O que é válido como comprovante de residência?

Perguntado por: Leonardo Lourenço Monteiro Carvalho Tavares  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (48 avaliações)

Comprovante de residência é um documento que atesta que uma pessoa tem residência fixa, seja ela própria ou alugada. Os mais comuns são as contas de luz, água, telefone e fatura do cartão, mas existem muitas outras alternativas que podem ser usadas com essa finalidade.

O que é aceito como comprovante de residência?

1. Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel); 2. Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel; 3.

Qual parte do comprovante de residência é válido?

Documentos validos como comprovante de residência: 1- Notificação do Imposto de Renda do último exercício ou recibo da declaração referente ao exercício em curso; 2 - Contrato de locação em que figure como locatário; 3 - Conta de luz, água, gás ou telefone correspondente ao último mês.

Quais documentos são aceitos como comprovante de residência?

Resposta: O documento de residência atual e no nome do autor (água, luz, gás ou telefone) ou declaração de residência expedida pela Associação de Moradores (CNPJ) ou declaração de próprio punho, assinada pelo proprietário do imóvel onde você reside (anexar também cópia do RG e CPF do proprietário).

O que fazer quando não se tem comprovante de residência?

Entre os documentos mais aceitos estão:
  1. contas de luz,
  2. conta de água,
  3. conta de telefone,
  4. fatura do cartão de cartão de crédito, mas existem muitas outras alternativas que podem ser usadas com essa finalidade.

O que serve como Comprovante de Residencia

28 questões relacionadas encontradas

Como obter um comprovante de residência urgente?

Como Conseguir um Comprovante de Residência Urgente?
  1. Contas de água;
  2. Contas de luz;U.
  3. Conta de TV por assinatura;
  4. Conta de internet;
  5. Contas de telefone celular;
  6. Contas de telefone fixo;
  7. Contrato de aluguel, desde que tenha sido reconhecido firma em cartório;
  8. Declaração do Imposto de Renda recente;

Como gerar um comprovante de residência?

Comprovantes de Residência
  1. Conta de água, luz ou telefone (fixo ou móvel);
  2. Contrato de aluguel em vigor, acompanhado de conta de consumo (água, luz, telefone), desde que tenha firma reconhecida do proprietário do imóvel;
  3. Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física;
  4. Demonstrativos ou comunicados do INSS ou da SRF;

Quando o comprovante de residência não está no meu nome?

Caso o comprovante de residência não esteja em nome do proponente, será necessário apresentar junto com o documento uma declaração de residência emitida pelo titular indicado no comprovante. Segue abaixo o modelo de Declaração de Residência.

Quanto tempo é válido o comprovante de residência?

Por quanto tempo vale um Comprovante de Residência? A maioria das empresas pede para que o comprovante de residência seja atual. Isto é, que tenha até 90 dias de emissão. Por este motivo, não adianta levar uma conta de luz que venceu há dois anos, por exemplo.

Como comprovar residência no DF nos últimos 5 anos?

No geral, são aceitos como comprovantes de residência:
  1. Contas água;
  2. Contas de luz;
  3. Conta de TV por assinatura;
  4. Conta de internet;
  5. Contas de telefone celular;
  6. Contas de telefone fixo;
  7. Contrato de aluguel, desde que tenha sido reconhecido firma em cartório;
  8. Declaração do Imposto de Renda recente;

Como fazer uma declaração de residência para outra pessoa que mora comigo?

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA. _______________________________ reside comigo. Por ser verdade, dato e assino o presente documento, declarando estar ciente de que responderei criminalmente em caso de falsidade das informações aqui prestadas. _____________________________, _________/_________/__________.

Como colocar um comprovante de residência no meu nome?

No caso de quem mora com avó, tio ou outro parente, o que geralmente é aceito é um comprovante de residência em nome do parente acompanhado de uma declaração do parente assinada e com firma reconhecida em cartório.

Como fazer uma declaração de endereço simples?

Eu, _____________, brasileiro (a), portador (a) da Identidade nº ______e CPF nº ___________ , residente e domiciliado no endereço _______________, nº _, bairro ___________ e CEP: ________, declaro para devidos fins de comprovação de residência que ______________, brasileiro (a), portador (a) da Identidade nº ...

O que é declaração de residência conjunta?

Documento utilizado para declarar que outra pessoa reside em determinado endereço. Esta declaração é documento utilizado para afirmar de modo formal qual é o endereço de residência e domicílio do declarante.

Como fazer uma declaração à mão?

Eu, _________________________________________________________, portador (a) do RG n. º________________ e do CPF n.º _____________________, declaro , para os devidos fins e sob as penas da lei, que exerço atividades “do lar”, sem remuneração. DECLARO ainda não possuir nenhum tipo de renda, formal ou informal.

Como comprovar tempo de domicílio no DF?

3 – Documentos que podem comprovar residência no DF e o tempo de domicílio no DF (chegada no DF): - Recolhimento de INSS (empregados domésticos), - Declaração de Instituição bancária com movimentação de conta corrente; - Documento escolar do candidato ou dos filhos, emitidos por estabelecimento de ensino do DF; - ...

Como fazer uma declaração por escrito?

Características e estrutura da declaração

A declaração se estrutura com o nome “DECLARAÇÃO” centralizado no início e topo da página. Em seguida, segue-se direto ao texto, que costuma iniciar-se com a afirmação “Declaramos para os devidos fins” ou “Declaro para os devidos fins”.

Como fazer uma declaração?

Veja abaixo o passo a passo para fazer sua declaração do Imposto de Renda – o exemplo do g1 considera uma declaração simples, sem dependentes.
  1. 1 - Baixe o programa. ...
  2. 2 - Documentação. ...
  3. 3 - Declaração ou retificação? ...
  4. 4 - Dados cadastrais. ...
  5. 5 - Rendimentos. ...
  6. 6 - Bens e direitos. ...
  7. 7 - Pagamentos efetuados. ...
  8. 8 - Verifique pendências.

Como fazer um termo de declaração?

Eu, NOME COMPLETO:_________________________________________________, inscrito no CPF sob o nº ___________________________ e RG de nº ___________________________ ÓRGÃO EMISSOR:______, natural de CIDADE/ESTADO:___________________________, COLABORADOR/ALUNO da NOME DO ESTABELECIMENTO OU INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ...

Como fazer uma declaração de residência cedida?

Eu, ___________________________________________________________________________, portador(a) do RG nº ___________________, órgão expedidor _______-____ e do CPF nº ________________________, residente e domiciliado(a) no endereço _____________________________________________, nº _______, bairro _________________________ ...

É preciso autenticar declaração de residência?

Vale destacar que, para formalizar o documento, é imprescindível o reconhecimento de firma do declarante ou a autenticação do atestado.

Quanto custa para fazer uma declaração de residência?

O custo de uma declaração de endereço varia conforme o cartório, geralmente custa entre R$4,50 e, no máximo, R$30,00. Em alguns casos é preciso abrir uma firma (cadastro) no cartório para conseguir emitir esse tipo de documento.

Artigo anterior
Quais são as vantagens de energia elétrica?
Artigo seguinte
Que ano foi criado o Homem-Aranha?