O que é uso concomitante de medicamentos?

Perguntado por: Luís Filipe Neto Figueiredo  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (45 avaliações)

O uso simultâneo de vários medicamentos, visando ao tratamento de diversas enfermidades, é algo que faz parte da vida de boa parcela de idosos no País.

O que é uso concomitante?

1. Diz-se de fato que acontece ao mesmo tempo que outro(s); SIMULTÂNEO: uso concomitante de vários medicamentos.

Quais medicamentos não podem ser administrados juntos?

Combinações Perigosas: veja os remédios que não devem ser misturados
  1. 1 – Anti-inflamatórios e Aspirina (Ácido Acetilsalicílico) ...
  2. 2 – Anti-inflamatórios e Paracetamol. ...
  3. 3 – Anti-inflamatórios e Corticoides. ...
  4. 4 – Paracetamol e Álcool. ...
  5. 5 – Metronidazol e Álcool. ...
  6. 6 – Anticoncepcional e Cigarro. ...
  7. 7 – Anticoncepcional e Antibióticos.

Quando dois fármacos são administrados simultaneamente pode ocorrer?

Quando dois medicamentos são administrados, concomitantemente, a um paciente, eles podem agir de forma independente ou interagirem entre si, com aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou tóxico de um ou de outro.

O que é uma interação medicamentosa?

Interação medicamentosa é o evento clínico em que o efeito de um medicamento é alterado pela presença de outro fármaco, de alimento, de bebida ou de algum agente químico. Constitui a principal causa de problemas relacionados a medicamentos.

Uso Concomitante de Medicamentos

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de interação medicamentosa?

Existem interações medicamentosas do tipo medicamento-medicamento, medicamento-alimento, medicamento-bebida alcoólica e medicamento-exames laboratoriais. As interações medicamentosas podem ocorrer entre medicamentos sintéticos, fitoterápicos, chás e ervas medicinais.

Quais são as interações medicamentosas?

Interação medicamentosa é um evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, fitoterápico, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental. A incidência de reações adversas causadas por interações medicamentosas é desconhecida.

São efeitos que podem ser observados quando dois fármacos são administrados concomitantemente no mesmo paciente?

Quando dois medicamentos são administrados concomitantemente a um paciente, eles podem agir de forma independente entre si, ou podem propiciar aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou de efeito tóxico de um ou de outro1, 3.

Quando ocorre o sinergismo?

2.3.1 Sinergismo

O sinergismo pode ocorrer com medicamentos quepossuem os mesmos mecanismos de ação (aditivo); que agem por diferentes modos (somação) ou com aqueles que atuam em diferentes receptores farmacológicos (potencialização).

O que é sinergismo em Farmacologia?

2) Sinergismo - quando um medicamento intensifica os efeitos de outro.

Pode tomar dois remédios ao mesmo tempo?

Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.

Quantas horas depois posso tomar outro remédio?

Que horas posso tomar o outro? Se o medicamento foi administrado as 16 horas, o próximo deverá ser a meia noite. Caso tenha sido as 4 horas da manhã, deverá tomar o outro ao meio dia.

Quais medicamentos podem ser administrados juntos?

Listamos agora algumas das principais combinações perigosas, que podem ser entre dois medicamentos ou entre um medicamento e outra substância (alimento, bebida).
...
Combinações perigosas
  1. Antibiótico e Anticoncepcional. ...
  2. Insulina e Álcool. ...
  3. Anti-inflamatórios e Paracetamol. ...
  4. Broncodilatadores e Cafeína. ...
  5. Antiácido e Antibiótico.

O que pode substituir a palavra concomitante?

12 sinônimos de concomitante para 3 sentidos da palavra concomitante: Que acontece ao mesmo tempo: 1 simultâneo, sincrônico, síncrono, coexistente, coincidente, concorrente, conjunto, tautócrono.

O que são doenças concomitantes?

Doença concomitante: uma segunda doença (ou mais) existe ao mesmo tempo que a doença primária (ou ocorrem sintomas secundários juntamente com um sintoma primário).

O que são lesões concomitantes?

[Medicina] Que se apresenta, em conjunto, com os indícios e sintomas próprios de uma doença: anomalia concomitante.

O que vem a ser sinergismo?

Sinergismo possui uma importante significação que está no cerne das religiões. De acordo com o professado pelo cristianismo, o Sinergismo defende a ideia de que o homem tem participação grande e relevante em sua salvação espiritual. O que o torna responsável diretamente por sua salvação ou sua perdição.

Qual o conceito de sinergismo?

[ Teologia ] Teoria cristã protestante que defende que o homem tem participação na obtenção da sua salvação e da graça divina, através do livre-arbítrio.

O que é sinergismo em microbiologia?

No sinergismo existe a associação de dois ou mais medicamentos, cuja resultante é maior do que a simples soma dos efeitos isolados de cada um deles, o que pode levar a aumento da eficácia, redução da toxicidade, diminuição dos efeitos adversos, menor dose terapêutica e redução do avanço da resistência bacteriana aos ...

Quando duas drogas administradas em um mesmo momento apresentam efeito final maior que a soma dos efeitos individuais?

Exemplo: chumbo e arsênio, atuando no nível da biossíntese do heme (aumento da excreção urinária da coproporfirina). - Sinergismo: Ocorre quando o efeito de dois ou mais agentes químicos combinados, é maior do que a soma dos efeitos individuais.

Quais são as reações adversas?

O que é Reação Adversa à Medicamento ¿ RAM? RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).

O que são interações de efeito?

Nas interações farmacodinâmicas, um fármaco modifica a sensibilidade ou a resposta dos tecidos a outro fármaco, por ter o mesmo efeito (agonista) ou efeito bloqueador (antagonista). Habitualmente, esses efeitos ocorrem no nível do receptor, mas podem ocorrer no nível intracelular.

Quais são os três principais exemplos de interações medicamentosas?

Interação medicamentosa
  • Inibidores da bomba de prótons e benzodiazepínicos. ...
  • Síndrome serotoninérgica. ...
  • Inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) e clorpromazina. ...
  • Penicilinas + probenecida. ...
  • Varfarina e antidepressivos. ...
  • Interações com cetoconazol. ...
  • O fitoterápico Ginkgo biloba.

Quais são os tipos de interações medicamentosas de origem farmacocinética?

Nas interações farmacocinéticas, em geral, um fármaco modifica a absorção, a distribuição, a ligação às proteínas, a biotransformação ou a excreção de outro fármaco. Assim, ocorre a modificação da quantidade e a persistência do fármaco disponível nos locais dos receptores.

O que é uma interação medicamentosa de um fármaco Anvisa?

INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA: resposta farmacológica, toxicológica, clínica ou laboratorial causada pela combinação do medicamento com outros medicamentos. Também pode decorrer da interação do medicamento com alimentos, substâncias químicas ou doenças.

Artigo anterior
Quais os tipos de extinção de espécies?
Artigo seguinte
O que acontece se a endometriose se espalhar?