O que é variedade Social exemplos?

Perguntado por: Camila Bárbara Borges Abreu  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (47 avaliações)

3. Variação social ou diastrática. É percebida segundo os grupos (ou classes) sociais envolvidos, tal como uma conversa entre um orador jurídico e um morador de rua. Exemplo desse tipo de variação são os socioletos.

O que é variedades social?

Variedades sociais ou diastráticas

São as variedades linguísticas que não dependem da região em que o falante vive, mas sim dos grupos sociais em que ele se insere, ou seja, das pessoas com quem ele convive.

O que é variação geográfica exemplos?

Variações geográficas (diatópicas)

As variações geográficas naturalmente falam da diferença de linguagem devido à região. Essas diferenças tornam-se óbvias quando ouvimos um falante brasileiro, um angolano e um português conversando: nos três países, fala-se português, mas há diferenças imensas entre cada fala.

O que é variações de linguagem exemplos?

São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.

O que é variação histórica exemplos?

Variação histórica na linguística diz-se sobre a variação da língua no decorrer da história, influenciada e influenciando pelos/os costumes, as relações sociais. Por exemplo, antigamente usava-se “Vossa Mercê”, depois esse pronome de tratamento foi reduzido a “Vosmicê” e atualmente usamos “Você”.

variedade social

33 questões relacionadas encontradas

O que é variação diacrônica exemplos?

Vários exemplos de variação histórica ou diacrônica são dados ao longo do texto, que compara as formas de falar de tempos diferentes: "pegarão um defluxo em vez de um resfriado".

O que é variedade linguística histórica?

Variação linguística histórica (diacrônica)

As variações diacrônicas, também chamadas de variações históricas, são variações que ocorrem de acordo com as diferentes épocas vividas pelos falantes, sendo possível distinguir o português arcaico do português moderno, bem como diversas palavras que ficam em desuso.

Como identificar uma variação linguística?

Variação linguística: o que é, tipos, exemplos e exercícios!
...
As variações históricas podem ser observadas a partir de três formas:
  1. nas palavras que deixaram de ser utilizadas com o passar do tempo;
  2. no vocabulário próprio entre as diferentes faixas de idade;
  3. nos acentos gráficos ou grafemas que entraram em desuso.

O que é variedade linguística e quais são elas?

Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. Modo pelo qual ela se usa, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.

Quais são os tipos de linguagem?

Qual o tipo de linguagem utilizada abaixo:
  • Linguagem verbal.
  • Linguagem não verbal.
  • Linguagem mista.
  • Linguagem conotativa.

O que é uma variação geográfica?

Variação geográfica (diatópica)

Trata-se da variação linguística relacionada à localização geográfica: diferentes cidades, estados ou regiões podem ter particularidades que vão desde o sotaque e o léxico às construções sintáticas.

O que é variação cultural?

Variação linguística social/cultural: é o tipo de linguagem utilizada por determinado grupo social, que por preferências, atividades e ou nível socioeconômico adota um linguajar próprio. Podemos exemplificar com os grupos de profissionais como advogados ou surfistas.

O que significa variação situacional?

Variação Situacional

É a capacidade que tem um mesmo indivíduo de empregar as diferentes formas da língua em situações comunicativas diversas, procurando adequar a forma e o vocabulário em cada situação.

O que é linguagem social?

A linguagem como prática social denota um processo de interação que operacionaliza a vida social, porque a multiplicidade de práticas discursivas leva às mudanças sociais quando se utiliza recursos linguísticos empregados pelos atores e/ou grupos sociais no ato da interação dialógica, a partir de reflexões sobre ...

O que são variedades linguísticas quais os fatores responsáveis por essas variações Cite 3?

As variações surgem devido a diversos fatores, como as diferenças de grupos etários , de região, de gênero, de status socioeconômico, de grau de escolarização, de situação de comunicação, etc. É fácil observar diferenças na linguagem usada pelas diferentes gerações.

O que é variação linguística PDF?

O que é a variação linguística? É o modo pelo qual a língua se diferencia dentro do seu próprio sistema. Esta diferença pode ser histórica, geográfica ou sociocultural. Vemos que a língua não é única, que o sistema linguístico abriga diversos ângulos na realização linguística.

Quais são os fenômenos linguísticos?

Você sabe o que são fenômenos linguísticos? Esses aspectos podem ser estabelecidos por meio da relação entre palavras, ambiguidade, modalizadores, marcadores de pressuposição e polifonia.

Quais fatores abaixo influenciam a variação linguística?

As variações linguísticas existem em virtude da combinação entre fatores socioculturais, isto é, as relações estabelecidas em determinadas comunidades, e fatores sociocognitivos, ou seja, as configurações de nossos cérebros nos momentos em que utilizamos a língua e influenciamos os outros indivíduos.

Como o professor pode explorar as variações existentes?

Ao trabalhar as variedades linguísticas, o educador precisa destacar alguns pontos relevantes no que se refere às questões concernentes à língua, tais como: marcas de oralidade, níveis de registro, dialeto, neologismos, entre outros.

Como se define o preconceito linguístico?

O preconceito linguístico é, segundo o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno, todo juízo de valor negativo (de reprovação, de repulsa ou mesmo de desrespeito) às variedades linguísticas de menor prestígio social. Ele está diretamente ligado a outros preconceitos (regional, cultural, socioeconômico etc.)

Qual é a importância do estudo da variação linguística?

A variação linguística se faz importante, porque de acordo com a sociolinguística, essas diferenças carregam a história de cada povo, cada comunidade. Nesse sentido, essa diversidade na escrita e na fala são um apanhado dos modos de vida dos nativos falantes da língua portuguesa.

O que é variação diacrônica?

A variação diacrônica apresenta uma mudança linguística histórica, aos diferentes estágios pelos quais qualquer língua passa no decorrer do tempo. No caso do Português Brasileiro, percebemos, analisando textos de outras épocas, o quanto o português contemporâneo é distinto do português arcaico.

O que é diacronia e sincronia exemplos?

Sincronia e diacronia são conceitos distintos, mas complementares, usados na linguística para indicar diferentes perspectivas de estudo da língua: o estudo na língua num momento específico (sincronia) e o estudo da língua através do tempo (diacronia).

O que significa a palavra Diacronica?

Significado de Diacrônico

[Linguística] Que se baseia na evolução histórica uma língua. Que se refere à diacronia, descrição de uma língua e das modificações sofridas por ela com o passar do tempo. Que se refere aos fenômenos que se desenvolvem através do tempo. Etimologia (origem da palavra diacrônico).

Por que a língua muda?

As variações linguísticas acontecem porque vivemos em uma sociedade complexa, na qual estão inseridos diferentes grupos sociais. Alguns desses grupos tiveram acesso à educação formal, enquanto outros não tiveram muito contato com a norma culta da língua.

Artigo anterior
Quais as consequências do ataque japonês à base de Pearl Harbor?
Artigo seguinte
O que acontece se a outra parte não apresentar contrarrazões?