O que é velocidade no Scrum?

Perguntado por: Letícia Alexandra Nascimento  |  Última atualização: 30. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)

Velocidade no Scrum é uma prática complementar. Ela não é descrita no Scrum Guide, mas é utilizado e reconhecido por muitos da comunidade.

O que é velocidade no desenvolvimento ágil?

Velocidade em termos ágeis significa a quantidade média de trabalho que uma equipe pode completar em um “ciclo de entrega” – normalmente um sprint ou um lançamento para equipes Scrum ou um período de tempo como uma semana ou um mês para equipes Kanban.

Como calcular a velocidade do time Scrum?

Velocidade = Capacidade de produção X Fator de foco

Equipe de 4 pessoas full time em sprint de 2 semanas: Capacidade de Produção = 10 dias x 4 recursos = 40 homens/dia. Fator de Foco = De 50% a 70% para equipes novas.

O que significa e como calcular a velocidade da equipe?

A velocidade da equipe define o esforço máximo que a equipe consegue alcançar para finalizar uma sprint. Ela é representada numericamente pelo total de pontos das histórias em uma sprint.

Como calcular a velocidade do time?

Sendo assim, o único jeito de saber a velocidade do time é fazendo com que ele rode de uma a três sprints, no mínimo, com a mesma formação, para ter uma média e poder descobrir essa métrica.

Velocidade e Capacidade

17 questões relacionadas encontradas

Como mensurar agilidade?

Essas métricas podem ser obtidas por meio da análise das Histórias do Usuário, que são mapeadas por grau de importância em um determinado quadro de atividades (Quadro Kanban, Quadro Scrum, Task Board, Quadro do Time, como você preferir chamá-lo).

Como medir Capacity do time?

geralmente quando o time precisa medir sua capacidade de entrega, os frameworks sugerem algumas métricas que podem ser adotadas. No Scrum, por exemplo, a cada Sprint você pode fazer o Burn Down, que a cada dia da Sprint você mede quantos pontos seu time entregou até agora e compara com a "média".

Como o desempenho é medido no Scrum?

Considerada uma das métricas mais básicas do Scrum, a velocidade é utilizada para medir a capacidade de entrega da sua equipe. Normalmente, ela é medida a partir da entrega dos sprints, de 1 a 3 ciclos similares.

Como calcular Story points?

Os story points são a forma de medir o tamanho de um projeto ágil.
...
Ela é facilmente calculada, basta somar um número ao anterior, começando do número 1, veja só:
  1. 1+0 = 1 (quem vem antes do 1? é o zero)
  2. 1+1=2.
  3. 2+1=3.
  4. 3+2=5.
  5. 5+3=8.
  6. 8+5=13.
  7. E assim por diante.

Como calcular pontos de uma sprint?

Forma 1 – Tempo de Ontem: é assim que é chamada, onde olhamos para o Sprint anterior e somamos os pontos do que foi entregue e podemos ter uma margem para próxima Spring.
...
Podemos ter o seguinte cenário:
  1. Camilo: 20 dias.
  2. João: 20 dias.
  3. Maria: 10 dias.

Como fazer a estimativa de um projeto Scrum?

Estimativa de Tamanho

Em frameworks como o Scrum e o Kanban, as equipes devem estimar o tamanho que é igual a quantidade de trabalho aos quais a equipe se comprometeu a fazer. Somando o tamanho de cada cartão concluído ao final de cada Sprint, o resultado será a estimativa de velocidade, frisa Kniberg (2009).

Quais métricas um pó a estabelecer o valor que está sendo entregue?

As 5 principais métricas ágeis usadas para otimizar a entrega do projeto:
  • Diagrama Burndown da Sprint.
  • Diagrama de controle de gráficos.
  • Diagrama de Fluxo Cumulativo.

Quais são as fases do Scrum?

Agora vejamos as etapas do processo:
  • Product Backlog. É basicamente uma lista com requisitos e suas prioridades definidas pelo Product Owner. ...
  • Sprint Backlog. ...
  • Sprint. ...
  • Daily Scrum. ...
  • Reunião de Revisão da Sprint (Sprint Review) ...
  • Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective) ...
  • Conclusão.

Qual é a diferença da velocidade e agilidade?

Isso faz com que ele ganhe mais velocidade, que vai ajudar a otimizar os movimentos”, explica o coach Leonardo Veras. Já a agilidade é uma capacidade que, quando desenvolvida, irá auxiliar na diminuição do tempo de transição entre um movimento e outro.

O que é agilidade no desenvolvimento de software?

Phillipe Kruchten, referência em processos de desenvolvimento de software, define “agilidade” da seguinte forma: “Agilidade é a habilidade que uma organização tem de reagir e se adaptar a mudanças no seu ambiente de forma mais rápida do que a taxa dessas mudanças.”

Qual a diferença entre agilidade e rapidez?

Ou seja, a agilidade está diretamente relacionada à capacidade de adaptação e flexibilidade. Já quando se pensa em rapidez, é comum encontrar empresas focadas em entregas velozes e frequentes que esquecem do principal: gerar valor para o cliente.

Para que servem Story points?

Story Point é, provavelmente, a unidade de estimativa mais utilizada entre os times ágeis hoje. O nome é derivado dos times ágeis, que normalmente expressam os requisitos como User Story (Estória do Usuário). Um Story Point é uma estimativa relativa de "tamanho" da atividade comparada com outra atividade no projeto.

Como converter Story points em horas?

Pontos e horas não combinam: Story Points e horas não são compatíveis. Se um time decide usar pontos, deve esquecer horas. Não há um “de-para”. Aqui vale o empirismo iteração a iteração para calibrar os pontos em user stories de complexidades distintas.

Como ler o gráfico burndown?

Esse gráfico é representado em duas linhas. A primeira é a linha ideal, reta, de cima para baixo, que representa a demanda completa de trabalho no começo do projeto (no topo, na esquerda) e que vai até o ponto mais baixo à direita, onde fica a previsão de conclusão do projeto no cronograma.

O que é eficiência de fluxo Scrum?

Eficiência do fluxo é a razão entre o tempo de valor agregado e o tempo de lead necessários para completar um processo. O valor agregado é o tempo em que uma pessoa ou máquina está trabalhando ativamente na conclusão de um certo alvo. O tempo de lead é o período entre o pedido e a entrega do produto.

O que é ter um Inception?

Uma inception marca o início de um projeto e se caracteriza pela reunião das pessoas envolvidas em um mesmo local. Ela é uma etapa que tem como objetivo fazer com que a equipe descubra e entenda coletivamente o escopo do que será desenvolvido.

Como definir Capacity?

O capacity planning, em português planejamento de capacidade, pode ser descrito como um processo que define, de forma precisa, a capacidade operacional de uma empresa, incluindo aqui conceitos como tempo de realização de determinadas tarefas, desenvolvimento de projetos, ampliação dos negócios, entre outros.

Como se faz a gestão de capacidade de uma empresa?

É necessário identificar os requisitos de capacidade para determinar o que o ambiente de TI da sua organização precisa fornecer hoje, para atender seus clientes internos e externos. Isso pode incluir a revisão de contratos de nível de serviço (SLAs), para garantir que você atenda às expectativas dos clientes.

Artigo anterior
O que é um metrópole?
Artigo seguinte
Quando usar Prezado em E-mail?