O que é uma sociedade cooperativa?

Perguntado por: Matheus Daniel Antunes de Cruz  |  Última atualização: 13. Februar 2025
Pontuação: 4.2/5 (59 avaliações)

1- O que é cooperativa? R - Cooperativa é uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeita à falência, constituída para prestar serviços aos seus sócios.

O que é sociedade cooperativa exemplo?

A sociedade cooperativa consiste na associação de um grupo de pessoas com objetivos comuns, que contribuem mutuamente no exercício de determinada atividade econômica. Ela não visa o lucro, mas o proveito comum dos cooperados. Seu objetivo é organizar médios e pequenos negócios.

Quais são as principais características de uma sociedade cooperativa?

1) É uma sociedade de pessoas. 2) O objetivo principal é a prestação de serviços. 3) Pode ter um número ilimitado de cooperados. 4) O controle é democrático: uma pessoa = um voto.

O que é uma cooperativa e como funciona?

Como o cooperativismo não visa ao lucro, o dinheiro arrecadado é reinvestido na própria organização. Assim, os participantes conseguem oferecer todo tipo de facilidades: empréstimo a juros baixos, cursos de capacitação e até compra coletiva de materiais (o que dilui os custos de transporte, por exemplo).

Qual é o objetivo das sociedades cooperativas?

No Brasil, o cooperativismo está presente em diversos ramos, como agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, dentre outros. O principal objetivo é promover, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e social e o individual e coletivo, sempre de maneira sustentável e equilibrada.

SOCIEDADE COOPERATIVA E O SÓCIO COM RESPONSABILIDADE LIMITADA OU ILIMITADA - Direito Societário

20 questões relacionadas encontradas

Qual a vantagem de uma cooperativa?

Os membros recebem bens e serviços melhores, por preços razoáveis. Além da cooperativa fornecer a ajuda financeira e auxiliar na criação de mais unidades de produção e comercialização de produtos para pequenas empresas.

Qual a vantagem de ter uma cooperativa?

Com o cooperativismo as taxas também são mais justas, ou seja, mais competitivas em relação ao restante do mercado. As cooperativas de crédito, principalmente, prezam pela relação custo-benefício. Além disso, o sistema conta com vantagens como planos que vão de acordo com os rendimentos de cada associado.

Quais são as regras de uma cooperativa?

A neutralidade política e a não discriminação religiosa, social e racial são princípios fundamentais em uma cooperativa. Todos os membros devem ser tratados de forma igualitária, sem qualquer tipo de discriminação, promovendo a inclusão e a diversidade em todos os aspectos da vida cooperativa.

Quais são os três tipos de sociedade cooperativa?

Tipos de Sociedades Cooperativas
  • Cooperativa Singular. Este é o 1º grau de uma cooperativa. ...
  • Cooperativa Central ou Federação. O 2º grau é destinado a cooperativas para cooperativas. ...
  • Confederação de cooperativas. De forma similar às cooperativas de 2º grau, o 3º grau tem como objetivo organizar os serviços das filiadas.

Qual a diferença entre uma empresa e uma cooperativa?

Em uma cooperativa, as tomadas de decisão precisam ser feitas de maneira conjunta, necessitando haver participação de todos os membros em questão, uma das vantagens das cooperativas. Enquanto isso, em uma empresa, as decisões podem ser centralizadas na mão de uma pessoa, seja ela um chefe ou um dono.

Quem é o dono de uma cooperativa?

A propriedade coletiva é um patrimônio que pertence a uma sociedade e não a um único indivíduo. Dessa forma devemos concluir que a cooperativa é a junção da sociedade de pessoas com a empresa coletiva. E sendo assim, a cooperativa não tem sócios – são os sócios que têm a cooperativa.

Quem administra a sociedade cooperativa?

40- Quem administrará a cooperativa e a associação? R - Serão administradas por um Conselho de Administração ou Diretoria, cujos membros deverão ser sócios em pleno gozo de seus direitos estatutários, eleitos pela Assembléia Geral.

Quem responde por uma cooperativa?

