O que é verbo de transitivo exemplos?

Perguntado por: Inês Clara Carneiro Silva  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.7/5 (51 avaliações)

Os verbos transitivos diretos e indiretos (também chamados de bitransitivos) são aqueles que vêm com dois complementos, sem e com preposição. Os seus complementos são: objeto direto e indireto. Exemplo: Danilo ofereceu flores brancas à noiva. oferece: verbo transitivo direto e indireto.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.

Como identificar o verbo transitivo?

Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…
...
Verbo transitivo direto
  1. Ler a receita.
  2. Ler o livro.
  3. Ler a notícia.

São exemplos de verbos transitivos?

Exemplos com verbos transitivos indiretos:
  • Precisar: Estou precisando de ajuda.
  • Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.
  • Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.
  • Saber: Eu já sei de tudo.

Qual o verbo transitivo?

O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.

O que São Verbos Transitivos e Intransitivos? (Aprenda Transitividade Verbal)

35 questões relacionadas encontradas

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos que não precisam de complemento

Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

O que é transitividade verbal 7 ano?

A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.

O que é um nome transitivo?

Assim, podemos dizer que os nomes “acesso”, “obediente” e “longe” são nomes transitivos, os quais exigem o termo complemento nominal.

O que é um termo Preposicionado?

É um termo preposicionado que indica o elemento ao qual se destina ação verbal. Completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Exemplos de objeto indireto: O filho não obedeceu ao pai.

O que é adjunto adnominal exemplos?

Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.

O que é regência no texto?

Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

O que é verbo transitivo direto indireto é intransitivo?

Os Verbos Transitivos são os verbos que precisam de um objeto como complemento para que possuam sentido completo, podendo ser transitivos diretos ou transitivos indiretos. Os Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento pois possuem sentido completo sozinhos.

Quais são os tipos de complementos verbais?

Gramática. Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

Quais são todos os verbos Intransitivos?

Os principais verbos intransitivos são:
  • Verbo nascer;
  • Verbo morrer;
  • Verbo viver;
  • Verbo voltar;
  • Verbo chegar;
  • Verbo andar;
  • Verbo chorar;
  • Verbo cair;

Esta é verbo intransitivo?

Intransitivo. Quando o verbo estar vier acompanhado de um adjunto adverbial de lugar, ele funcionará como verbo intransitivo, ou seja, aquele que tem sentido completo e não demanda objeto direto nem indireto. Vejamos alguns exemplos: Paulo estava no trabalho.

Faz é um verbo intransitivo?

Verbo fazer como verbo intransitivo

Como verbo intransitivo, o verbo fazer apresenta um sentido completo, não necessitando de complementos verbais: Ela fala, mas não faz.

O que é verbo intransitivo indireto?

Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.

Como saber se é verbo transitivo ou intransitivo?

Verbos Intransitivos
  1. Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. ...
  2. Exemplos:
  3. Exemplos:
  4. Verbos transitivos são aqueles que necessitam de complemento porque, sozinhos, não conseguem transmitir uma informação com sentido.

O que é transitivo indireto exemplos?

Quando o verbo exige dois complementos, um com e outro sem preposição, ele é classificado como verbo transitivo direto e indireto. Exemplos: Deu a notícia aos familiares. Perdoou as ofensas dos vizinhos.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

O que é termo regente exemplos?

O termo regente é aquele que exige um complemento para ter determinado sentido. Quando a regência é nominal, o termo regente é um nome (adjetivo, advérbio ou substantivo) e o termo regido é um complemento preposicionado, subordinado a esse nome. Exemplo: Tenho medo de escuro.

Qual é a diferença de concordância e regência?

Enquanto a Regência ocupa-se de ligar os termos a Concordância estabelece a relação gramatical entre os termos.

Quando ocorre a regência verbal?

Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento. O que é regência verbal? A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.

Como encontrar o adjunto adnominal na frase?

Primeiro é necessário separar cada palavra da sentença e encontrar o substantivo, que geralmente é o núcleo. Aqueles termos que estiverem se referindo a ele, serão o adj. adnominal. Vale ressaltar que poderá haver mais de um adjunto adnominal na frase, ou seja, pode estar no sujeito e no predicado da mesma oração.

Artigo anterior
O que a Bíblia fala sobre falar mal dos outros?
Artigo seguinte
Como calcular 200 horas mensais?