O que é variação linguística exemplos?

Perguntado por: Paulo Pedro Pinto Pinho Correia  |  Última atualização: 29. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (57 avaliações)

São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.

Como identificar a variação linguística?

Variações linguísticas são observadas por meio da comparação entre regiões, classes sociais, épocas e suportes de expressão. Dessa forma, elas dizem bastante sobre a nossa sociedade.

O que é variação Social exemplos?

Variação social (diastrática)

Essa variação linguística se refere aos hábitos e culturas de diferentes grupos sociais, e isso inclui gírias próprias, como por exemplo, um grupo de skatistas, que utiliza jargões e gírias como irado, maneiro, insano, a fim de representar algo legal.

Qual é a importância da variação linguística?

As variações linguísticas podem retratar modos de vida, hábitos e experiências de grupos de falantes da língua portuguesa, ao longo de sua história, constituindo importante objeto de estudo e observação.

O que é variação histórica e exemplos?

Variação linguística histórica é aquela que sofre transformações ao longo do tempo. Como por exemplo, a palavra “você”, que antes era “vosmecê” e que agora, diante da linguagem reduzida no meio eletrônico, é apenas “vc”. O mesmo acontece com as palavras escritas com ph, como era o caso de pharmácia, agora, farmácia.

Variação Linguística — Aprenda Agora Mesmo

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 tipos de variação linguística exemplos?

Existem quatro tipos de variantes linguísticas: as variações diatópicas (geográficas), variações diacrônicas (históricas), variações diastráticas (grupos sociais), variações diafásicas (formal x informal).

Qual é a melhor atitude frente as variedades linguísticas?

Compreender que a língua é constituída por variações lingüísticas, e que estas devem ser respeitadas de acordo com as situações de produção; Superar a discriminação relacionada as diferentes formas de falar do povo brasileiro por meio de atividades de interação prazerosa.

O que é uma variação linguística social?

Variação linguística social/cultural: é o tipo de linguagem utilizada por determinado grupo social, que por preferências, atividades e ou nível socioeconômico adota um linguajar próprio. Podemos exemplificar com os grupos de profissionais como advogados ou surfistas.

Qual é a origem do sotaque?

As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. O português, como se sabe, imperou sobre os outros idiomas que chegaram por aqui, mas sofreu influências do holandês, do espanhol, do alemão, do italiano, entre outros.

Quem criou a variedade linguística?

William Labov, pioneiro da Teoria da Variação Linguística, considerava redundante o termo Sociolinguística, assim como cita na introdução de sua obra: “por vários anos, resisti ao termo sociolinguística, já que ele implica que pode haver uma teoria ou prática linguística bem-sucedida que não é social” (LABOV, 2008, p.

Quais são as características da variação linguística?

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas). Para aqueles que se preparam para o Enem, trata-se de um dos assuntos com maior incidência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O que são variedades linguísticas e se no Brasil falamos português?

Toda língua possui variações linguísticas. Elas podem ser entendidas por meio de sua história no tempo (variação histórica) e no espaço (variação regional). As variações linguísticas podem ser compreendidas a partir de três diferentes fenômenos.

Por que a variação linguística gera preconceito?

Como exploramos um pouco acima, a principal causa do preconceito linguístico é acreditar que uma variação linguística está mais correta do que a outra. Isso, levando em consideração construções sociais que envolvem classe social e diferenças entre regiões e sotaques.

O que é preconceito verbal?

O preconceito linguístico é, segundo o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno, todo juízo de valor negativo (de reprovação, de repulsa ou mesmo de desrespeito) às variedades linguísticas de menor prestígio social. Ele está diretamente ligado a outros preconceitos (regional, cultural, socioeconômico etc.)

Quando falamos em variação linguística analisamos os diferentes?

Quando falamos em variação linguística, analisamos os diferentes modos em que é possível expressar-se em uma língua, levando-se em conta a escolha de palavras, a construção do enunciado e até o tom da fala. Questão 02. A variação diacrônica trata das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo.

O que é variação linguística é preconceito linguístico?

Quando apontamos uma variação linguística como erro, cometemos o que chamados de Preconceito Linguístico. A língua é dinâmica e está sujeita a inúmeras variações.

O que é variação linguística temporal?

A variação linguística histórica (temporal ou diacrônica) tem a ver com as mudanças que uma língua sofre ao longo do tempo. Como exemplo, podemos apontar as expressões que deixaram de existir, seja porque novas surgiram ou porque elas se transformaram com a ação do tempo.

Como trabalhar a variação linguística?

Ao trabalhar as variedades linguísticas, o educador precisa destacar alguns pontos relevantes no que se refere às questões concernentes à língua, tais como: marcas de oralidade, níveis de registro, dialeto, neologismos, entre outros.

O que são atitudes linguísticas?

23) definem as atitudes linguísticas como “[...] uma postura, ou comportamento positivo ou negativo frente a uma língua ou a uma variedade linguística particular, uma reação favorável ou desfavorável face ao modo de falar do outro.”

Quais são as variações linguísticas e que fatores colaboram para isso?

As variações correspondem aos diferentes modos de utilizar a língua, e podem ser relacionadas a fatores diversos: pessoas de origens geográficas, sexos, idades e classes sociais e esses fatores desencadeiam classificações dos tipos de variação existentes.

O que podemos fazer para combater o preconceito linguístico?

Algumas dicas importantes são:
  1. 1-Respeite as diferenças linguísticas. Cada pessoa tem uma forma única de falar e isso deve ser valorizado. ...
  2. 2-Evite corrigir a gramática ou a pronúncia dos outros. ...
  3. 3-Não faça piadas ou comentários ofensivos sobre a forma de falar de alguém. ...
  4. 4-Promova a diversidade linguística.

Como a variação linguística interfere na comunicação?

Resposta: A variedade linguística pode atrapalhar a comunicação entre pessoas de várias maneiras. Algumas dessas maneiras incluem: Dificuldade de compreensão: Se duas pessoas falam línguas diferentes ou diferentes formas de uma língua, elas podem ter dificuldade em entender uma a outra.

Qual é a importância de valorizar a diversidade linguística?

A diversidade linguística e cultural é importante porque ela permite que diferentes grupos de pessoas possam se expressar em suas próprias línguas e manter suas tradições e identidades culturais.

Artigo anterior
Como calcular 35% de um valor?
Artigo seguinte
Como saber a quantidade de cimento por m2?