O que é usucapião especial rural?

Perguntado por: Mia Nádia Nascimento Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (68 avaliações)

A Usucapião Especial Rural, é uma das modalidades de aquisição de propriedade que o Código Civil prevê, onde a partir dela, há a possibilidade do indivíduo (que tem sua moradia e exerce seu trabalho no ambiente rural) adquirir o título de proprietário de tal bem.

Quais os requisitos do usucapião especial rural?

A usucapião especial rural está prevista no art. 191 da Constituição Federal, bem como no art. 1.239 do Código Civil, cujos termos expõem que para usucapir o bem imóvel rural é necessário que este possua no máximo 50 (cinquenta) hectares, bem como esteja caracterizado como moradia e possuindo efetiva produtividade.

O que é usucapião especial?

A usucapião especial urbana também pode ser denominada de usucapião pro moradia ou usucapião pro misero, uma vez que visa beneficiar o possuidor que não é proprietário de nenhum outro imóvel rural ou urbano e ainda, desde que a área seja utilizada para sua moradia ou de sua família.

Quanto tempo se dá a usucapião especial rural?

Usucapião especial rural posse ininterrupta de 5 anos; Usucapião coletiva posse ininterrupta de 5 anos; Usucapião Especial Familiar posse ininterrupta de 2 anos; Usucapião especial urbana posse ininterrupta por 5 anos.

Como funciona o usucapião rural?

Requisitos para aquisição do Usucapião Rural

Sua chegada ao imóvel deve ser mansa e pacífica. O requerente não pode ter posse de qualquer outro imóvel, seja ele rural ou urbano. Deve-se utilizar a propriedade em questão com finalidade produtiva para sustento próprio ou familiar, assim como realizar moradia na mesma.

Direito Civil (Reais) - USUCAPIÃO ESPECIAL RURAL

44 questões relacionadas encontradas

Quem tem direito ao usucapião rural?

A usucapião rural, também denominado pro labore, tem como requisitos a posse como sua por 5 (cinco) anos ininterruptos e sem oposição, de área rural não superior a cinquenta hectares, desde que já não seja possuidor de qualquer outro imóvel, seja este rural ou urbano.

Como fazer usucapião de terreno rural?

Usucapião de terreno rural e urbano (usucapião especial)

Deve possuir a área por 5 anos ininterruptos, sem oposição; O terreno em zona rural não pode ser superior a cinquenta hectares; A área deve ser produtiva por seu trabalho ou de sua família; A área deve ser a moradia do possuidor.

Quais os prazos para usucapião?

Esse é o requisito temporal que a lei também exige, o prazo da usucapião. Cada espécie de usucapião exigirá um prazo de posse a ser preenchido. O maior prazo atualmente exigido é de 15 anos e depois tem-se 10 anos, 05 anos e 2 anos para usucapir a propriedade.

Qual o prazo para requerer usucapião?

Usucapião Ordinário: O prazo da ação de usucapião ordinário é de 10 anos. Porém para poder utilizar esta modalidade é necessário que haja um justo título e boa fé, como um contrato de compromisso de compra e venda por exemplo.

Quanto tempo demora um processo de usucapião?

Em regra, o procedimento deverá durar cerca de 120 dias. Todavia, nada impede que seja necessária uma duração mais prolongada.

Quais os requisitos da usucapião especial?

Seus requisitos da usucapião especial urbana são:
  • Existência do animus domini, o comportamento de proprietário;
  • Inexistência de oposição à posse;
  • Posse ininterrupta por 05 (cinco) anos;
  • Utilização do imóvel para moradia sua ou de sua família;
  • Imóvel de até 250m²;
  • Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural;

O que é usucapião especial de imóvel urbano?

Art. 183. Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

O que é usucapião especial e de que forma ela se subdivide?

Esse prazo será reduzido para 05 anos se o possuidor tiver estabelecido a sua moradia ou se tiver realizado investimentos de interesse social e econômico. A usucapião especial se subdivide em duas espécies: urbana (individual e coletiva) e a rural.

O que é preciso para comprovar usucapião?

Ação Usucapião
  1. RG e CPF da parte;
  2. Certidão de casamento;
  3. Planta e/ou croqui do imóvel;
  4. Comprovantes de residência;
  5. Matrícula atualizada do imóvel;
  6. Comprovantes de pagamento de IPTU;
  7. Fotos de todos os cômodos do imóvel;
  8. Contratos, declarações, escrituras ou outros documentos que esclareçam a origem da posse;

Quanto custa fazer usucapião no cartório?

Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.

Qual o tempo de posse para usucapião extrajudicial?

Nesta modalidade são exigidos os seguintes requisitos: posse mansa e pacífica, sem oposição; período temporal de 5 anos; que o possuidor aja como se dono fosse, mas aqui acrescenta a necessidade de o possuidor ou a sua família torne a propriedade produtiva e que o imóvel rural não ultrapasse a 50 hectares.

Como dar entrada no pedido de usucapião?

O procedimento de usucapião extrajudicial será iniciado em um cartório de notas. Posteriormente, haverá andamento da ação em um cartório de registro de imóveis, até que ocorra o registro. É importante ressaltar que o cartório de registro de imóveis deve pertencer à mesma circunscrição do imóvel usucapiendo.

Quem não pode pedir usucapião?

Dessa forma, a usucapião não pode ser utilizada em casos onde a pessoa que ocupa o bem tem conhecimento de que não é o proprietário ou trabalha para o mesmo (como caseiros e locadores, por exemplo).

Quais são os tipos de usucapião?

Quais são os tipos de usucapião?
  • Usucapião Extraordinária. A usucapião Extraordinária diz respeito aos Bens Imóveis, previsto pelo Código Civil. ...
  • Usucapião Ordinária. ...
  • Usucapião Rural. ...
  • Usucapião Urbana. ...
  • Usucapião coletiva. ...
  • Usucapião Familiar. ...
  • Usucapião de Bens Móveis.

O que é usucapião especial coletiva?

No usucapião coletivo instituído pelo Estatuto da Cidade, a lei determina que o juiz atribuirá igual fração ideal do terreno a cada possuidor, independentemente da dimensão do terreno que cada um ocupe, salvo hipótese de acordo escrito entre os condôminos, estabelecendo frações ideais diferenciadas (artigo 10, ...

Quais as modalidades de usucapião de imóveis?

As modalidades da usucapião de imóveis são as seguintes: Ordinário; Extraordinário; Especial Rural; Especial Urbano; Especial Familiar; Coletivo; e bens móveis: Ordinário e Extraordinário.

Qual a principal diferença entre o usucapião constitucional urbano e o usucapião constitucional rural?

A usucapião especial urbana está previsto no artigo 183 da Constituição Federal. ... A diferença dessa forma de usucapião para a especial rural é que nessa última, prevista no artigo 1º da Lei 6969/81, a área rural não pode ser maior do que 25 hectares.

Quais os requisitos e finalidades da usucapião especial urbana?

A finalidade da usucapião especial urbana é garantir moradia ao possuidor e sua família. A vista disso, possuidor como pessoa física é quem ostenta legitimidade para usucapir. ... Vale lembrar que, já destacado nos artigos da lei, o possuidor não pode ser proprietário de outro imóvel, tanto urbano ou rural.

É possível adquirir um imóvel através de usucapião especial que tenha mais de 250 00 metros quadrados?

É inviável o reconhecimento da usucapião especial urbana de lote urbano com tamanho superior a 250m². 3. Recurso improvido para manter a sentença.

Artigo anterior
Como fortalecer o tendão?
Artigo seguinte
Pode comer banana nanica à noite?