O que é variação cultural exemplos?

Perguntado por: Verónica Gabriela Brito Santos  |  Última atualização: 24. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (65 avaliações)

Exemplos de Variação Cultural Um exemplo é a alimentação, que varia de acordo com os hábitos e tradições de cada cultura. Enquanto em alguns países o consumo de carne é muito comum, em outros a dieta é baseada principalmente em vegetais.

O que é variação sociocultural exemplos?

Variedades Socioculturais

Isso se dá devido a presença de diversos grupos sociais e/ou culturais. Jovens, funkeiros, surfistas são exemplos de coletivos que usam palavras bem restritas à sua comunidade. Além disso, o diferente grau de escolaridade graças a desigualdade, acaba provocando uma variedade sociocultural.

O que é variação histórica e exemplos?

Variação linguística histórica é aquela que sofre transformações ao longo do tempo. Como por exemplo, a palavra “você”, que antes era “vosmecê” e que agora, diante da linguagem reduzida no meio eletrônico, é apenas “vc”. O mesmo acontece com as palavras escritas com ph, como era o caso de pharmácia, agora, farmácia.

Quais são os 4 tipos de variação linguística exemplos?

Existem quatro tipos de variantes linguísticas: as variações diatópicas (geográficas), variações diacrônicas (históricas), variações diastráticas (grupos sociais), variações diafásicas (formal x informal).

O que é variação geográfica exemplos?

- Variação linguística geográfica ou regional refere-se a diferentes estilos vocabulares e sintáticos que existem entre regiões. Por exemplo: “afasta”, no Sul e “arreda”, no Norte de Minas Gerais. Outro exemplo, “mandioca”, no Sudeste; “macaxeira”, “abóbora” ou “jerimum”, no Nordeste.

Variação Linguística [Prof Noslen]

27 questões relacionadas encontradas

O que é variação cultural?

Variação linguística social/cultural: é o tipo de linguagem utilizada por determinado grupo social, que por preferências, atividades e ou nível socioeconômico adota um linguajar próprio. Podemos exemplificar com os grupos de profissionais como advogados ou surfistas.

O que é variedades sociais?

Assim sendo, variação social são variações que ocorrem de acordo com os hábitos e cultura de diferentes grupos sociais. Este tipo de variação ocorre porque diferentes grupos sociais possuem diferentes conhecimentos, modos de atuação e sistemas de comunicação.

Quais são as variações regionais?

Variação regional ou diatópica

Podem ser identificadas em sotaques, dialetos, falares, pronúncias e até mesmo na construção de diferentes palavras para os mesmos conceitos. Um exemplo é o antigo debate biscoito versus bolacha, duas formas distintas de chamar um mesmo alimento em diferentes estados brasileiros.

Quais são as variações históricas?

As variações diacrônicas, também chamadas de variações históricas, são variações que ocorrem de acordo com as diferentes épocas vividas pelos falantes, sendo possível distinguir o português arcaico do português moderno, bem como diversas palavras que ficam em desuso.

O que é uma variação linguística geográfica?

Variações geográficas (diatópicas)

As variações geográficas naturalmente falam da diferença de linguagem devido à região. Essas diferenças tornam-se óbvias quando ouvimos um falante brasileiro, um angolano e um português conversando: nos três países, fala-se português, mas há diferenças imensas entre cada fala.

O que é variação diacrônica exemplo?

Esse tipo de variante pode ser percebido por meio dos arcaísmos — palavras ou expressões que caíram em desuso com o decorrer do tempo. As mesóclises (“fá-lo-ia”, isto é, “eu o faria”), que hoje praticamente ninguém mais usa ao falar ou ao escrever, são exemplos de variante linguística diacrônica.

É uma linguagem coloquial?

Coloquial é a linguagem característica do modo informal de comunicação, utilizado no dia a dia, em interações cotidianas entre as pessoas. Alguns exemplos de uso de linguagem coloquial são as expressões “tô”, que vem de “estou”, e “cê”, que vem de “você”.

O que é preconceito linguístico de um exemplo?

Na gramática, quando há erros na escrita, fala ou concordância das palavras, é quando o preconceito linguístico mais aparece. “Menas”, “as casa”, “firmadeira”, “a gente vamos”, “fez mal para eu”, “truce” entre outros, são exemplos de comunicação diferente do estabelecido conforme a norma culta.

Quais são as causas da variação sociocultural?

A variação social está relacionada a fatores sociais como etnia, sexo, faixa etária, grau de escolaridade e grupo profissional. Os vários estudos que enfocam este tipo de relação língua/fatores sociais têm privilegiado a variação morfo-sintática ou a morfo-fonológica.

O que é variação social idade?

A variação social está relacionada a fatores como faixa etária, grau de escolaridade e grupo profissional e é marcada pelas gírias, jargões e pelo linguajar singelo, já que são aspectos característicos de certos grupos.

O que é sociocultural na língua portuguesa?

Relativo à classe social ou ao grupo social, assim como à cultura que contribui para os caracterizar.

O que significa variação histórica?

Variação diacrônica (variação histórica)

A variação diacrônica é resultado da passagem do tempo, já que a língua está em constante modificação, pois os falantes são criativos e procuram novas expressões para comunicarem-se de forma mais efetiva.

São exemplos de variação linguística?

São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.

O que é variação Social ou Diastrática?

Variações diastráticas

São aquelas variações que ocorrem em virtude da convivência entre os grupos sociais. Como exemplo podemos citar a linguagem dos advogados, dos surfistas, da classe médica, entre outras.

São variações linguísticas?

Variação linguística é a diversificação dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).

Quais são os três tipos básicos de variação linguística?

As variáveis linguísticas podem ser (1) a classe sintática da forma em –r: verbo, nome, adjetivo, outros; (2) no caso do verbo, a classe modo-temporal: infinitivo, subjuntivo; (3) ainda no caso de verbo, a vogal temática indicadora de conjugação: -a, -e, -i, -o; (4) a variável extensão, com variantes: monossílabo, ...

Quais são as características da variação linguística?

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas). Para aqueles que se preparam para o Enem, trata-se de um dos assuntos com maior incidência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O que é uma variação estilística?

As variações estilísticas remetem ao contexto que exige a adaptação da fala ou ao estilo dela. Aqui entram as questões de linguagem formal e informal, adequação à norma-padrão ou despreocupação com seu uso.

O que é variação linguística etária?

A variação linguística e a variável faixa etária

Há diferenças marcantes entre a linguagem dos idosos, dos adolescentes e das crianças, mostrando diferenças de acordo com as faixas etárias dos falantes, na mesma região, e em faltantes de uma mesma cultura.

O que é preconceito verbal?

O preconceito linguístico é, segundo o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno, todo juízo de valor negativo (de reprovação, de repulsa ou mesmo de desrespeito) às variedades linguísticas de menor prestígio social. Ele está diretamente ligado a outros preconceitos (regional, cultural, socioeconômico etc.)

Artigo anterior
Qual o intervalo de tempo entre uma selagem e outra?
Artigo seguinte
Quanto pesa um cérebro humano?