O que é usucapião especial e de que forma ela se subdivide?

Perguntado por: Lia Melissa Silva Macedo Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)

Esse prazo será reduzido para 05 anos se o possuidor tiver estabelecido a sua moradia ou se tiver realizado investimentos de interesse social e econômico. A usucapião especial se subdivide em duas espécies: urbana (individual e coletiva) e a rural.

O que é usucapião especial?

A usucapião especial urbana também pode ser denominada de usucapião pro moradia ou usucapião pro misero, uma vez que visa beneficiar o possuidor que não é proprietário de nenhum outro imóvel rural ou urbano e ainda, desde que a área seja utilizada para sua moradia ou de sua família.

Quais são os tipos de usucapião?

Quais são os tipos de usucapião?
  • Usucapião Extraordinária. A usucapião Extraordinária diz respeito aos Bens Imóveis, previsto pelo Código Civil. ...
  • Usucapião Ordinária. ...
  • Usucapião Rural. ...
  • Usucapião Urbana. ...
  • Usucapião coletiva. ...
  • Usucapião Familiar. ...
  • Usucapião de Bens Móveis.

O que é usucapião especial coletiva?

No usucapião coletivo instituído pelo Estatuto da Cidade, a lei determina que o juiz atribuirá igual fração ideal do terreno a cada possuidor, independentemente da dimensão do terreno que cada um ocupe, salvo hipótese de acordo escrito entre os condôminos, estabelecendo frações ideais diferenciadas (artigo 10, ...

O que é usucapião especial rural?

A usucapião rural é uma das modalidades de garantia da propriedade de um imóvel para seu verdadeiro possuidor, especialmente considerando aqueles bens imóveis de finalidade rural. Se a definição pareceu confusa e técnica, não há motivos para se preocupar.

O que é Usucapião? Conceito, Espécies e Requisitos.

29 questões relacionadas encontradas

Quais os requisitos da usucapião especial rural?

A usucapião especial rural está prevista no art. 191 da Constituição Federal, bem como no art. 1.239 do Código Civil, cujos termos expõem que para usucapir o bem imóvel rural é necessário que este possua no máximo 50 (cinquenta) hectares, bem como esteja caracterizado como moradia e possuindo efetiva produtividade.

Quem tem direito ao usucapião rural?

A usucapião rural, também denominado pro labore, tem como requisitos a posse como sua por 5 (cinco) anos ininterruptos e sem oposição, de área rural não superior a cinquenta hectares, desde que já não seja possuidor de qualquer outro imóvel, seja este rural ou urbano.

Quando é cabível a usucapião Especial Urbana Coletiva?

Inicialmente, o Estatuto da Cidade fixou como requisitos para a usucapião coletiva os seguintes: (i) área urbana com mais de duzentos e cinquenta metros quadrados; (ii) posse exercida por população de baixa renda; (iii) posse ininterrupta e sem oposição por cinco anos; (iv) impossibilidade de identificar terrenos ...

É possível a usucapião de bem imóvel público?

102 que "Os bens públicos não estão sujeitos a usucapião". Nesse mesmo sentido, ainda sob a égide do Código Civil de 1916, o STF editou a Súmula n. 340, segundo a qual, "Desde a vigência do Código Civil, os bens dominicais, como os demais bens públicos, não podem ser adquiridos por usucapião".

Quantas vezes posso fazer usucapião?

- Usucapião extraordinária: 15 anos, podendo ser reduzido para 10 anos. - Usucapião ordinária: 10 anos, podendo ser reduzido para 5 anos. - Usucapião especial urbana: 5 anos. - Usucapião especial rural: 5 anos.

Quais são os 5 requisitos que devem estar presentes em todas as espécies de usucapião?

e) Usucapião especial urbano coletivo (arts. 10 a 12 do Estatuto da Cidade[3]): os requisitos são os seguintes: (a) Prazo de 5 anos; (b) requisitos obrigatórios; (c) imóvel urbano superior a 250m²; (c) posse coletiva de população de baixa renda; (d) finalidade de moradia.

Qual a diferença de usucapião ordinário e extraordinário?

