O que é uma via endovenosa?

Perguntado por: Teresa Laura de Coelho  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 5/5 (2 avaliações)

Terapia intravenosa (IV) é uma via de administração que consiste na injeção de agulha ou cateter contendo princípios ativos, vacinas ou hemoderivados nas veias periféricas, tipicamente nos membros superiores ou inferiores.

Qual é a via endovenosa?

Intravenosa (IV) ou endovenosa (EV):A administração intravenosa ou endovenosa é efetuada introduzindo o medicamento diretamente na veia, na corrente sanguínea. Por estas vias se administram na maioria das vezes preparações aquosas, em menor caso as suspensões aquosas ou emulsões de óleo em água.

Qual a diferença da via endovenosa e intravenosa?

Os EV são conquistados diretamente em batalhas, mas também podem ser atribuídos com itens específicos, servindo para elevar individualmente os seis pontos de força que definem um Pokémon. Já os IV determinam o quão alto pode ser o número máximo de uma determinada qualidade do monstrinho.

Quais as finalidades da via endovenosa?

Essa via é utilizada para infundir medicamentos diretamente na veia. Deve-se preferir puncionar, inicialmente, membros superiores, evitando-se as articulações.

O que é um saco intravenoso?

Um dispositivo que serve para administrar soluções e drogas em grande quantidade diretamente nas veias.

Via de Administração Endovenosa (EV)

45 questões relacionadas encontradas

Onde se aplica a injeção intravenosa?

Intravenosa – Essa é aquela injeção que geralmente enfermeiros aplicam quando vamos tomar soro e eles precisam atingir nossa veia. Ela deve ser aplicada com 25 graus de inclinação e atinge a segunda camada, logo abaixo da nossa pele. É usada para aplicação de soro e antibióticos.

Quais as desvantagens da via endovenosa?

A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

Quando comparada com a via oral, a via sublingual permite uma entrada mais rápida do fármaco no organismo. É ideal para a rápida absorção de pequenas doses, pois a região sublingual apresenta muitos vasos sanguíneos e uma mucosa pouco espessa, o que facilita o mecanismo.

Quais são as 5 vias medicamentosas?

Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:
  • Via oral. ...
  • Vias de administração de medicamentos parenterais. ...
  • Via sublingual. ...
  • Via retal. ...
  • Via ocular. ...
  • Via otológica. ...
  • Via cutânea. ...
  • Via transdérmica.

Qual é a via de administração?

A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.

Quais são as vias enteral?

Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

Quais são as vias de administração de um fármaco?

ex., oral, bucal, sublingual, retal, parenteral, tópica e por inalação). Independentemente da via de administração, os fármacos devem estar em solução para serem absorvidos.

Quantas e quais são as vias de administração de medicamentos?

A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral. Para cada uma, existem critérios específicos para sua indicação que estão relacionados ao medicamento e à condição fisiológica do paciente.

O que é via parenteral direta e indireta?

VIA PARENTERAL INDIRETA

Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.

Qual é a via de administração mais rápida?

1) Via Parenteral

A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.

Que via de administração têm maior probabilidade de submeter um fármaco a um efeito imediato?

1 - Que via de administração tem maior probabilidade de submeter uma droga a um efeito de primeira passagem? Alternativa correta letra C, pois pela via oral se faz a metabolização de primeira passagem.

Qual a única via em que o fármaco tem 100% de absorção?

Assim, por definição, um medicamento administrado por via intravascular é 100% biodisponível, isto é, toda dose do fármaco administrada diretamente na corrente sanguínea e está disponível para interagir com os receptores e desencadear o efeito farmacológico (ASHFORD, 2005a).

Quais são as complicações da via endovenosa?

Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.

Como aplicar uma injeção intravenosa?

A intravenosa deve considerar a anatomia dos vasos e a distribuição das veias. Para se certificar basta puxar o êmbolo da injeção antes de aplicar o medicamento. Se isso provoca a mistura de sangue com o medicamento, indica que a agulha está dentro do vaso e o medicamento pode ser aplicado.

Quais injeções são aplicadas na barriga?

A injeção subcutânea é uma técnica na qual um remédio é administrado, com uma agulha, na camada adiposa que fica por baixo da pele, ou seja, na gordura corporal, principalmente da região abdominal.

Qual é a injeção que mais dói?

À FLOR DA PELE
  • 1) INTRADÉRMICA. Exemplo de local de aplicação: antebraço. ...
  • 2) SUBCUTÂNEA. Exemplos de locais de aplicação: deltoides, coxa, abdômen e glúteos. ...
  • 3)INTRAVENOSA. Exemplos de locais de aplicação: antebraço e dorso da mão. ...
  • 4) INTRAMUSCULAR. ...
  • 5) INTRA-ARTICULAR. ...
  • 6) INTRAÓSSEA.

Quais os 9 certos para administração de medicamentos?

É fundamental que seja garantida a segurança ao paciente na administração de medicamentos e, para tanto utiliza-se a regra conhecida como os “NOVE CERTOS”:1 – usuário certo; 2 – dose certa; 3 – medicamento certo; 4 – hora certa; 5 – via certa; 6 – anotação certa; 7 – orientação ao paciente; 8 – compatibilidade ...

Quais são os tipos de doses?

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões
  • Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
  • Dose de manutenção. ...
  • Dose mínima. ...
  • Dose máxima. ...
  • Dose tóxica. ...
  • Dose letal.

Artigo anterior
Qual a diferença do Gin Tanqueray Ten?
Artigo seguinte
O que é protocolo de justificação de incorporação?