O que é uma revisão sistemática da literatura?
Perguntado por: Joana Nascimento de Gomes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (45 avaliações)
A revisão sistemática da literatura é um estudo que tem como objetivo reunir materiais semelhantes de vários autores e realizar uma análise estatística.
O que é a revisão sistemática da literatura?
Partindo desse princípio, surgiu um novo delineamento de pesquisa: a revisão sistemática da literatura. Trata-se de um tipo de investigação focada em questão bem definida, que visa identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evidências relevantes disponíveis.
O que é uma pesquisa de revisão sistemática?
Uma revisão sistemática, assim como outros tipos de estudo de revisão, é uma forma de pesquisa que utiliza como fonte de dados a literatura sobre determinado tema.
Qual a diferença de revisão de literatura e revisão sistemática?
Você sabe a diferença entre elas? Revisão de literatura: Representa a leitura e avaliação de pesquisas já realizadas e publicadas; Revisão sistemática: É considerado um método de pesquisa, pois considera os dados de pesquisas já realizadas para reunir evidências e chegar a uma conclusão.
Quais os tipos de revisão sistemática?
A “revisão sistemática” é um tipo de investigação científica. Essas revisões são consideradas estudos observacionais retrospectivos ou estudos experimentais de recuperação e análise crítica da literatura.
Como fazer revisão sistemática? - Pesquisa na prática 24
Como se faz uma revisão sistemática?
- Elabore a pergunta-chave da pesquisa. ...
- Busque referências na literatura. ...
- Selecione os melhores artigos. ...
- Faça a extração dos dados. ...
- Avalie a qualidade metodológica. ...
- Faça a síntese dos dados. ...
- Avalie a qualidade das evidências. ...
- Redija e publique os resultados.
O que é revisão sistemática qualitativa?
A revisão bibliográfica sistemática qualitativa prevê que se faça uma síntese de estudos contendo objetivos, materiais e métodos claramente explicados e conduzidos de acordo com um método explícito, reprodutível e rigorosos para identificar textos, fazer avaliação crítica e sintetizar estudos relevantes(17).
Quais são os tipos de revisão de literatura?
As revisões de literatura podem ser de três tipos: revisões narrativas, revisões integrativas e revisões sistemáticas. Cada uma delas possui critérios de coleta e análise distintos. ? As revisões narrativas buscam descrever ou discutir o estado atual do tema pesquisado.
Quais as diferenças entre as revisões narrativas Integrativas e sistemáticas?
Diferença entre revisão integrativa e sistemática
Tem seu foco em um tema inteiro, procura mostrar o que o mundo está falando sobre o TEMA X. A revisão sistemática, diferentemente da revisão integrativa, é um método utilizado para responder a uma pergunta específica sobre um problema específico.
Porque fazer uma revisão sistemática?
As revisões sistemáticas são desenhadas para ser metódicas, explícitas e passíveis de reprodução. Esse tipo de estudo serve para nortear o desenvolvimento de projetos, indicando novos rumos para futuras investigações e identificando quais métodos de pesquisa foram utilizados em uma área.
Como avaliar uma revisão sistemática?
CONTEÚDO: Na avaliação crítica da revisão sistemática, é necessário que o intensivista atente para a estruturação da questão a ser respondida, a estratégia de busca utilizada, os critérios de inclusão e a qualidade metodológica dos estudos incluídos, e como foram extraídos os dados levantados.
Qual a importância da revisão sistemática?
A revisão sistemática é uma metodologia útil em saúde, dado que possibilita identi- ficar as melhores evidências e sintetizá-las, para fundamentar propostas de mudan- ças nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
O que é revisão sistemática artigos?
Revisão sistemática é um tipo de revisão que se propõe a responder uma pergunta específica de forma objetiva e imparcial. Para isso utiliza métodos sistemáticos e definidos a priori na identificação e seleção dos estudos, extração dos dados e análise dos resultados.
O que uma revisão integrativa?
A revisão integrativa de literatura é um método que tem como finalidade sintetizar resultados obtidos em pesquisas sobre um tema ou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente.
Por que realizar uma revisão sistemática e não uma narrativa?
A revisão sistemática, ao contrario das Revisões Narrativas "é uma revisão planejada para responder uma pergunta específica e que utiliza métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos, e para coletar e analisar os dados destes estudos incluídos na revisão"(2).
O que é revisão bibliográfica e quais os tipos?
A revisão bibliográfica é peça central nos trabalhos científicos. Nela, tem-se o embasamento teórico para uma dada pesquisa, demonstra-se lacunas no conhecimento ou mesmo o que é o estado-da-arte em um determinado tema. Há diferentes tipos de revisão, que vão atender esses objetivos de forma distinta.
O que é revisão de literatura exemplo?
Uma revisão de literatura científica nada mais é que um levantamento bibliográfico com escopo pré-definido e dotado de finalidade crítica.
O que deve conter na revisão de literatura?
- Introdução.
- Trabalhos relacionados.
- Planejando a revisão. Identificação do tema que será pesquisado. ...
- Conduzindo a revisão. Identificação da pesquisa. ...
- Reportando a revisão. ...
- Ameaças a validade do estudo.
- Conclusão.
- Referências.
Como se faz uma revisão de literatura?
- Descrever cada estudo sobre o tema.
- Resumir o que será estudado através do protocolo de revisão.
- Comparar os estudos realizando um contraste entre as opiniões dos autores.
- Avaliação crítica analisando e organizando as informações de sua leitura.
O que é revisão sistemática quantitativa?
A revisão sistemática é uma metodologia útil em saúde, dado que possibilita identificar as melhores evidências e sintetizá-las, para fundamentar propostas de mudanças nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
O que é estudo qualitativo?
Pesquisa qualitativa é uma abordagem de pesquisa que estuda aspectos subjetivos de fenômenos sociais e do comportamento humano. Os objetos de uma pesquisa qualitativa são fenômenos que ocorrem em determinado tempo, local e cultura.
O que é pesquisa de caráter qualitativo?
Diferentemente do método quantitativo, a pesquisa qualitativa não pode ser feita com o uso de instrumentos estruturados, por exemplo questionários. Utiliza-se roteiros que guiam a entrevista a ser realizada. O foco é compreender como o consumidor se comporta, ao invés de “medir”.
Como fazer revisão sistemática e metanálise?
- Formular a pergunta. • Com clareza e precisão. ...
- Elaborar o protocolo. • O protocolo elaborado no início do estudo. ...
- Identificar os estudos primários. • Selecionar os estudos. ...
- Identificar os estudos primários. • Fontes de estudos. ...
- Selecionar os estudos. ...
- Selecionar os estudos.
- Extrair os dados. ...
- Avaliar criticamente os estudos.
Qual a diferença entre revisão sistemática e metanálise?
Embora sejam frequentemente usados como sinônimos, o termo revisão sistemática caracteriza o delineamento de estudo conduzido com abordagem sistemática e descrição objetiva da evidência sumarizada. Já o termo metanálise caracteriza o método estatístico de análise de evidência reunida sistematicamente1.
Como escrever um artigo científico em 72 horas?
Construção do resumo e escolha das palavras-chave. Convém destacar que você não deve ficar preso em escrever o artigo em apenas 72 horas. Pode aumentar o tempo fornecido para cada sessão a fim de que fique mais confortável para você.
Qual investimento posso sacar todo mês?
O que causa tireoide alta?