ORDINÁRIO E EXTRAORDINÁRIO

O usucapião ordinário, sempre irá ter como requisito, tempo de posse mínima no bem inferior ao extraordinário, devendo para se propor este tipo de usucapião que a parte comprove a posse mansa e pacifica no bem por pelo menos 10 anos de maneira ininterrupta, boa fé e justo título.

Quais as espécies de usucapião e os prazos?

Quais os prazos de usucapião?
  • Usucapião Ordinária posse ininterrupta por 10 anos. ...
  • Usucapião Extraordinária posse ininterrupta por 15 anos. ...
  • Usucapião especial rural posse ininterrupta de 5 anos;
  • Usucapião coletiva posse ininterrupta de 5 anos;
  • Usucapião Especial Familiar posse ininterrupta de 2 anos;

Quais os requisitos da usucapião especial?

Seus requisitos da usucapião especial urbana são:
  • Existência do animus domini, o comportamento de proprietário;
  • Inexistência de oposição à posse;
  • Posse ininterrupta por 05 (cinco) anos;
  • Utilização do imóvel para moradia sua ou de sua família;
  • Imóvel de até 250m²;
  • Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural;

O que é usucapião especial de imóvel urbano?

Art. 183. Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

É possível adquirir um imóvel através de usucapião especial que tenha mais de 250 00 metros quadrados?

É inviável o reconhecimento da usucapião especial urbana de lote urbano com tamanho superior a 250m². 3. Recurso improvido para manter a sentença.

É possível haver posse de bem público?

Os bens públicos somente podem ser suscetíveis de posse em decorrência de lei, ato do poder público ou contrato por ele celebrado, de modo que a ocupação por terceiros é precária, caracterizando mera detenção.

É permitida a realização de usucapião de bens públicos caso aquela área seja considerada devoluta?

nem ao uso especial (museus, escolas, etc.), como áreas sem dono. Não estão registradas como públicas! Ora, então se a terra não está registrada como pública, não pode ser tida como presumidamente pública por tratar-se de terra devoluta, mas sim, nos termos da lei civil é terra de ninguém e portanto, usucapível.

É a característica dos bens públicos que impedem que sejam adquiridos por usucapião os imóveis públicos urbanos ou rurais não podem ser adquiridos por usucapião?

Impenhorabilidade é a característica dos bens públicos que impedem que sejam adquiridos por usucapião. Os imóveis públicos, urbanos ou rurais, não podem ser adquiridos por usucapião.

Quais os requisitos para a modalidade de usucapião coletivo?

Requisitos da Usucapião Coletiva

De acordo com a Lei, para ser usucapida pela modalidade coletiva, a área total da ocupação deverá ter mais de 250 metros quadrados. Além disso, o exercício da posse deve ser superior a 05 anos, sem interrupção ou oposição.

Quais os requisitos da usucapião extrajudicial?

Nesta modalidade são exigidos os seguintes requisitos: posse mansa e pacífica, sem oposição; período temporal de 5 anos; que o possuidor aja como se dono fosse, mas aqui acrescenta a necessidade de o possuidor ou a sua família torne a propriedade produtiva e que o imóvel rural não ultrapasse a 50 hectares.

Quais os elementos configuradores da usucapião?

Trata-se daqueles elementos configuradores de toda usucapião: coisa hábil, posse e tempo.

Qual a metragem mínima para usucapião rural?

Área mínima

Além disso, é uma forma de proteção aos agricultores. Segundo ele, o artigo 191 da Constituição, reproduzido no artigo 1.239 do Código Civil, ao permitir a usucapião de área não superior a 50 hectares, estabelece apenas o limite máximo possível, não a área mínima.

Quem pode dar entrada no usucapião?

Qualquer pessoa interessada, física ou jurídica, pode requerer o usucapião extrajudicial, desde que seja um processo consensual. Isto é, não haja oposição quanto ao ato e que o interessado tenha em posse todos os documentos necessários.

Qual a área máxima no usucapião especial rural?

Área Máxima de 50 Hectares. A legislação determina que o imóvel deverá ter área máxima de 50 hectares. Assim, imóveis maiores deverão ser usucapidos através de outra espécie de usucapião.

Artigo anterior
Qual a geração do i5 7200U?
Artigo seguinte
O que fazer com o dinheiro das férias?