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. ... O pretérito perfeito e o pretérito mais-que-perfeito possuem formas compostas no modo indicativo e subjuntivo.

O que é Pretérito-mais-que-perfeito exemplos?

O pretérito mais-que-perfeito do indicativo é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado. Ele é geralmente utilizado em situações formais ou em textos literários. Exemplos de frases: Diogo falara de seus pais.

O que é um verbo no pretérito?

Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.

O que é verbo é um exemplo?

Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.

PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO (CONJUGAÇÃO)

31 questões relacionadas encontradas

Como colocar uma frase no pretérito?

Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Na terça-feira eu visitei meus avós paternos. Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada. O primeiro dentinho da minha filha nasceu ontem.

Foi pretérito mais-que-perfeito?

Possui conjugações iguais ao verbo ser no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for).

Como substituir o pretérito mais-que-perfeito?

O pretérito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretérito perfeito: “... a bola já entrara.” Minha porção mulher que até então se resguardara... Resguardara, verbo retirado da letra da canção, pode ser substituído pela locução verbal “havia se resguardado”, e geralmente é o que fazemos na fala e na escrita.

O que é pretérito imperfeito exemplo?

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

Qual é a conjugação do verbo foi?

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Como usar o pretérito perfeito?

Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.

Como conjugar o pretérito perfeito?

Terminações do pretérito perfeito do indicativo (verbos regulares)
  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ei. (Tu) radical + -aste. (Ele) radical + -ou. (Nós) radical + -amos ou -ámos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -i. (Tu) radical + -este. (Ele) radical + -eu. (Nós) radical + -emos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

Como escrever uma frase no futuro?

Futuro do presente do indicativo
  1. Caminharemos 40 quilômetros no percurso de amanhã.
  2. Eles chegarão ao Rio daqui a dois dias.
  3. Eu irei ao médico após o fim do expediente.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Como saber o que é um verbo?

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.
...
Flexão verbal
  1. ª (quem fala: eu e nós);
  2. ª (com quem se fala: tu e vós);
  3. ª (de quem se fala: ele e eles).

Como explicar o que é um verbo?

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

SÃO é um verbo?

O verbo ser é um verbo extremamente irregular que, quando conjugado, apresenta alterações tanto no seu radical como nas suas terminações.

Foi feito ou fora feito?

O uso da forma verbal “fora”, nesse caso, está indevido (a forma adequada seria “foi”).

Foi fora quando usar?

Fora indica a 1. ª ou a 3. ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo ser ou do verbo ir. Fora deverá ser pronunciado com o fechado (ô).

Artigo anterior
Como saber onde farei a prova do Encceja 2021?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre eutanásia distanásia ortotanásia?