Na sociedade cooperativa, a responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada. §1o É limitada a responsabilidade na cooperativa em que o sócio responde somente pelo valor de suas quotas e pelo prejuízo verificado nas operações sociais, guardada a proporção de sua participação nas mesmas operações.

Quem pode criar uma cooperativa?

Para constituição de uma cooperativa singular é necessário o mínimo de 20 (vinte) pessoas físicas, sendo, excepcionalmente, permitida a admissão de pessoas jurídicas (art. 6º da Lei nº 5.764/1971).

O que é um sócio cooperado?

Os sócios cooperados são profissionais autônomos que se unem para oferecer e prestar serviços para empresas contratantes. Sendo assim, o contrato de prestação de serviço entre empresa contratante e cooperativa de trabalho estabelece uma relação de ordem civil e não trabalhista.

Quais são os impostos pagos por uma cooperativa?

As cooperativas pagam Imposto de Renda (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre os atos não-cooperativos. O parágrafo único do artigo 79 da Lei 5.764/1971 estipula que o ato cooperativo não implica operação de mercado, nem contrato de compra e venda de produto ou mercadoria.

Qual o regime jurídico da sociedade cooperativa?

As sociedades cooperativas em geral estão reguladas pela Lei nº 5.764, de 1971 que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regime jurídico das cooperativas.

Qual o número mínimo de pessoas para constituir uma cooperativa?

Em geral, uma cooperativa precisa de, no mínimo, 20 pessoas para ser constituída. Mas no caso das cooperativas de trabalho ou produção, 7 pessoas são suficientes.

Qual a forma jurídica de uma cooperativa?

O Código Civil, em seu artigo 982, determina que as sociedades cooperativas têm natureza jurídica de sociedade simples.

Como funciona uma cooperativa na prática?

Entenda o que é o cooperativismo na prática
  1. Empenho pela disseminação do cooperativismo. ...
  2. Atuação de forma sustentável. ...
  3. Participação dos cooperados. ...
  4. Busca contínua pela qualidade. ...
  5. Valorização do patrimônio humano e interesse pela comunidade. ...
  6. Transparência.

Qual o órgão que fiscaliza as cooperativas?

O Conselho Fiscal deve ser órgão independente da administração da cooperativa, com o objetivo de fiscalizá-la como representante dos interesses dos associados. 3.1. Cabe ao Conselho Fiscal verificar as obrigações legais e estatutárias e o exame da gestão e dos atos que tenham impacto sobre os resultados da cooperativa.

Quais são os principais direitos e deveres de uma cooperativa?

Direitos e Deveres dos Cooperados
  • Votar e ser votado;
  • Participar de todas as operações da cooperativa;
  • Receber retorno de sobras apuradas no fim do ano;
  • Examinar livros e documentos;
  • Convocar assembléia, caso seja necessário;
  • Pedir esclarecimento aos Conselhos de Administração e Fiscal;
  • Opinar e defender suas idéias;

Qual o risco de uma cooperativa?

Assim como qualquer outra instituição, muitos são os riscos ao qual uma cooperativa está exposta, como exemplo, da visão macroeconômica, tem-se o risco financeiro de mercado como taxas de juros e mudanças no cenário político e econômico, que num país como o Brasil são variáveismuito instáveis.

Quais são as desvantagens do cooperativismo?

Dependência do governo: essa sociedade não é capaz de levantar seus próprios recursos. As fontes de financiamento são limitadas e depende-se muito dos fundos do governo, que são incertos. Falta de habilidades gerenciais: a administração fica a cargo do comitê gestor, eleito pelos membros da cooperativa.

O que é preciso para abrir uma cooperativa?

Como criar

O primeiro passo é determinar os objetivos e escolher uma comissão e um coordenador dos trabalhos. Em seguida, elaborar o estatuto, que é a base da empresa. Nele constam as linhas gerais de seu funcionamento. Trata-se do contrato que os cooperados fazem entre si.

Artigo anterior
É normal o rosto arder com ácido?
Artigo seguinte
Como declarar rendimentos da uber?