O que é VDRL falso positivo?

Perguntado por: Renato David Paiva  |  Última atualização: 28. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos. Entretanto, algumas condições estão associadas com VDRL reagente e ELISA não reagente, sem história prévia de sífilis.

O que pode dar um VDRL falso positivo?

O laudo “reagente” normalmente indica que a pessoa tem sífilis, porém, há também possibilidade de haver falso-positivos devido a reações cruzadas. Nesses casos, pode significar que o paciente tenha outras enfermidades, como brucelose, lepra, hepatite, malária, asma, tuberculose, câncer e doenças autoimunes.

O que pode confundir com sífilis?

As lesões causadas por sífilis benigna tardia podem ser facilmente confundidas com outros processos granulomatosos como tuberculose, sarcoide, infecção fúngica e, ocasionalmente, com doença neoplásica. A penicilina ainda é o agente antimicrobiano de escolha em todos os estágios de sífilis.

Tem como teste de sífilis dar errado?

Em alguns casos, o teste rápido de sífilis pode acabar dando um resultado falso positivo, o que significa que o paciente não tem sífilis, mas pode acabar tendo outras doenças, como hanseníase, tuberculose ou algum tipo de hepatite, por exemplo. Além disso, esse teste pode ser realizado antes de engravidar.

Qual a diferença entre sífilis e VDRL?

O VDRL é o exame mais simples e mais utilizado como rastreio da sífilis. O VDRL costuma ficar positivo entre 4 e 6 semanas após a contaminação. Geralmente, seus valores começam a subir uma a duas semanas após o aparecimento do cancro duro.

VDRL REAGENTE, MAS NÃO É SÍFILIS. TRÊS EXEMPLOS.

39 questões relacionadas encontradas

Como saber se a sífilis é recente ou antiga?

A sífilis adquirida até dois anos é considerada recente. Nessa fase, a doença pode manifestar-se como sífilis primária, secundária ou latente recente. Já a infecção presente no indivíduo há mais de dois anos é chamada de sífilis tardia, e pode manifestar-se como latente tardia ou terciária.

Quais doenças O VDRL acusa?

VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.

É possível um falso positivo para sífilis?

Testes não treponêmicos apresentam mais resultados falso-positivos que os testes treponêmicos. Cerca de 1% da população apresenta reatividade nos testes treponêmicos sem ter a infecção.

Pode dar um falso positivo para sífilis?

Segundo a literatura, cerca de 85% das amostras de indivíduos adequadamente tratados permanecem positivas nos testes treponêmicos durante muitos anos – em alguns casos, durante toda a vida2. Além disso, aproximadamente 1% da população em geral apresenta reações falsamente positivas nos testes treponêmicos3.

O que pode dar um falso positivo?

No entanto, em casos raros, é possível obter um falso positivo devido a: uma gravidez recente (por exemplo, após aborto espontâneo, parto recente ou interrupção) alguns raros cistos ovarianos. certos medicamentos contendo o hormônio hCG, como alguns tratamentos de fertilidade.

Quais doenças podem dar falso positivo para sífilis?

Embora não seja um teste confirmatório para diagnóstico da sífilis, o VDRL é muito útil para triagem e seguimento dos pacientes após o tratamento. Anticorpos não treponêmicos podem surgir, porém, em outras doenças, como em algumas colagenoses e na hanseníase, e mesmo em certas condições fisiológicas, como na gravidez.

Como fica a Pepeca com sífilis?

Os primeiros sinais da sífilis são feridas que se manifestam somente nos locais de entrada da bactéria, como pênis, vulva, vagina, boca ou outras partes da pele. Nessa fase primária, entre 10 e 90 dias após o contágio, essas lesões não geram pus, coceiras ou até mesmo dores, mas podem vir acompanhadas de caroços.

Tem como eu ter sífilis e meu marido não?

Segundo o especialista em sexualidade Jairo Bouer, sim, ele pode ter transmitido a doença pelo contato sexual, principalmente pelo fato de o casal não estar usando preservativo.

Qual o valor mais alto da sífilis?

Na sífilis em atividade a doença apresenta, habitualmente, altos títulos de VDRL (maiores ou iguais a 1/16). Esta condição ou a elevação de títulos do VDRL em quatro vezes ou mais, comparativamente ao último exame realizado, justificariam um novo tratamento para indivíduos previamente tratados.

Quem tem sífilis 1 8 pode transmitir?

Olá. Para ser considerada corretamente tratada, você e seu parceiro tem que ter realizado o tratamento adequado, na dose de benzilpenicilina adequada. A sífilis é uma doença que não confere imunidade. Se você tiver contato novamente, você poderá pega-la.

Quando o VDRL da 1-1 o que significa?

O VDRL reagente 1:1 indica que provavelmente a pessoa já teve sífilis e houve cura, seja espontânea (pode acontecer) ou por consequência de tratamento adequado. Outra possibilidade seria um falso-reagente.

Quando a pessoa não transmite mais sífilis?

Sim, a sífilis pode ficar latente, que é a fase "adormecida" da IST (Infecção Sexualmente Transmissível). Neste período, a doença não tem sintomas, mas, apesar de menos provável de acontecer, ainda pode ser transmitida a outras pessoas.

Quem já teve sífilis O teste rápido sempre dá positivo?

O teste rápido para sífilis é um teste treponêmico, ou seja, ficará positivo o resto da vida, tanto nos casos de doença ativa quanto nos casos doença pregressa, já tratada¹ ². O monitoramento do caso deve ser feito com testes não-treponêmicos (VDRL). Sua titulação é ponto crucial na definição terapêutica¹ ².

Qual o valor mais baixo da sífilis?

O controle do tratamento da sífilis deverá ser feito 3 meses após o fim do tratamento com o VDRL. A redução do título maior que 4 vezes é sugestiva de tratamento. Possivelmente este exame ficará sempre positivo em títulos baixos como 1/1 até 1/4.

Quanto tempo a sífilis fica encubada?

A sífilis latente é dividida em latente recente (até um ano de infecção) e latente tardia (após um ano da infecção). Aproximadamente 25% dos pacientes não tratados intercalam lesões de sífilis secundária com os períodos de latência, durante um a dois anos da infecção.

Quanto tempo aparece positivo para sífilis?

O primeiro exame a se positivar na sífilis é FTA-ABS com 10 dias de contágio. Após 3 a 4 semanas, O VDRL poderá positivar-se. Se você já teve sífilis, o FTA-ABS ficará sempre positivo.

Qual exame comprova sífilis?

A realização do exame VDRL em laboratório é simples: é feita uma coleta de sangue venoso – como qualquer outro exame laboratorial. E o melhor é que esse exame não exige nenhum preparo especial, ou seja, nada de fazer jejum! O exame pode ser realizado em qualquer período do dia, e o resultado fica pronto em alguns dias.

Quanto tempo demora para o VDRL baixar?

O resultado do exame VDRL Quantitativo é liberado em até resultado em 2 dias úteis. O laudo pode ser consultado online em um formato fácil de entender, pelo seu celular, tablet ou computador e nossa página de resultados.

O que significa VDRL quantitativo?

O que significa resultado vdrl quantitativo 32, 00 ? Significa um exame positivo para Sífilis.

Como saber se a sífilis é primária ou secundária?

A partir dos sintomas de sífilis, os médicos podem levantar a suspeita clínica nas fases primária, secundária ou terciária. A confirmação em si é feita em qualquer estágio (incluindo o da sífilis latente), por meio de exames de sangue específicos, como no caso do exame VDRL.

Artigo anterior
Quem traiu o Tommy?
Artigo seguinte
Quem pode entrar com ação de guarda?