O que é uma revisão não sistemática?

Perguntado por: Igor Benjamim Fernandes de Correia  |  Última atualização: 1. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (10 avaliações)

Artigos de revisão não sistemática de literatura, também chamados de revisões narrativas ou integrativas, são artigos nos quais um determinado assunto é abordado, preferencialmente por autores com destacados conhecimento e produção relacionados, visando a apresentar uma revisão crítica do material já publicado.

O que é uma revisão não sistematica?

O que a difere da revisão bibliográfica não-sistemática? Abordagem mais robusta e abrangente; Permite abranger um universo mais amplo das contribuições (descobertas) pertinentes da literatura acadêmica e a não publicada; Evita viés subjetivo: o procedimento de busca é transparente e criterioso.

Qual a diferença entre revisão e revisão sistemática?

Enquanto que a revisão sistemática mostra com uma pergunta ou problema, como o tema está atualmente. Enquanto que a revisão narrativa é quase que a mesma coisa. Como está o tema atualmente, porém com base em alguns artigos e trabalhos mais relevantes. Esse tipo de revisão narrativa é o conhecido TCC bibliográfico.

Quais são os tipos de revisão?

As revisões de literatura podem ser de três tipos: revisões narrativas, revisões integrativas e revisões sistemáticas. Cada uma delas possui critérios de coleta e análise distintos.

O que é uma pesquisa de revisão sistemática?

As revisões sistemáticas são desenhadas para ser metódicas, explícitas e passíveis de reprodução. Esse tipo de estudo serve para nortear o desenvolvimento de projetos, indicando novos rumos para futuras investigações e identificando quais métodos de pesquisa foram utilizados em uma área.

Como fazer revisão sistemática? - Pesquisa na prática 24

36 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre revisão sistemática e integrativa?

Por fim, as duas são extremamente úteis mas servem para finalidades diferentes: a sistemática pretende apenas demonstrar resultados; a integrativa visa fazer análises e até mesmo abrange ainda mais diferentes pontos de vista acerca dos resultados.

São características da revisão sistemática?

As revisões sistemáticas são desenhadas para ser metódicas, explícitas e passíveis de reprodução. Esse tipo de estudo serve para nortear o desenvolvimento de projetos, indicando novos rumos para futuras investigações e identificando quais métodos de pesquisa foram utilizados em uma área.

Quais são os tipos de metodologia de pesquisa?

Quais são os tipos de metodologia?
  • Método tradicional. ...
  • Método Montessori. ...
  • Método Freiriano. ...
  • Método construtivista. ...
  • Método sócio-interacionista. ...
  • Método logosófico. ...
  • Método Waldorf. ...
  • Método Freinet.

O que é uma revisão sistemática qualitativa?

A revisão sistemática qualitativa, é uma síntese rigorosa de pesquisas relacionadas à questão norte do estudo (frequente em randomizações), envolvendo também a interpretação dos dados organizados.

O que é revisão tradicional?

Esse tipo tradicional de revisão tem como principal característica o relato de estudos publicados previamente sobre determinado assunto, porém utiliza métodos informais e subjetivos (e muitas vezes não relatados) para identificar, selecionar e sintetizar os resultados dos estudos incluídos.

Qual a diferença entre pesquisa bibliográfica e revisão sistemática?

Diferenças entre a revisão sistemática e a bibliográfica

O intuito na revisão bibliográfica, considerando o tema de nosso exemplo, é o de demonstrar os conceitos que definem a obesidade. Assim sendo, diferentemente do outro modelo, você não precisa desenvolver essa revisão a partir de uma ordem determinada (ano/autor).

Que tipo de estudo é uma revisão sistemática?

A revisão sistemática consiste em um processo de pesquisar, selecionar, avaliar, sintetizar e relatar as evidências clínicas so- bre uma determinada pergunta e/ou tópico.

Como funciona uma revisão sistemática?

