O que é verbo intransitivo e exemplos?
Perguntado por: Teresa Francisca Carvalho | Última atualização: 1. Dezember 2024Pontuação: 5/5 (57 avaliações)
Verbos intransitivos são aqueles que não precisam de complemento, já que o significado da ação verbal é completo sozinho. O verbo intransitivo é, por si só, o próprio predicado da oração, já que não precisa de nenhum elemento ou complemento. Veja: Eu dormi.
O que é verbo intransitivo Cite 5 Exemplos?
Ouça este artigo: O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr.
Como saber se é verbo intransitivo?
Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.
Como saber se o verbo e transitivo ou intransitivo exemplos?
Enquanto os verbos intransitivos não precisam de complemento, os verbos transitivos precisam de complemento, que pode ou não ser acompanhado de preposição, de acordo com cada caso. Assim, os verbos transitivos apresentam um objeto, que explica a ação verbal. Verbo transitivo: Eu falei com ela sobre você.
O que é verbo transitivo direto e indireto exemplo?
Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.
COMPLEMENTO NOMINAL: Aprenda de uma Vez por TODAS!
O que é um verbo intransitivo?
Os verbos imperativos são uma forma verbal utilizada para dar ordens, fazer pedidos, expressar conselhos ou instruções. Eles são usados para indicar uma ação direta e imediata, sem a necessidade de utilizar pronomes pessoais.
Sou é um verbo intransitivo?
Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo. Suponhamos a seguinte frase: O João deu o bolo à Maria.
O que é intransitivo direto?
O que é verbo intransitivo? O verbo intransitivo, diferentemente do transitivo, é aquele que não precisa de complemento para possuir sentido, ou seja, ele, por si só, já possui sentido completo. Desse modo, não há objetos direto ou indireto em frases com verbos intransitivos.
Quando o verbo voltar é intransitivo?
É importante estar atento à regência quanto à transitividade verbal. O verbo “voltar”, com o sentido de “regressar”, pode ser intransitivo e, portanto, não exigir complemento: Fala pra mãe, que volto amanhã!
Qual é o verbo transitivo direto?
O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto. Para indicar quem está sofrendo a ação, o objeto direto faz duas perguntas: o quê? quem?
Como saber se a palavra é um verbo?
Os verbos são a classe de palavras que indica ação, estado ou fenômenos da natureza. Flexionam em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e em número (singular ou plural). O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza. O verbo é a classe de palavras que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza.
Quais são os tipos de transitividade verbal?
A transitividade verbal explica a relação do verbo transitivo com seu objeto. O verbo transitivo pode ser direto, indireto ou direto e indireto. O verbo transitivo direto liga-se diretamente ao seu objeto.
Quais são os 7 verbos de estado?
São exemplos de VL: ser, estar, continuar, parecer, tornar-se, virar, andar, ficar, encontrar-se, viver e permanecer.
O que é objeto intransitivo?
Verbos intransitivos têm sentido completo, não precisando de complemento no enunciado. O verbo intransitivo é aquele que não precisa de complemento para ter sentido completo no enunciado, não apresentando objeto.
Como saber se o verbo está no imperativo?
O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos. Por se tratar de um modo verbal com a função de impelir ações a outra(s) pessoa(s), o modo imperativo não é conjugado na 1ª pessoa do singular (“eu”).
Como usar verbo transitivo indireto?
Então, os verbos transitivos indiretos estão sempre acompanhados por preposição. Você pode recordar isso a partir da palavra indireto, afinal, o verbo não se liga diretamente no complemento, mas precisa de um mediador (preposição) para se ligar indiretamente a ele.
Qual a diferença entre o verbo transitivo é intransitivo?
Aos primeiros chamamos transitivos e aos últimos, intransitivos. Denominam-se transitivos diretos aqueles cujo complemento não é obrigatoriamente preposicionado (objeto direto) e transitivos indiretos aqueles que exigem a preposição diante do complemento (objeto indireto).
Foi é um verbo transitivo indireto?
O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido. Estabelece a regência verbal através do uso de uma preposição.
Quando a caminhada começa a fazer efeito?
Quantos anos dura uma geração segundo a Bíblia?