A revisão sistemática inicia-se com a elaboração da questão clínica, ou seja, o objetivo principal, e de um projeto de revisão. A seguir é realizada uma ampla busca da literatura com o objetivo de se identificar o maior número possível de estudos relacionados à questão.

Quais são os tipos de revisão de texto?

Por isso, a consultora explica que há, basicamente, quatro tipos de revisões de textos e que todas elas são realizadas na CCLi: “Temos: revisão gramatical, adequação às normas da ABNT, revisão textual-gramatical e edição.

Quais os 4 tipos de revisão de literatura?

759). Nesse sentido, Botelho et al. (2011) destaca a subdivisão da metodologia de revisão bibliográfica sistemática em quatro tipos de método: revisão sistemática, meta-análise, revisão integrativa e revisão qualitativa.

O que é um estudo de metanálise?

Metanálise, ou meta-análise, é um método estatístico para agregar os resultados de dois ou mais estudos independentes, sobre uma mesma questão de pesquisa, combinando seus resultados em uma medida sumária. Geralmente segue-se à realização de uma revisão sistemática.

Qual a diferença de um TCC qualitativo e quantitativo?

Dados quantitativos podem ajudar a enxergar o panorama geral. Dados qualitativos adicionam detalhes e podem também proporcionar uma voz humana aos resultados da pesquisa. Vejamos como usar cada método em um projeto de pesquisa.

O que significa uma pesquisa qualitativa?

A pesquisa qualitativa é aquela que não se pode mensurar apenas com números e dados obtidos por meio de um questionário, por exemplo. É uma pesquisa focada em entender aspectos mais subjetivos, como comportamentos, ideias, pontos de vista, entre outros.

O que é revisão de mapeamento?

As revisões de escopo e de mapeamento (mapping) têm por objetivo elucidar o que há de pesquisa na área, de forma a identificar gargalos de conhecimento que requeiram investigações futuras.

Quais são os 4 métodos de pesquisa?

Quais são os quatro tipos de pesquisa?
  • Investigação através de pesquisas. ...
  • Pesquisa correlacional. ...
  • Investigação causal comparativa. ...
  • Pesquisa experimental.

Quais são os 4 tipos de pesquisa científica?

Quais são os 4 tipos de pesquisa científica? – Procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos; – Pesquisa estruturada; – Podem ser definidas hipóteses a serem testadas; – Usa métodos estatísticos; – Quantifica os dados; – Generaliza-se os resultados da amostra para a população-alvo.

Quais são os 7 tipos de pesquisa?

Esse conjunto de passos é importante também para que o pesquisador consiga repetir e chegar nos mesmos resultados.
  • Diferença entre métodos e técnicas. ...
  • Método Indutivo. ...
  • Método Dedutivo. ...
  • Método hipotético-dedutivo. ...
  • Método dialético. ...
  • Método Estatístico. ...
  • Método Comparativo. ...
  • Método Experimental.

Como fazer um TCC de revisão sistemática?

Você vai encontrar aqui:
  1. Formular o objetivo da revisão sistemática.
  2. Selecionar as fontes da sua revisão.
  3. Selecione os estudos.
  4. Faça a análise dos dados.
  5. Mostre os resultados da revisão.
  6. Apresente sugestões para futuras pesquisas.

Como apresentar os resultados de uma revisão sistemática?

9.8 A apresentação dos resultados

Os resultados da revisão sistemática são divididos em três partes: a) descrição dos estudos; b) qualidade dos estudos; c) resultado das variáveis. A primeira e segunda parte dos resultados são descritivas (quadro 9-5 e serão detalhas na aula 12 - Formato da Revisão Sistemática).

O que é o método prisma?

A declaração PRISMA 2020 consiste em uma lista de checagem de 27 itens, uma lista de checagem expandida que detalha as recomendações de relato para cada item, a lista de checagem PRISMA 2020 para resumos e fluxogramas revisados para novas revisões e para atualização de revisões.

Artigo anterior
Qual a diferença entre cancelamento e trancamento de matrícula?
Artigo seguinte
Como faço para emitir boleto na minha loja?